OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, abril 14, 2008

Objectivos e Contas

Estando os demais objectivos miseravelmente perdidos (leia-se taça da liga, taça uefa e campeonato), resta-nos concentrar energias para o acesso à champions (ainda que por via da 3.ª eliminatória) e para a Taça de Portugal.

Em relação ao acesso à champions, demos ontem um passo muito importante ao bater em casa o pobre Leixões. Não fizemos mais do que a nossa obrigação, mas, tendo em consideração a irregularidade da equipa, louvemos e regozijemos esta vitória.

Ainda para mais, porque com um slb pior que nós (goleado em casa por 3-0 frente ao então antepenultimo classificado), conseguimos no final desta jornada aceder ao terceiro posto.

Para o campeonato segue-se a visita ao último e já despromovido Leiria e a recepção ao Marítimo. São jogos para conquistar os 6 pontos de caras e alargar a diferença para o slb e, se possível, atingir o 2.º lugar, agora do Guimarães. Slb vai ao dragão e recebe o Belenenses. Guimarães vai a Coimbra e recebe o Porto.

Em face do cenário acima traçado, temos todas as condições para daqui por duas jornadas (e a duas jornados do fim do campeonato) estarmos no 2.º lugar do campeonato.

Quanto à taça de Portugal, daqui por sensivelmente 53 horas, recebemos o slb, jogando-se a presença na final. O slb está de rastos, mas sabe que a taça pode ser a sua bóia de salvação para uma época miserável.

O 3.º lugar do campeonato pode-nos dar algum conforto anímico, mas em bom rigor, a taça é o único troféu, digno desse nome, que se pode conquistar esta época. Por isso, para o Sporting este também é um jogo decisivo. Para além de que uma vitória sobre os lampiões é sempre uma alegria e um factor reconciliador da família sportinguista.

Estamos relegados a lutar por estes objectivos menores, mas não deixam de ser objectivos reais que temos, a todo o custo, de conquistar.

11 Comments:

At 4:19 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre PSN,

Por uma vez,parcialmente em desacordo.Não me parece que tenhamos de ganhar a Taça a todo o custo,uma vez que para mim,como já acentuei diversas vezes,uma vitória nessa competição não quer dizer nada.Anos houve em que equipas que nunca foram campeãs como Beira-Mar,Setúbal,Braga ou Guimarães que venceram esta competição que é,hoje em dia,meramente simbólica. O que não é simbólico é um campeonato nacional,uma vitória na UEFA ou uma participação meritória na Champions.
Em relação ao campeonato e à disputa pela Champions,estamos bem posicionados e temos um calendário mais favorável que o dos nossos adversários. Mas com esta equipa tudo pode acontecer,pelo que nem o jogo contra o Leiria,já condenado,pode ser dado como ganho.Não me debruço aqui sobre os nossos adversários,especialmente sobre as suas desgraças.De qualquer forma,como é de tradição,o nosso eterno rival quererá "ganhar" a época na quarta-feira.Cabe-nos a nós mostrar que somos,de facto,melhores.

 
At 4:27 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

MGF e PSN,

A época perdeu-se com o campeonato, a derrota para o caneco da Carlsberg e com a eliminação das competições europeias.

O 2º lugar é um objectivo financeiramente importante mas lamentavelmente irrisorio atentos os nossos pergaminhos.

Lá terá que ser...

MGF,

Mesmo sendo uma competição menor, a Taça de Portugal é uma competição oficial. É para ganhar.

 
At 4:47 da tarde, Blogger PSN said...

Caro MGF,

De facto estamos em completo desacordo quanto à taça.

No início da época tinhamos 4 objectivos principais, a saber:
- campeonato;
- acesso aos oitavos de final da Champions;
- taça de Portugal;
- taça da liga.

Por seu turno, tínhamos 2 objectivos secundários:
- acesso à fase de grupos da Champions 2008/2009;
- taça uefa.

De todos este objectivos, restam agora a taça de Portugal, um dos objectivos principais, e o acesso à champions 08/09, um dos objectivos secundários.

São objectivos de menor importância, mas não deixam de ser objectivos reais e que contribuem para o engrandecimento e prestígio do clube.

Também não posso deixar de reprovar o desprezo que dedicas à taça de Portugal.

Trata-se de uma taça com 70 anos de história, com prestígio e importãncia (dá acesso à uefa).

Acresce que a única taça europeia que ganhámos - e que foi a nossa afirmação europeia - resulta precisamente do facto de termos conquistado a taça de Portugal em 62/63.

Por isso, ao desvalorizares a taça de Portugal, estás a desvalorizar a nossa única conquista europeia.

Por seu turno, o museu do Sporting tem alguns metros quadrados consignados às 14 taças de Portugal que conquistámos

Por isso, não posso dizer que a taça de Portugal é meramente "simbólica"...

É um objectivo, um troféu, prestígio e conquista. Logo, é para ganhar e regozijar em caso de vitória.

Não estou a dizer que conquistar a taça e o segundo lugar salva a época. Com efeito, já concordámos que a época foi um fracasso.

Mas a verdade é que para o fracasso não ser total temos de conquistar estes objectivos.

 
At 5:26 da tarde, Blogger Visconde said...

O Sporting cumpriu a sua obrigação, venceu o Leixões e aproveitou as comemorações do dia da águia para regressar aos lugares de acesso à champions, ganhando ainda terreno ao Setúbal e mantendo a distância para o Guimarães.

Os leões sem realizar uma exibição de encher o olho, fizeram um jogo razoável, dominando quase na sua totalidade, criando inúmeras ocasiões e desperdiçando várias situações que poderiam ter dado num resultado mais confortável, permitindo uma gestão de esforço mais adequado para o próximo jogo.

Abraço leonino

 
At 6:12 da tarde, Blogger MGF said...

Caros PSN e MGF,

É óbvio que a Taça é para ganhar,bem como todos os jogos que o Sporting disputa.

PSN,
O que eu referi e repito é que não será,porventura uma vitória na meia-final contra o Benfica e uma outra na final contra o Porto que branquearão os jogos inacreditáveis que temos vindo a fazer e o discurso conformista e desprovido de audácia por parte do Presidente e do treinador (até porque são os únicos que falam!!!!).Não nos atirem areia para os olhos quando falam nos "objectivos", armadilha caro PSN em que tu caíste.O objectivo é vencer todas as competições,o objectivo é ter atitude e jogar com alma e coração.Mais nada.Quando começam com os discursos redondos dos objectivos, dos 2º e 3º lugares, dos controlos de jogo e das tranquilidades,só me apetece gritar e dizer:Basta!O Sporting e os sportinguistas não se revêem neste discurso!
Daí a minha hiperbole,talvez chocante para uns(PSN),quando digo que a Taça já não me diz nada.É que receio que uma eventual vitória contribua para o arrastar de uma situação tal forma insustentável que me faz,a cada jogo e má exibição que passam,ficar indiferente.

 
At 6:43 da tarde, Blogger PSN said...

Ilustre MGF,

Como é óbvio não cai na armadilha dos objectivos.

Em bom rigor, caí sim na armadilha da "hiperbole" que tu utilizaste e que eu não percebi...

Aliás, conforme referi no meu primeiro comentário, concordo contigo quando dizes que a eventual vitória na taça não faz esquecer o fracasso que foi esta época. Não vencer o campeonato é e tem de ser sempre um fracasso para o Sporting.

Fiquei foi de facto chocado com a forma como "aparentemente" desprezavas a taça de Portugal. Pelos vistos utilizaste a hiperbole.

Trata-se de um troféu que, como qualquer outro, é para conquistar e dá prestígio ao Sporting (se estiveres atento ao site da uefa, as performances das equipas nas taças internas são motivo de destaque no site). Para além de que é o palmarés do Sporting que está em causa.

Uma vitória na taça não apaga a má época, é certo, mas não faz dela pior do que poderia ser.

 
At 7:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sem a Taça de Portugal, nem o 2º lugar na liga - ELEIÇÕES!!!

 
At 8:26 da tarde, Blogger PSN said...

Caro Anónimo,

Conforme foi aqui referido, mesmo ganhando a taça (que dúvido) e o 2.º lugar, a época será sempre um fracasso e a direcção tem de tirar as devidas ilações desse facto.

Se quer manter um projecto de fracasso tem de o submeter ao escrutínio dos sócio.

Com efeito, quando esta direcção foi eleita pelos sócios, foi no pressuposto de defender o sucesso do Sporting.

Ora, o sucesso do Sporting não pode passar pela taça de Portugal e pelo 2.º lugar no campeonato...

 
At 9:32 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Bom resultado que nos permitiu chegar ao 3º posto, agora é um esforço pelo 2º... Em relação à discussão, é obvio que esta época será sempre má de mais, e no fim do campeonato temos de repensar o que queremos para o nosso Sporting... Basta desta falta de ambição berrante, que parece tornar um 2º lugar num óptimo lugar!!!

Abraço amigos...

 
At 10:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Soares Franco 2006 - Pelo futuro do Grande Sporting Clube de Portugal!!!

Lembram-se?

RIDICULO!!!

 
At 10:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um camarote no Estoril Open, porquê?

Naturalmente, para Pedro Afra, Silva e Costa, Nobre Guedes, Soares Franco e outros "ilustres sportiguistas" se irem passear e pavonear, na esperança de aparecerem posteriormente na caras e no olá semanário...Tristeza...Pobre Sporting...

 

Enviar um comentário

<< Home