OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, abril 29, 2008

E uma "boa" notícia para acabar o dia...

Liedson não joga mais para o campeonato e está em risco para a final da taça (vide aqui).

Agora, é rezar para que slb e guimarães percam os dois próximos jogos...

Quem não colhe no inverno, passa fome no verão...

Vukcevic...mais um caso

Vukcevic amuou.

E a meu ver com razão.

Sinceramente, não consigo compreender a gestão de Paulo Bento.

Estamos a falar de um jogador que dá tudo em campo, que come a relva, que tem qualidade e que revelou veia goleadora. Um exemplo de profissionalismo. Não se compreende a sua ausência.

Parece que o azar que teve na lesão do ombro o está a penalizar, em detrimento de tudo o que de bom já fez e já deu ao Sporting.

Para além das lacunas técnicas que têm afundado o Sporting, já se percebeu que Paulo Bento é também prodigo em arranjar quisilias com os jogadores e a criar mau ambiente de balneáreo.

segunda-feira, abril 28, 2008

2.º lugar. Até quando?

Com um Porto profissional e sério (há que louvar a atitude) e com um Sporting abençoado pela sorte e por todos os santinhos de Paulo Bento, lá conseguimos atingir o 2.º lugar.

A questão é: por quanto tempo?

Em face da época que fizemos e em função do nosso futebol miserável, não consigo ter um gota de optimismo relativamente a esta equipa. Com efeito, a deslocação ao aflito Paços e a recepção ao sempre difícil Boavista fazem-me duvidar da manutenção do posto que ocupamos presentemente.

Quanto ao jogo propriamente dito, a insistência de Paulo Bento num frango chamado Patrício (Ricardo, que saudades!) ia-nos saindo mais uma vez bastante cara. Aquele golo revela toda a (não) qualidade de Patrício. Ser um grande guarda-redes não é só fazer defesas para a fotografia, mas ser inteligente, astuto e prático (tudo características que Patrício ainda - dou o benefício da dúvida - não tem).

Por seu turno, quando Romagnoli é o melhor jogador em campo, algo vai mal pelos reinos de alvalade...

Em suma, o jogo resolveu-se com um penalty inexistente e com um bambúrrio daqueles que já não via há muito tempo...

Com esta equipa e com este treinador, só consigo respirar daqui por duas jornadas.

quinta-feira, abril 24, 2008

Jornada 28: Expectativas em baixo

Às portas de mais um jornada, o entusiasmo não abunda pelos nossos lados.

A derrota humilhante contra o último classificado pode ser o prenúncio de um fim de época absolutamente catastrófico, com o seu corolário no dia 18 de Maio, na final da taça de Portugal.

Daquela equipa já nada se espera, sendo que é mais espectável uma derrota por 1-4 do que uma vitória por 5-3...

O Marítimo é uma equipa mediana, mas também o era o Leiria. Acresce que o Marítimo luta por um lugar na uefa e não irá facilitar.

Espera-se o pior de uma equipa que cada vez mais nos decepciona.

quarta-feira, abril 23, 2008

Quando o nosso Sporting anda pelas ruas da amargura...

Perdoem-me o post que não tem nada a ver com o Sporting. Pelo menos directamente.
Mas logo à noite teremos a oportunidade de ver um grande jogo. E, dentro dele, um duelo entre, para mim, os 2 melhores jogadores da actualidade.

Num momento em que o nosso Sporting vive num clima de incerteza e descrença quase absoluta, nada como um bom jogo de futebol, com os melhores executantes que por aí andam (2 dos quais formados na melhor escola da Europa), para tentar reanimar um pouco as hostes. E tentar tirar ilações sobre o mundo do futebol e aplicá-las ao SCP.

Senão vejamos - o Barça tem um orçamento do outro mundo, jogadores doutra galáxia, condições soutro universo... e no entanto a sua época vai ser igual ou pior do que a nossa (eliminados na champions aos pés do Manchester, título perdido para os rivais, nenhuma taça para mostar...).
O Manchester esteve anos sem nada ganhar, e continuou sempre a apostar no mesmo treinador. Virou-se para o estrangeiro e investindo (bem) formou uma grande equipa. E está a tirar os dividendos.

Enfim, complexo mundo este...

Deixo um texto sobre o jogo de logo como aperitivo - eu vou certamente estar a ver o jogo (e a torcer pelos "nossos" CR7 e Nani.

Gifted duo who share the path to greatness
KEVIN GARSIDE
23 April 2008
The Daily Telegraph

HOW would Pele have fared against Zidane had they shared the same turf? Maradona against Puskas? Di Stefano against Cruyff? Eternal questions that hang unanswerable in the football imagination.Tonight we can compare. Two of the finest footballers of this, or perhaps any generation, collide at the Nou Camp. Cristiano Ronaldo versus Lionel Messi. The confrontation is heightened by the stature of the competition.

The Champions League is the apotheosis of association football, arguably more important than the World Cup itself. It is contested by global teams assembled without national restrictions at unprecedented expense; fantasy football made flesh.We are not talking Bayer Leverkusen or Helsingborgs, here. Manchester United and Barcelona drip romance. Ronaldo and Messi are faithful to templates welded to history. Ronaldo treads the path of Goerge Best, Messi that of Diego Maradona.

In physical terms Ronaldo and Messi are polar opposites. Ronaldo is strong as a bull with shoulders like a scaffolder. Messi is a delicate flower who plays football on his tip toes.The game tonight will be his first start for six weeks following yet another thigh muscle tear. This is Messi's curse. As a youth his development was slowed by a growth hormone deficiency. At 20 years old he awaits his man strength. Power is not his game; balance is all for Leo.Ronaldo must laugh when he reads he has something to prove. He has never done it on the biggest stage, so the rant goes. Have his detractors forgotten Euro 2004, where his performance as a 19-year-old took Portugal into the final against Greece and earned him a place in the team of the tournament? In the 2006 World Cup he survived the Wayne Rooney incident to score one of the penalties that took his country into the

terça-feira, abril 22, 2008

Paulo Bento: a análise

Paulo Bento é hoje um treinador contestado, um treinador desgastado, um treinador que manifestamente já não tem lugar no Sporting.

Dois anos e meio após a sua entrada para a equipa técnica do Sporting, passa-se de seguida à análise daquilo que foi o "reinado" de Paulo Bento:

1.ª Época (2005/2006)
Paulo Bento assume uma equipa em falência, frustrada e desgastada pelas críticas dos adeptos e da comunicação social.

O final de época 2004/2005 (derrota no campeonato e na uefa) tinha sido mortal para esta equipa que, apesar dos talentos, apresenta-se sem motivação e com um treinador desrespeitado por jogadores e adeptos, incapaz de se impor.

Só um abalo pode alterar as coisas. Peseiro sai e Paulo Bento entra, então como solução provisória.

Paulo Bento, tal como qualquer adepto sem necessidade de grande conhecimento de futebol, percebe que um dos problemas tácticos está na forma como a equipa aborda o jogo defensivo. O Sporting marca 1, mas sofre 2, marca 2, mas sofre 3, e assim sucessivamente.

Identificado o problema, trancas à porta. O Sporting passa a jogar com imensas cautelas defensivas, jogando inclusivamente nalguns jogos com dois trincos (custódio e moutinho).

Declara-se o fim do futebol espectáculo, com a célebre declaração de Paulo Bento "quem quer espectáculo que vá ao alvalaxia".

Os adeptos, fartos de maus resultados, aderem à máxima, até porque a equipa deixa de sofrer golos (foi a equipa que mais tempo esteve sem sofrer golos na época 2005/2006).

Por seu turno, a contestação desaparece. Paulo Bento é querido pelos Sportinguistas, é um exemplo de profissionalismo e, mesmo nos resultados menos conseguidos, a tolerância impera nos adeptos.

Com o sector defensivo calibrado e com a inspiração de Liedson, acabamos a época em 2.º lugar a sete pontos do campeão fcp.

O facto de termos vencido o slb na corrida da champions faz Paulo Bento passar de solução temporária a treinador promessa.

2.º Época (2006/2007)
A primeira época preparada por Paulo Bento.

A equipa encontra-se motivada pelo bom fim de época e conta nas fileiras com um jogador a romper e com nome de estrela: Nani.

Na primeira volta, o Sporting ganha 11 jogos, empata 2 (um deles com o porto ) e perde 2 (com o paços - no célebre jogo da "mão de ronny" - e com o slb)...

No balanço da primeira volta, o Sporting é uma equipa com regularidade e consistência exibicional. Os jogadores encaixam perfeitamente no losango. Nani é o maestro, Moutinho o homem do leme e Veloso aparece como um jogador cada vez mais fundamental.

Mas nem tudo são rosas: Carlos Martins é um problema, Liedson não marca e sente-se que a equipa está presa a um sistema de jogo que dá mau futebol e vitórias sofridas e tangênciais (das 11 vitórias, apenas 4 são por mais de 1 golo). Acresce que o Sporting não logrou atingir a taça uefa em detrimento do fraquinho Spartak de Moscovo.

Iniciada a segunda volta, 5 jogos, apenas 1 vitória. O Sporting joga mal e não ganha. A crise de Liedson agudiza-se.

Os adeptos começam a perder alguma calma, quando, de forma completamente inesperada, surge uma vitória no dragão (golo de Tello) que relança o Sporting na corrida do título.

A vitória galvaniza o plantel, os adeptos e o Sporting arranca para um final de campeonato espectacular, com 5 vitórias consecutivas, apenas travadas na luz. Criticou-se a falta de ambição do Sporting na luz, mas faltavam 3 jogos e o Porto, irregular, fazia-nos acreditar no título e motivava a equipa.

Os últimos 3 jogos correspondem a 3 vitórias. A 45 minutos do fim do campeonato o Sporting era campeão, mas o Porto consegue vencer o desportivo das aves na 2.ª parte e celebra o título.

O Sporting termina a época em 2.º, a 1 ponto do Porto.

A equipa acaba a época em ombros com a vitória na taça de Portugal. O final de época quase de sonho empolga os adeptos.

Os maus momentos ficam para trás, as fragilidade tácticas demonstradas são esquecidas e Paulo Bento, com um discurso arrojado, com uma personalidade forte e apoiado pelos resultados, é agora uma certeza e um ícone do Sporting, confirmado pela célebre rábula dos gato fedorento "com tranquilidade".

3.ª Época (2007/2008)
Depois do fim de época alucinante, esperava-se que fosse a época de todas as conquistas.

Contudo, a época começa com uma sangria de jogadores valiosos. Nani ruma a Manchester, Carlos Martins ruma a Huelva, Tello engana a direcção e vai para a Turquia, Caneira regressa a Valência e Ricardo sai para o Bétis.

O Sporting procura colmatar as saída e, com o beneplácito de Paulo Bento, entram Vukcevic, Izmailov, Purovic, Stojkovic, Pedro Silva e Derlei.

A vitória na supertaça, no arranque da época, faz-nos acreditar.

A memória fresca desta época, dispensa-me de relembrar o que aconteceu depois...

De um modo geral, neste campeonato, que acaba daqui por 3 jornadas, o Sporting venceu 13 jogos, empatou 7 e perdeu 7. Jogos sem interesse, onde o mau futebol imperou... Sempre! Nos jogos fora, o Sporting tem a bonita soma de 3 vitórias (até o naval tem mais), 4 empates e 7 derrotas.

Os bons resultados em casa (apenas 3 empates e 0 derrotas), a supertaça, os quartos de final da taça uefa e as finais da taça da liga e da taça de Portugal evitaram grandes contestações à equipa e ao treinador.

Contudo, se pensarmos bem nos sorrisos desta época:
- chegámos aos quartos da uefa com vitórias sobre o miserável Bolton e o desconhecido Basileia, sendo que fomos eliminados por um rangers ao nível de qualquer paços de ferreira;
- Ganhámos a Supertaça com uma chouriçada do Izmailov, num jogo dominado pelo Porto;
- Chegámos à final da taça da liga sem brilho, depois de uma eliminatória sofrida com o fátima e de uma fase de grupos com adversários de segundo escalão;
- Chegámos à final da taça de Portugal com a sorte do século, num daqueles jogos que só acontece de 10 em 10 anos.

A época foi péssima e Paulo Bento revelou-se um treinador limitado e incapaz de apresentar alternativas a um losango previsível, desajustado e caduco.

Paulo Bento é o exemplo máximo da célebre história de "o Rei vai Nu", na qual o Rei julga desfilar trajado com as mais sumptuosas vestes, quando, na verdade, vai nu...

O problema é que, neste caso, não foi só o "Rei" que julgava estar "vestido". Direcção e adeptos viram em Paulo Bento o Fergusson do Sporting, viram um grande treinador, quando, no fundo, estávamos apenas perante um treinador em formação, limitado e sem a experiência e qualidade necessárias para comandar a equipa do Sporting.

Hoje, ao fim de 2 anos e meio à frente do Sporting, o reino de Paulo Bento tem de chegar ao fim, sob pena de a próxima época se revelar mais um fracasso.

segunda-feira, abril 21, 2008

É esperar que isto acabe...

A humilhação de ontem frente ao Leiria por 1-4, mais não foi do que a regra do que tem sido a nossa época: más exibições, maus resultados e frustração.

Por seu turno, isto leva-nos à conclusão de que o que aconteceu na quarta foi um mero espasmo de um morto, uma sorte descomunal e sem a mínima lógica.

A incapacidade de a equipa concentrar cinergias depois de uma vitória histórica é asfixiante. Onde estava a motivação, a garra, a raça?

O Sporting tem agora 3 jogos pela frente, 2 com equipas que estão a lutar para não descer e 1 contra um candidato à uefa. Não acredito, muito sinceramente, que consigamos vencer um único jogo sequer. Dois empates e uma derrota é o meu prognóstico mais óptimista.

Acresce que é melhor começarmos a preparar-nos para a humilhação no Jamor...

Estamos a definhar. Mas agora não há nada a fazer. É esperar que esta época acabe e que os dirigentes retirem dela as devidas consequências e se demitam.

Reviravolta parte II? Querias!!!!

João Moutinho: "Não tivemos atitude não tivemos nada"

E está tudo (ou nada) dito.
Do paraíso ao inferno em poucos dias.

Grande serviço que vamos prestar ao país. Vitória de Guimarães na Liga dos Campeões! Só dá para rir...

Já agora, a dica do dia: quem quiser ganhar uns tostões no bwin (ou no betfair, se forem fãs do Rui Costa) é só apostar umas massas que o FêQuêPê não vai conseguir ganhar ao Guimarães na próx. jornada. Uma vitória do VG paga 3.2 por cada €. Acho que é dinheiro no banco.

quinta-feira, abril 17, 2008

Para mais tarde recordar

Ontem tive o prazer de assistir ao vivo a um jogo que dificilmente poderei esquecer. Dos melhores se não o melhor que vi no novo Alvalade. Afinal não é todos os dias que damos 5 batatas aos lampiões em cerca de 25 minutos.

Mas apesar da alegria que eu e todos nós sportinguistas tivemos, a verdade é que durante a 1a parte estávamos a ser humilhados pelos adeptos do clube do milhafre e a ouvir "olés" na nossa própria casa. Por momentos lembrei-me dum flyer do Sporting, que veio juntamente com as referências multibanco para o pagar as cotas de sócio, que apelava aos mais jovens a realização da sua festa de aniversário no palco sagrado que é o Estádio de Alvalade, com o slogan de "Faz a tua festa em Alvalade". Ora bem como nós sportinguistas até costumamos ser bons anfitriões nos momentos desportivos mais decisivos, passou-me pela cabeça ao intervalo que ia assistir a mais uma humilhação na "nossa" casa, um novo rangers/CSKA/.../, só que desta vez era com o nosso arqui-rival de estimação.

Não sei o que é que os jogadores ouviram ao intervalo, mas o que quer que tenha sido, a verdade é que aquilo que vimos na 2a parte foi uma atitude à SPORTING. Houve Esforço, houve Dedicação, houve Devoção e conseguimos a Glória. Pois, assim que sentimos que eles, jogadores, queriam dar a volta, nós, adeptos, começámos também a acreditar, puxando pela equipa de uma maneira electrizante e a uma só voz, criando no estádio um ambiente frenético e empolgante, a fazer lembrar o velhinho estádio.

1-2, Djaló: 'bora lá dar a volta a isto. Ainda é possível e Eu acredito!

2-2, Liédson: Toma!!!!

3-2, Ninja Derlei: Por esta altura já estava sem voz.

3-3, vegetal usado nas saladas: comentei com os meus companheiros de bancada, como é que era possível o clube do povo ter tanta sorte e conseguir marcar sempre golos contra corrente de jogo e em alturas decisivas. A minha voz voltou...

4-3, Djaló: Agarrei-me e festejei com toda a gente que estava à minha volta, conhecida e desconhecida, afinal estávamos todos ali para o mesmo.

5-3, Vukcevic: Que obra de arte! Já não aguentava mais...

Nunca tinha saído de um jogo tão cansado, mas ao mesmos tempo extremamente feliz com aquilo a que tinha acabado de presenciar. Foi um regalo para os cerca de 40 mil que estiveram no estádio, aliás 30 mil, porque 10 mil eram cabeçudos.

Irónico como aqueles que andaram a gritar "olés" na 1a parte, acabaram por ficar mudos e ainda tiveram o prazer de ouvir da curva Sul que fez questão de ficar no estádio a cantar enquanto estes esperavam para sair.

P.S: Ter as 3 claques na mesma bancada é uma diferença abissal, para melhor, no ambiente vivido no estádio. A uma só voz é muito mais fácil motivar não só os jogadores, como também os restantes sócios e adeptos. Seria bom repensar o posicionamento das claques no estádio. Cada uma manteria o seu própria identidade, mas estariam todas no mesmo local de modo a recriar a mítica Curva Sul.

P.P.S: Hoje adorei o semblante dos adeptos do recreativo dos 6 milhões: IMPAGÁVEL!

ÉPICO, INESQUECÍVEL, MÁGICO

PARA MAIS TARDE RECORDAR:





Fonte: mais futebol

À antiga...


Foi uma vitória de sonho, em que as emoções ultrapassaram os 2 extremos e acabaram no sítio onde deveriam sempre estar - em Alta para o Sporting.

Confesso que, frustrado pela impossibilidade de acompanhar o jogo no estádio ou na televisão (vicissitudes de emigra), e desolado pelos primeiros 2 golos da partida, desisti de seguir o "relatório ao Vivo pela Internet" (ter 1 frase de 3 em 3 minutos dificilmente se deveria classificar como "ao vivo", mas enfim...) lá para meio da primeira parte.

A meio da segunda, alertado pelo skype, por outro emigra na outra ponta do mundo de que tínhamos marcado um, decidir dar nova oportunidade e acompanhar o relato online da tsf.

E devo dizer que já não vibrava tanto com um relato há muitos, muitos anos. Foi... à antiga.

No final, um misto de extrema frustração e inveja por não ter estado lá, e de extrema felicidade pelo resultado. Ah Granda Sporting!

Análises mais profundas sobre as consequências desta vitória só a frio (e para mim, que só agora vi os golos pela net, ainda está tudo muito a quente). Na verdade, provavelmente só após a final, e consoante o seu desfecho. No entanto, não queria deixar passar a oportunidade de estrear a minha contribuição neste blog num dos momentos altos da família sportinguista (porque oferecer 5 aos lamps é sempre um marco daqueles que se recorda para sempre).

Obrigado ao PSN pelo convite, e espero que esta seja uma forma de me manter sempre a par dos desenvolvimentos no nosso Sporting. E contribuir para um debate que ajude o Sporting a ser cada vez maior. O Maior.

Saudações leoninas. Equipamentos cor-de-rosa para sempre!

MP

quarta-feira, abril 16, 2008

É para Ganhar

Pode não ser o primeiro dos objectivos, pode não salvar a época, já irremediavelmente perdida, mas é um objectivo, é um trofeu e é para ganhar.

Por isso, esta noite, o pensamento só pode ser: vencer.

Jogamos em casa, somos favoritos. Acresce que uma vitória sobre o slb é sempre saborosa (tendo em conta os poucos momentos de felicidade que tivemos esta época) e motivadora para o que resta do campeonato e para o ataque ao segundo lugar.

Logo à noite, só se admite um resultado: a Vitória!

p.s: Paulo Bento, entretanto, teima em não aceitar o fracasso (ver
aqui), ainda que perca esta noite. Prefere falar em “má época” caso não consiga atingir a final da taça. Até quando se vai continuar com este discurso autista?

terça-feira, abril 15, 2008

Sondagem

Um exercício meramente teórico:

O que é que preferem: o segundo lugar no campeonato ou a taça de Portugal?

Confesso que é um dilema que me surgiu quando pensava em como esta direcção vê o segundo lugar como a salvação de uma época.

Apesar de considerar que a taça, o segundo lugar ou os dois juntos não salvam época nenhuma, não deixa de ser um exercício curioso.

Para mim, os troféus são, por natureza, o fim último dos clubes. Por seu turno, o segundo lugar dá acesso à competição máxima de clubes e respectivos milhões. De qualquer forma, a optar teria de escolher a taça. Conforme dizia ontem Dias Ferreira, no programa Dia Seguinte, "os adeptos vão atrás das vitórias e não dos números".

Aguardo a opção do caro leitor.

SL

segunda-feira, abril 14, 2008

Objectivos e Contas

Estando os demais objectivos miseravelmente perdidos (leia-se taça da liga, taça uefa e campeonato), resta-nos concentrar energias para o acesso à champions (ainda que por via da 3.ª eliminatória) e para a Taça de Portugal.

Em relação ao acesso à champions, demos ontem um passo muito importante ao bater em casa o pobre Leixões. Não fizemos mais do que a nossa obrigação, mas, tendo em consideração a irregularidade da equipa, louvemos e regozijemos esta vitória.

Ainda para mais, porque com um slb pior que nós (goleado em casa por 3-0 frente ao então antepenultimo classificado), conseguimos no final desta jornada aceder ao terceiro posto.

Para o campeonato segue-se a visita ao último e já despromovido Leiria e a recepção ao Marítimo. São jogos para conquistar os 6 pontos de caras e alargar a diferença para o slb e, se possível, atingir o 2.º lugar, agora do Guimarães. Slb vai ao dragão e recebe o Belenenses. Guimarães vai a Coimbra e recebe o Porto.

Em face do cenário acima traçado, temos todas as condições para daqui por duas jornadas (e a duas jornados do fim do campeonato) estarmos no 2.º lugar do campeonato.

Quanto à taça de Portugal, daqui por sensivelmente 53 horas, recebemos o slb, jogando-se a presença na final. O slb está de rastos, mas sabe que a taça pode ser a sua bóia de salvação para uma época miserável.

O 3.º lugar do campeonato pode-nos dar algum conforto anímico, mas em bom rigor, a taça é o único troféu, digno desse nome, que se pode conquistar esta época. Por isso, para o Sporting este também é um jogo decisivo. Para além de que uma vitória sobre os lampiões é sempre uma alegria e um factor reconciliador da família sportinguista.

Estamos relegados a lutar por estes objectivos menores, mas não deixam de ser objectivos reais que temos, a todo o custo, de conquistar.

sexta-feira, abril 11, 2008

Autista ou esquizofrénico?

Ou simplesmente alguém no lugar errado à hora errada?

Filipe Soares Franco "dixit": «É o resultado de uma competição que se decide em dois jogos. O Sporting foi de longe a melhor equipa nas duas mãos desta eliminatória, mas teve a infelicidade de não concretizar as oportunidades, enquanto o Rangers teve a sorte de concretizar duas oportunidades, talvez das três que criou. Toda a gente viu que o Sporting massacrou o Rangers, mas teve a infelicidade do jogo.»

Até quando vamos ter de aguentar com explicações/justificações deste género?

Até quando nos vão continuar a insultar a inteligência?

Até quando se vão esconder debaixo da terra como a avestruz?

Até quando as exibições vão ser horríveis ao ponto de não se aguentar um jogo até ao fim?

Até quando a morte lenta e consentida do Sporting?

ATÉ QUANDO?

RUA

Era para ter feito este post ontem à noite, assim que cheguei daquele jogo miserável.

Contudo, resolvi deixar o post para hoje, para as palavras não me sairem a quente.

A verdade é que as minhas conclusões de ontem, acabam por ser as mesmas de hoje, ou seja: RUA com aquela gente toda!

Paulo Bento, Soares Franco, Pedro Barbosa & Cia chegaram ao fim da linha.

Continuar com esta gente, significa hipotecar o futuro do Sporting. Significa adiar um projecto vencedor.

Esta época arrisca-se a ser o fracasso total: derrota no campeonato, na taça da liga, na taça uefa, na taça de Portugal e falhanço no acesso à champions.

Esta gente está a fazer mal ao Sporting, está a ferir o Sporting de morte. E, no entanto, falam como se nada fosse, como se estivesse tudo bem, como se fosse normal perder com os Rangers e com os Setúbeis desta vida.

Urge que esta gente tome consciência do seu fracasso e abandone o Sporting. Na verdade, será o melhor que alguma vez poderá fazer pelo Sporting.

Deixei de acreditar.

quinta-feira, abril 10, 2008

Por um Sporting Grande como os maiores da Europa



Logo à noite, vencer, vencer, vencer!

Minha equipa: Patrício, Abel, Gladstone, Tonel, Grimi, Veloso, Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Djaló e Liedon

Rumo à final!

quarta-feira, abril 09, 2008

Ganhar o futuro

Como já referi noutras ocasiões, os sportinguistas andam adormecidos. Mas não é de agora.

Embora nesta última época a crise de crença se tenha agudizado, é mais ou menos a partir do momento em que José Roquete sobe à presidência que nós, sportinguistas, temos vindo a viver o Sporting de forma menos participativa, menos irracional e, consequentemente, menos apaixonada.

Não discuto aqui os méritos da gestão/projecto Roquete, não ponho sequer em causa que as presidências populistas de Jorge Gonçalves ou Sousa Cintra não beneficiaram o Sporting. Concedo, pois, que durante este período viveram-se momentos que extravasaram e ultrapassaram a racionalidade económica dos números, a obstinação do "passivo", a empresarialização do Sporting. Nunca me esquecerei da vitória do campeonato de 2000 com Inácio, jamais sairá da minha cabeça a emoção da dobradinha de 2002.

Mas, fora esses poucos (mas bons, é certo) momentos gloriosos, no que é que o Sporting se tornou? Continuamos, admito, a gerar jogadores de categoria, construímos um estádio, pusémos de pé uma academia. Mas e os adeptos? Onde estão os adeptos? Onde estão as manifestações colectivas e inexplicáveis de sentimento de pertença e de identificação imediata?

Como é lógico, estes fenómenos acontecem mais facilmente nas vitórias e quando as pessoas sentem que são ouvidas, quando existe um sentimento de comunidade. Em síntese, quando jogadores, direcção, massa adepta são um só.

Ora, amanhã é sem dúvida uma excelente oportunidade para se dar o pontapé de saída no sentido da reconciliação do Sporting com os seus adeptos e vice-versa.


É o tempo certo para se dar a viragem que o Sporting necessita. Até porque não é todos os dias que se pode ir às meias-finais de uma competição europeia (em toda a nossa história apenas fomos três...)!

Vamos ganhar o futuro!

terça-feira, abril 08, 2008

Todos ao Estádio!

Não devia ser necessário fazer apelos, tendo em consideração que se trata do jogo que dá acesso às meias-finais da taça Uefa.

Contudo, olhando para trás, concluímos que em muitos jogos decisivos os adeptos falharam à grande...

Nao percebo como é que um estádio com uma lotação modesta (comparando por exemplo com o slb), nunca consegue esgotar em jogos internacionais desta importância...

De qualquer forma, na quinta-feira, urge encher o estádio com adeptos do Sporting, evitando que os escoceses fiquem com as sobras e nos envergonhem.

A época não tem corrido bem. Em alguns momentos, foi mesmo horrível. Mas neste momento precisamos de estar todos unidos e ajudar o Sporting a passar este obstáculo.

Sportinguistas, vamos encher Alvalade!

segunda-feira, abril 07, 2008

Confiança


Apesar da equipa limitada, cansada e abatida pela inconstância desta época, entramos para esta semana com as chaves que dão acesso à champions, às meias finais da taça uefa e à final da taça de Portugal.

A vitória de ontem sobre o Braga (terceira seguida para o campeonato) vem conceder uma certa estabilidade à equipa e permite encarar os próximos desafios com relativo optimismo.

E digo relativo, porque nós já vimos filmes parecidos esta época. A equipa parece estar a recuperar e depois...desce ao inferno.

Por isso, é necessário ter cautela nas expectativas, mas ao mesmo tempo há que ter confiança e optimismo.

A equipa parece estar a subir de forma e os próximos 4 jogos (uefa, liga, taça e liga) vão ser fundamentais. Neles se joga o acesso às meias finas da taça uefa, à final da taça de Portugal e a subida ao segundo lugar do campeonato.

Notas sobre o jogo:

- Djaló regressou em grande. 4 jogos, 4 golos;
- Veloso em clara subida de rendimento;
- Rui Patrício continua a meter água - até quando?
- Árbitro péssimo. Poupou a expulsão a Paulo Jorge aos 42m (a jogar contra 10, provavelmente nem sequer se discutia o lance do golo anulado ao braga);
- Há quanto tempo não tinhamos um jogo à tarde? Que venham mais.

sexta-feira, abril 04, 2008

Porta aberta para as meias


Foi um Sporting personalizado, sem erros, sem medo do adversário e do ambiente explosivo que sacou do ibrox stadium um precisoso empate a zero.

Apesar de nada estar ainda decidido, este empate permite-nos partir para a segunda-mão com confiança.

Perante um estádio que se espera (finalmente) cheio de sportinguistas e com um pouco mais de ousadia no ataque, o Sporting poderá vergar os escoceses e marcar presença, 3 anos depois, nas meias-finais da taça uefa.

Uma coisa é certa: temos de marcar mais um golo que o rangers e Deus nos livre dos penalities!

Manchester está mais perto!

quinta-feira, abril 03, 2008

Trazer um bom resultado da Escócia

Hoje à noite, em Glasgow, começa a jogar-se o futuro do Sporting na taça Uefa.

O ambiente será o mais adverso que o Sporting já encontrou este ano nas competições europeias, talvez apenas comparável com o jogo de Manchester.

Marcar golos e não sofrer nenhum seria o cenário ideal, mas, realisticamente, qualquer resultado que não implique uma desvantagem na eliminatória, será sempre um bom resultado.

Espera-se um Sporting ao nível do que nos tem habituado na Europa. Concentrado, motivado, calculista, frio e eficaz.

A dupla Vukcevik/Liedson garante-nos que o Glasgow não terá vida fácil na defesa. Espera-se que Patrício, Polga, Tonel, Grimi e Abel não errem e que Miguel Veloso, Moutinho, Izma e Roma estejam numa grande noite. Por eles passará a chave de um bom resultado.

Espero, no post de amanhã, poder dizer "a um passo das meias-finais!".

Força Sporting! A caminho da final!

quarta-feira, abril 02, 2008

Rei Leão


Hoje, em amena cavaqueira com o meu grande amigo PSN, este comentava-me, concordando com Luís Freitas Lobo, que, provavelmente, Cristiano Ronaldo é já hoje o melhor jogador português de todos os tempos.

Claro que a empolgação do momento e a constatação in loco jogo após jogo ajudam a tal conclusão.

Mas quem é que na actualidade duvidará que Ronaldo é o melhor em termos mundiais e o melhor português de sempre? Os comentários nesse sentido vêm dos mais diversos quadrantes e dos mais variados países. Esta semana mesmo, Ferguson dizia, e com muita razão, que de entre as inúmeras qualidades do português se destacava uma das demais: a sua velocidade com a bola colada ao pé.

Alguém ousado, mas também não longe da verdade,acrescentou: "A velocidade de Ronaldo apenas tem paralelo em Maradona". Exagerado? Uns dirão que sim. Eu acho que não.

Sejamos honestos, Ronaldo tem tudo a seu favor para ser um jogador que marca uma era e tem capacidade suficiente para no final da sua carreira se dizer: "Mudou o futebol".

Único ponto contra: ser português. Por um lado, ainda que futebolisticamente sejamos uma potência em ascensão (os resultados nas últimas grandes competições comprovam-no), não temos a força económica, e mesmo social, aglutinadora de países como a Alemanha, França, Itália, Inglaterra ou Espanha. Por outro, e com ligação a esta última realidade, temos um campeonato pouco vistoso e escassa influência nos meandros das decisões importantes do futebol mundial.

Acredito em absoluto, porém, que a indiscutível categoria de Ronaldo superará tudo e que mais tarde ou mais cedo (se depender de Ronaldo, é já!) este será unanimemente uma das lendas do futebol. Sem favores e com imenso mérito.

PS: Não menos relevante, é mais um leãozinho nascido em Alvalade. Grande sportinguista e, ainda por cima, excelente carácter.

terça-feira, abril 01, 2008

Época proveitosa?

O grande Anderson Polga foi ontem ao programa de televisão "Resultado Final" da SportTV.

Saúda-se ter sido dada a palavra a um dos protagonistas do nosso Sporting. Gostei, confesso. É um jogador que aprendi a admirar e que hoje tenho como exemplar. Sem dúvida, uma das grande contratações dos últimos anos e, não menos importante, o único campeão mundial a jogar em Portugal.

Como disse, gostei da entrevista. Pela serenidade, pela confiança demonstrada, pela defesa do grupo de trabalho em detrimento de interesses individuais de jogadores.


Das declarações de Polga ressalta porém a convicção, aliás na linha do que Paulo Bento tem dito, que a época ainda pode ser proveitosa. Até posso concordar, mas em parte. Isto é, se ganharmos a Taça Uefa. Se ganharmos a Taça de Portugal e ficarmos em segundo será bom,mas, desculpem-me a ousadia e a ambição, não será suficiente. Seis anos sem campeonatos é tempo a mais!

Não sou daqueles que pensam que Paulo Bento não tem feito bom trabalho,antes pelo contrário. Sou daqueles sim, que pensam que o "problema" está na administração, na estrutura do futebol.

Podemos ser pequenos no orçamento e nos ordenados, mas nunca na ambição e no querer. E nisso a direcção tem pecado em demasia...