OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, abril 17, 2008

Para mais tarde recordar

Ontem tive o prazer de assistir ao vivo a um jogo que dificilmente poderei esquecer. Dos melhores se não o melhor que vi no novo Alvalade. Afinal não é todos os dias que damos 5 batatas aos lampiões em cerca de 25 minutos.

Mas apesar da alegria que eu e todos nós sportinguistas tivemos, a verdade é que durante a 1a parte estávamos a ser humilhados pelos adeptos do clube do milhafre e a ouvir "olés" na nossa própria casa. Por momentos lembrei-me dum flyer do Sporting, que veio juntamente com as referências multibanco para o pagar as cotas de sócio, que apelava aos mais jovens a realização da sua festa de aniversário no palco sagrado que é o Estádio de Alvalade, com o slogan de "Faz a tua festa em Alvalade". Ora bem como nós sportinguistas até costumamos ser bons anfitriões nos momentos desportivos mais decisivos, passou-me pela cabeça ao intervalo que ia assistir a mais uma humilhação na "nossa" casa, um novo rangers/CSKA/.../, só que desta vez era com o nosso arqui-rival de estimação.

Não sei o que é que os jogadores ouviram ao intervalo, mas o que quer que tenha sido, a verdade é que aquilo que vimos na 2a parte foi uma atitude à SPORTING. Houve Esforço, houve Dedicação, houve Devoção e conseguimos a Glória. Pois, assim que sentimos que eles, jogadores, queriam dar a volta, nós, adeptos, começámos também a acreditar, puxando pela equipa de uma maneira electrizante e a uma só voz, criando no estádio um ambiente frenético e empolgante, a fazer lembrar o velhinho estádio.

1-2, Djaló: 'bora lá dar a volta a isto. Ainda é possível e Eu acredito!

2-2, Liédson: Toma!!!!

3-2, Ninja Derlei: Por esta altura já estava sem voz.

3-3, vegetal usado nas saladas: comentei com os meus companheiros de bancada, como é que era possível o clube do povo ter tanta sorte e conseguir marcar sempre golos contra corrente de jogo e em alturas decisivas. A minha voz voltou...

4-3, Djaló: Agarrei-me e festejei com toda a gente que estava à minha volta, conhecida e desconhecida, afinal estávamos todos ali para o mesmo.

5-3, Vukcevic: Que obra de arte! Já não aguentava mais...

Nunca tinha saído de um jogo tão cansado, mas ao mesmos tempo extremamente feliz com aquilo a que tinha acabado de presenciar. Foi um regalo para os cerca de 40 mil que estiveram no estádio, aliás 30 mil, porque 10 mil eram cabeçudos.

Irónico como aqueles que andaram a gritar "olés" na 1a parte, acabaram por ficar mudos e ainda tiveram o prazer de ouvir da curva Sul que fez questão de ficar no estádio a cantar enquanto estes esperavam para sair.

P.S: Ter as 3 claques na mesma bancada é uma diferença abissal, para melhor, no ambiente vivido no estádio. A uma só voz é muito mais fácil motivar não só os jogadores, como também os restantes sócios e adeptos. Seria bom repensar o posicionamento das claques no estádio. Cada uma manteria o seu própria identidade, mas estariam todas no mesmo local de modo a recriar a mítica Curva Sul.

P.P.S: Hoje adorei o semblante dos adeptos do recreativo dos 6 milhões: IMPAGÁVEL!

3 Comments:

At 8:23 da manhã, Blogger PSN said...

MSM,

Antes de mais, bem vindo de volta!

O teu post consegue exprimir todos os meus sentimentos, que julgo são comuns a todos os sportinguistas que, no estádio ou em casa, viveram este jogo.

Foi uma loucura.

Partilho a sensação de cansaço logo ao terceiro golo e a emoção incontrolável no 4.º e 5.º golos.

Foi de facto a vitória da crença, da mística, até de um certo sobrenatural que toma conta dos jogadores nos momentos mais difíceis.

Posso dizer, com segurança, que foi o melhor jogo que já alguma vez assisti, quer ao vivo, quer na televisão.

A nível de emoções, eventualmente comparado com o jogo de Alkmar, mas este, teve o gozo especial de ter sido frente aos nosso rivais de sempre, aqueles que no fim dos 45m nos humilhavam com olés e cânticos menos dignos.

Foi o expoente máximo de uma paixão que se acende cada vez que sentimos que o Sporting está vivo e mostra a sua força, a sua raça, o seu querer.

No final, em vez de retribuirmos os olés aos lampiões, gritámos bem alto, já quase sem voz: Até morrer Sporting Allez!!!

Força Sporting! Sempre!

 
At 5:57 da tarde, Blogger RBS said...

Excelente post.

Foi exactamente o que se passou comigo e, presumo, com todos os sportinguistas que estavam no estádio.

Inesquecível...

Saudações

 
At 3:25 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Este jogo perdurará para sempre na mente de quem o viu!!! Isso mostra o quão fantástico e inesquecível foi para todos os Sportinguistas...

Grande abraço

 

Enviar um comentário

<< Home