OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, abril 15, 2008

Sondagem

Um exercício meramente teórico:

O que é que preferem: o segundo lugar no campeonato ou a taça de Portugal?

Confesso que é um dilema que me surgiu quando pensava em como esta direcção vê o segundo lugar como a salvação de uma época.

Apesar de considerar que a taça, o segundo lugar ou os dois juntos não salvam época nenhuma, não deixa de ser um exercício curioso.

Para mim, os troféus são, por natureza, o fim último dos clubes. Por seu turno, o segundo lugar dá acesso à competição máxima de clubes e respectivos milhões. De qualquer forma, a optar teria de escolher a taça. Conforme dizia ontem Dias Ferreira, no programa Dia Seguinte, "os adeptos vão atrás das vitórias e não dos números".

Aguardo a opção do caro leitor.

SL

7 Comments:

At 7:47 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre Dr,

Caíste outra vez na armadilha (LOL).O próprio Dias Ferreira diz que um clube como o Sporting não pode optar entre competições, muito menos optar por males menores.Se começamos com so subterfúgios dos segundos objectivos e dos segundos lugares não estamos a honrar os fundadores deste grande clube e o próprio clube.
Provocações à parte,e para não ficares sem uma resposta directa:opto pela Taça,claro.Até porque neste momento estou avesso a tudo o que sejam números e abomino tudo o que me faça lembrar que somos uma sociedade e não um clube de futebol.É que os clubes
de futebol vivem de golos e de vitórias,coisa que os nossos dirigentes parecem ignorar.

 
At 8:05 da tarde, Blogger PSN said...

Ilustre,

Não cai em armadilha nenhuma (mas apreciei a provocação).

Trata-se, conforme referi, de um mero exercício teórico.

E aliás, Dias Ferreira não disse bem isso. O que ele disse foi que a taça e/ou segundo lugar não se substituem ao título de campeão, o qual tem de ser sempre o objectivo do Sporting. Mais atenção, Dr. MGF!

Em abstracto e no que toca à minha "sondagem", a questão é que ganhar tem de ser o acento tónico do Sporting. Com o segundo lugar não se ganha nada - ficar em segundo é ser o primeiro dos últimos. Com a taça ganha-se um troféu para o museu e para a história.

Daí eu ter optado também pela conquista da taça.

 
At 8:14 da tarde, Blogger PSN said...

Não obstante e tendo em conta que tudo o resto está perdido, o mínimo será mesmo conquistar a taça e ficar em segundo.

 
At 8:24 da tarde, Blogger MGF said...

Caríssimo,

Não ouviste bem o Dias Ferreira.Ele,efectivamente,disse que temos de lutar é para sermos campeões,mas criticou Soares Franco (ainda que este o tenha feito para retirar pressão à equipa)por ter passado a mensagem que uma competição pela UEFA não seria para ganhar,em detrimento do segundo lugar.Compreendo que estes discursos "redondos" das pessoas que neste momento gerem o Sporting te toldem de alguma forma o espírito.Mas eu estou cá para te acordar!(LOL)

 
At 8:41 da tarde, Blogger PSN said...

Meu Caro,

Ouvi bem e nada daquilo que disseste agora vai contra aquilo que eu disse acima.

No fundo limitas-te a dizer mais coisas que o Dias Ferreira disse. Mas, no fundo, nada que afecte aquilo que eu tinha dito. Aliás, pelo contrário, acabaste por me dar razão.

Com efeito, nunca aqui, nem em lado nenhum, me ouviste defender que preferia o 2.º lugar à uefa ou ao que quer que seja.

Não partilho minimamente das ideias estapafurdias das prioridades de Soares Franco e de Paulo Bento.

Para mim e para todos os Sportinguistas, a prioridade só pode ser uma: ganhar tudo!

Espero que tenha dirimido, por fim, as dúvidas que pairavam sobre a tua mente, já sequiosa de descanso (LOL).

Abraço!

 
At 8:49 da tarde, Blogger MGF said...

Grandíssimo

Eu nunca disse ou escrevi que tu preferias o 2º lugar à Uefa ou a qualquer coisa que seja.Por outro lado,em relação ao Dias Ferreira,acabas por me dar razão,pois afinal reproduzi tão fielmente quanto possível as suas declarações.
Eu sei que também não podes com esta conversa dos objectivos.Mas como,mesmo assim,resolveste colocar,ainda que teoricamente,a questão dos objectivos,foi irresistível chamar-te à atenção.É que em alguns (rápidos,felizmente) momentos parece que o discurso sonolento do actual Sporting nosinvade.Contudo,como tu és dos bons sportinguistas da velha guarda,não vergas, claro!!Ah ganda leão!
Abraço!

 
At 8:47 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

PSN e MGF,

Sou mero adepto do Sporting pelo que me posso alhear das contas e ser o "irresponsável" que quer é canecos para o mundo Sporting. Venha daí a Taça!

Questão diversa é se Soares Franco, mesmo com as responsabilidades que tem, deveria ter secundarizado tudo em prol do primeiro lugar de entre os últimos...

 

Enviar um comentário

<< Home