OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, outubro 30, 2007

Paulo Bento Assume a Responsabilidade


Paulo Bento vem hoje dizer que compreende a insatisfação dos adeptos e assume a inteira responsabilidade pela crise instalada.

Esta atitute guerreira, de dar o corpo às balas, é sem dúvida assinalável e foi esta atitude que eu sempre apreciei em Paulo Bento. Tal como assinalável é a forma como diz estar na altura de inverter os resultados.

Veremos amanhã, em "combate", como a equipa vai reagir.

Em princípio, com o regresso de Polga e a subsequente recolocação de Veloso, a tranquilidade deverá voltar, pelo que Paulo Bento estará mais ou menos resguardado das eventuais críticas quanto à gestão da equipa.

Com efeito, não vai ser preciso inventar. Esperamos nós...

Eu sou um adepto do trabalho desenvolvido pelo Paulo Bento e tenho confiança que as coisa vão mudar. Com efeito, ninguém está isento de cometer erros.

Paulo Bento merece a nossa confiança, desde que reconheça os seus erros e os rectifique.

Até lá, estamos consigo, mister.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Uma pausa no futebol.....

E de repente a águia renasceu das cinzas. Depois de muito porfiar, com sucessivas capas de jornais a incentivarem e a darem destaque ao clube do povo,os resultados estão aí:vitórias nos últimos minutos contra as potências Celtic e Marítimo.O campeonato ganhou um novo ânimo! O Benfica ultrapassou o rival da segunda circular e já ameaça o Porto.Segundo consta,as pernas de Jesualdo mal se aguentam com tal pressão. Mais, aconteceu o inimaginável há uma ano atrás: Pinto da Costa casou-se com a mesma mulher pela segunda vez e não convidou Reinaldo Teles para a festa! Festa que a TVI soube fazer aquando da transmissão do Nacional-Sporting e que faz todos os domingos à noite numa "coisa" a que chamam programa desportivo e que tem como apresentador o tipo mais irritante da televisão portuguesa e como comentador um jornalista reconhecidamente de Carnide. Festa fez o Rui Santos (aquela penteado à Marco Paulo destrói qualquer um) ao proclamar,mais uma vez, a desgraça do futebol português e o declínio de Paulo Bento, que, diz o referido bonas, foi colocado num "pedestal".
Viva o nosso futebol! Viva o Benfica!

PS: Entretanto,uma boa notícia:Polga joga contra o Fátima. Será que Veloso ainda assim se mantém na defesa?

domingo, outubro 28, 2007

Parabéns, Paulo! Não perdemos!



Tal como havia previsto no último post (tendo em consideração o discurso pouco ambicioso de Paulo Bento), o Sporting empatou com o Nacional e ningúem ficou contente, a não ser Paulo Bento, porque não perdeu.

O Sporting afunda-se a cada jogo, sem perspectivas de melhoras.

O treinador começa a perder o brilho, tomando decisões incompreensíveis e disparatadas.

Perdoem-me a comparação, mas colocar Veloso como central na ausência de Polga seria a mesma coisa que colocar Cristiano Ronaldo na baliza na ausência de Van der Sar. É demasiadamente importante para estar recuado, quando Gladstone é uma solução mais que credível.

Depois, não compreendo a imbirração com Adrien. O ano passado demorou uma eternidade a lançar Veloso e este ano vai pelo mesmo caminho com Adrien, quando já se viu (pelo pouco que se viu de Adrien) que é muito superior aos paredes, farneruds e pereirinhas que por lá andam.

A equipa não jogava, mas ganhava. Agora, para além de não jogar, não ganha.

Crise irremediável...

sexta-feira, outubro 26, 2007

Péssima Mensagem ou Falta de Ambição?


"Não vamos perder o terceiro jogo consecutivo". A frase é de Paulo Bento, proferida em alusão ao jogo Nacional vs Sporting que se vai realizar no próximo sábado.

Apesar de não ter lido o conteúdo integral do discurso de Paulo Bento, não posso ainda assim deixar de manifestar a minha perplexidade face a estas palavras tão pouco ambiciosas.

Com efeito, dizer que o Sporting não vai perder o terceiro jogo consecutivo traz subjacente a ideia de que o empate poderá ser um resultado positivo. Pelo menos é essa a mensagem que passou para este atento Sportinguista e é a mensagem que eu temo que passe para o balneário.

Não posso deixar de notar que o discurso de Paulo Bento tem nos últimos tempos vindo a decrescer no que respeita à ambição. Já antes do desafio frente ao Roma havia dito que não era um jogo decisivo, como que querendo antecipar uma eventual derrota.

Mister, gosto muito de si, mas há que inverter o discurso sob pena de cair a pique na popularidade que goza junto dos Sportinguistas.

Uma coisa é certa: eu não ficarei feliz com um empate na Choupana.

quarta-feira, outubro 24, 2007

Toque a reunir

O jogo não correu bem, sendo que a Roma é uma equipa que está perfeitamente ao nosso alcance. A falta de Polga fez-se sentir,sobretudo pelo facto de Veloso ter recuado e pela não aposta de Paulo Bento em Gladstone. Por outro lado,quem tem Tiago na baliza,não pode almejar muita coisa...

Num momento crítico da época, a sete pontos do Porto no campeonato,em desvantagem na Taça da Liga e em terceiro na Champions, é chegada a altura de Paulo Bento passar a apostar SEMPRE nos melhores e nos que lhe dão mais garantias. Não é tempo de procurar culpas em contratações menos felizes,não é tempo de dissecar opções menos acertadas do treinador.

É tempo de reunir as tropas e começar a recuperar. Porque nada está ainda perdido.E porque, embora curto,temos plantel para fazer mais. Vamos com força!

E tudo o banco levou....


Mais uma vez o banco, i.e. a falta de soluções, ditou a derrota.

Aquilo que aparentemente foi um bom jogo do Sporting, a controlar o jogo com a sua eficaz troca de bola a meio campo, revelou-se, na verdade, um desastre em termos defensivos.

Tiago revelou as suas fraquezas por demais conhecidas (cruzamentos) e todos os elementos da defesa, sem excepção, acusaram a ausência do "Sô" Polga.

É, de facto, muito triste constatar que a equipa do Sporting se resume ao seu onze inicial...mas é dura realidade.

Não que no banco não possam estar soluções. Acredito que Adrien teria feito muito melhor que Paredes, tal como acredito que Gladstone (internacional brasileiro) pudesse ter libertado Veloso para a sua melhor função que é a construção de jogo.

Contudo, a verdade é que Paulo Bento não acredita no seu banco. Foi por demais evidente no jogo com Fatima, em que só não tirou mais jogadores ao intervalo porque não podia, e foi por demais evidente ontem, em que tentou magicar um onze usando praticamente os jogadores que jogam habitualmente, apesar da ausência de Polga.

Quanto à champions, julgo que ainda temos mais do que hipóteses de atingir os oitavos de final. Não só porque vamos jogar com a Roma em casa (que já se viu, não é superior ao Sporting) e porque só temos mais uma deslocação fora de portas a Manchester.

Ganhando à Roma, empatando em old traford e ganhando ao dínamo, o Sporting passa aos oitavos.

É preciso acreditar e é preciso que os onze tipo esteja todo disponível.

terça-feira, outubro 23, 2007

Sporting vs Roma


A minha fé diz-me que a vitória é possível, ainda que o adversário seja a poderosa Roma.

Temos jogadores de qualidade, cobiçados pelas mais diversas potências europeias. Temos alguma experiência acumulada pela ida a uma final da taça Uefa (Polga, Moutinho e Liedson). Temos um treinador ambicioso e com carisma e capacidade para conduzir a equipa à vitória.

Aquilo que para uns pode significar o amealhar de mais alguns Euros, e uma montra para a futura venda de jogadores, para mim não é mais do que paixão. Uma vontade inabalável de vencer e projectar o nome do Sporting além fronteiras.

Força Sporting, a vitória é possível!

segunda-feira, outubro 22, 2007

Banco Fraco..nem Paulo Bento Escapou...

Já há uns tempos atrás tinha referido a fraca qualidade do nosso banco. No sábado, foi a prova dos nove.

Os Viscondes disseram mais uma vez presente, ao contrário de muitos que preferiram o conforto do sofá ou aproveitar o sol de Outono. 6.000 pessoas é francamente pouco. Na luz estavam 30.000...São os adeptos que temos...

Quanto ao jogo propriamente dito:

Farnerud - demonstrou não ter qualidade para jogar numa equipa como o Sporting. Com um jogador como Adrien, não compreendo a insistência de Paulo Bento no sueco que nunca demonstrou mais do que um simples "não comprometer".


Gladstone - muito mal. Nervoso, desconcentrado, trapalhão. Não compreendo como é que Dunga consegue deixar de fora Polga...

Had - sem qualquer sentido posicional. não comprometeu a defender, mas revelou pouca inteligência em lances em que estava sozinho, preferindo cortar para canto em vez de sair a jogar. A atacar foi inexistente.

Paredes - é aquele poço de vontade e raça, mas falta-lhe a qualidade técnica para fazer a diferença.


Celsinho - foi, de todos os refeorços, aquele de quem eu mais gostei. Agarra bem a bola, nota-se que tem técnica. Foi pouco influente é certo, mas julgo que não merecia a substituição.

Purovic - apesar dos seus quase 2 metros, não ganha uma bola nas alturas. é sempre superado pelos defesas adversários. não tem sentido posicional. Posto isto, o Saleiro mais que merece uma oportunidade em Janeiro.


Paulo Bento esteve, a meu ver, péssimo. Nunca esperei dizer isto do nosso mister, mas não posso tapar o sol com uma peneira.

Para começar, procurou vencer o jogo com uma equipa que nunca deu garantias para tal.

Compreendo a necessidade de rodar jogadores, mas teria sido mais inteligente resolver o jogo na primeira parte com os titulares e descansar depois com os suplentes.

Ao intervalo, não se percebe porque deixa Paredes e tira Celsinho. O facto é que, com Miguel Veloso mais recuado, a equipa continuou pouco acutilante no meio campo.

Espero que esta humilhação tenha, pelo menos, servido para Paulo Bento tirar conclusões relativamente às suas opções.

Serve igualmente para a Sad tirar as suas conclusões sobre a política de contratações. De todas as contratações, apenas Derlei, Vukcevic e Stojkovic revelaram ser opções indiscutíveis.

quarta-feira, outubro 17, 2007

IORDA - HERÓI INJUSTIÇADO


É hoje notícia a frustração das negociações entre o Sporting e Iordanov no sentido da resolução de um litígio que se prende com a realização de um jogo de despedida do ex-jogador leonino.

Com efeito, apesar de o jogo de despedida se encontrar alegadamente previsto no contrato entre o Sporting e o jogador, o mesmo nunca se chegou a realizar por alegada falta de interesse do Sporting.


Pessoalmente, sinto uma enorme tristeza pela forma como os ex-jogadores do Sporting são tratados pela instituição.

Importa notar que não estamos a falar de um jogador qualquer. Estamos a falar de Iordanov, um jogador que comia a relva pelo Sporting e que conseguiu, por amor ao desporto e ao Sporting, ultrapassar uma doença muito complicada.

Recordo-me que Iordanov foi o principal responsável pela conquista da taça de Portugal 94/95, a qual quebrou um jejum de 14 anos sem vencer qualquer título.

Foi ainda, o primeiro capitão de equipa do Sporting de nacionalidade estrangeira.
Iordanov foi um exemplo de profissionalismo, dedicação ao clube e exemplo para os mais jovens. Deu muitas alegrias aos Sportinguistas, foi um ídolo para muitos miúdos (lembro-me que, na escola, muitos dos meus colegas se auto-alcunhavam de Iorda)

Iordanov é, incontornavelmente, um símbolo dos anos 90 do Sporting.

Por tudo isto, pesa-me agora que o Sporting esteja a tratar Iordanov desta forma pouco digna, recusando-se teimosamente em cumprir a última vontade desportiva do ex-jogador, que não é mais do que fazer um simples jogo de despedida.

Alega o Sporting que o jogo não terá interesse, terá fraca receita e será um prejuízo para a organização.

Não conheço os contornos que envolvem o jogo de despedida, mas, ainda que custe alguma coisa ao Sporting, não tenho dúvida alguma que o Iordanov merece.

As homenagens à porta da morgue, com palavras bonitas e com a bandeira verde e branca por cima do caixão, pecam por tardias.

Honremos os nossos heróis enquanto são vivos!

terça-feira, outubro 16, 2007

A aposta nos jovens

Ontem foi mesmo o dia das entrevistas. Em tempo de futebol não jogado no mercado doméstico,os jornais multiplicam-se em entrevistas,umas mais interessantes que outras,umas com entrevistados mais interessantes que outros.

Ora,ontem o jornal O Jogo,além de nos brindar com uma entrevista ao grande Polga,também resolveu dar voz ao velho capitão do Porto, eterno número 2 dos Dragões. O autor de pérolas como "rematei com o pé que estava mais à mão",ou "o meu coração só tem uma cor,azul e branco", ou o famoso "prognósticos só no fim do jogo". As gaffes e as demonstrações de que a inteligência não abunda para aqueles lados só mais que muitas. Por isso pouparei os caros leitores de transcrever o sem número de parvoíces que tal personagem já disse.

Não obstante,ontem o referido personagem juntou ao citado rol, a seguinte afirmação, pretendo justificar a manifesta ausência de aposta na formação por parte do Porto: "Nos últimos vinte anos, foi muito mais fácil para as equipas que no Natal já estavam a dez, doze pontos, apostar nos jovens. O Porto, como venceu quase todos os campeonatos, não podia apostar tão facilmente na formação".

Da brilhante declaração retiram-se três conclusões: (i) apostar na formação e vencer campeonatos são situações incompatíveis; (ii) o Porto contribuiu muito pouco para o panorama actual em que Portugal é a 8ª equipa mundial do ranking da FIFA; (iii) escolas como as do Ajax e do Manchester United, que conseguem regularmente sucesso na formação e ganhar competições, são fenómenos extra-terrestres ou produtos da nossa imaginação.

Uma última dúvida que,subitamente,me assaltou: será que jogadores como Walter Paz, Mogrovejo,N'Tsunda,Esnaider ( a lista é infindável....) justificaram ocupar vagas de plantéis do Porto em que,presumivelmente,poderiam evoluir jovens portugueses com margem de progressão?

Sem comentários.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Anderson Polga


Em tempo de pausa de competições entre clubes, nos jornais de hoje podemos ler duas entrevistas a dois dos jogadores em maior destaque no Sporting neste início de época: Romagnoli e Polga. Uma vez que o primeiro já mereceu uma referência especial em post recente,nada mais justo que fazer o mesmo em relação a Polga.

Chegou ao Sporting como o primeiro campeão do mundo a alinhar em Portugal.Começou de forma algo discreta,algumas vezes titubeante. Sem esquecer umas famosas férias de Natal demasiado alargadas.....Mas,a partir da nomeação de Paulo Bento como técnico principal,tornou-se um jogador essencial na nossa equipa. É da mais elementar justiça dizer que,com a devida licença de Pepe,foi, sem dúvida o melhor central do campeonato passado, mantendo o estatuto na presente época. Como se não bastasse a regularidade com que tem realizado exibições imaculadas,o golo em Kiev nada mais foi que a cereja no topo do bolo.Se alguém merecia aquele golo,esse alguém era Polga.

Confesso que nunca simpatizei especialmente com o jogador e com a pessoa.Enganei-me. Hoje em dia é um dos indiscutíveis e já o considero um jogador marcante na história do Sporting,com muito ainda para nos oferecer.

Apenas Dunga anda distraído.Muito distraído,diga-se. Há opções sustentáveis e há opções sem fundamento e sem sentido. A ausência de Polga na selecção integra-se nestas últimas.São os lobbies e os interesses do futebol.Umas vezes compreensíveis,outras extremamente injustos.Quem não se lembra da cegueira de Carlos Alberto Parreira em relação a Deco?Embora no Brasil a margem de erro seja pequena,pela quantidade e qualidade de soluções,há erros que se pagam caro. E não foi por acaso que neste último Mundial Portugal ficou à frente do Brasil treinado precisamente por Parreira. Não há coincidências....

Entretanto,felizes os adeptos do Sporting por poderem disfrutar da categoria de um fantástico jogador. Seu nome:Anderson Polga.

PS: Como se não bastasse,realço este aspecto que muito me apraz: alguns dias antes de assinar pelo Sporting, Polga esteve perto de se transferir para o Benfica. Camacho queria-o, e a mudança para a Luz esteve "quase a concretizar-se", mas arrependimento é algo que não existe, até porque os gostos são outros. "Ficar arrependido? Não, até porque nunca gostei do vermelho".

sexta-feira, outubro 12, 2007

JUCA


Nunca o vi jogar, mas sei o suficiente para lhe dedicar umas quantas palavras neste que foi o dia da sua morte.

Realizou 178 jogos com a camisola do Sporting, jogou com os 5 violinos, esteve no primeiro jogo de sempre da Taça dos Campeões Europeu (contra o Partizan), foi selccionador nacional.

Um grande jogador, dedicado ao Sporting e a Portugal, uma glória.

Aqui fica a homenagem, porque o Sporting também vive do seu passado.

Veloso já é um dos meninos de Scolari


E já está. Depois de uma época plena de afirmação e de brilhantismo,depois da confirmação como um dos nossos indiscutíveis,também Scolari se rendeu às evidências e acaba de confirmar Veloso como titular no jogo de Portugal no Azerbeijão. Jogando a trinco,refira-se.

Nada mais justo. Em Portugal,não obstante a valia de jogadores como Petit ou Raul Meireles,Veloso é claramente o melhor naquele posto.Excelente colocação no terreno, visão do jogo apurada,capacidade de passe curto e longo assinalável, técnica irrepreensível,remate forte e expedito. Personalidade e competividade acima da média. Está tudo lá. Um centro campista completo com um raio de acção bastante alargado,sem perder qualidade em termos defensivos.

Igualmente relevante, é já uma referência do nosso Sporting. Este não engana, é mesmo jogador. E com carácter. Oxalá o consigamos manter por mais algum tempo....

quarta-feira, outubro 10, 2007

JOSÉ ALVALADE


O Grande Mentor do Sporting Clube de Portugal faria hoje 122 anos.

Aqui fica o registo da efeméride que mudou para sempre a história do desporto em Portugal e no Mundo.

Eis a frase que esteve na origem da nossa paixão:

"Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa"

terça-feira, outubro 09, 2007

"Mea Culpa"


"O Sporting também não me parece que tenha culpa do erro do árbitro. Nos últimos tempos tem sido uma paródia e a mim não me vão ver neste tipo de paródia."- Manuel Cajuda dixit, em conferência de imprensa de segunda-feira.

Com este gesto e estas palavras desarmou-me. Faço aqui um mea culpa. Como é seu apanágio,Cajuda não foi pelo discurso fácil e previsível. Foi digno.

PS: Contrariamente ao que a Imprensa tem vindo a espalhar,a atitude de Paulo Bento após o jogo contra o Guimarães foi correcta: falou num lance duvidoso (que,de facto,é) com a frontalidade que o caracteriza,reconhecendo igualmente que o 3-0 terá sido um resultado exagerado. Se todos fossem como o nosso treinador,o nosso futebol seria,certamente,muito melhor. Regozijo-me que Cajuda o tenha acompanhado com grande "fair-play".

segunda-feira, outubro 08, 2007

Sporting 3 - Guimarães 0 - Notas


Dificuldade - sobretudo na primeira parte, o Sporting teve muita dificuldade em segurar o jogo e contrariar o domínio do Guimarães. Pela primeira vez, neste campeonato, vi o SPorting claramente a cheirar a bola. O Guimarães com uma circulação de bola muito forte e com as unidades a ocupar largas áreas do terreno, tornavam muito difícil ao Sporting recuperar a bola.

Izmailov - a chave do jogo. as suas movimentações rápidas e triangulações com Romagnoli e Vukcevic abriram a defesa vimaranense.

Paulo Bento - em grande! viu que a equipa titular não conseguia contrariar o Guimarães e operou uma revolução ao intervalo. Com Veloso do lado esquerdo (por troca com Ronny) o Sporting ganhou uma maior consistência defensiva. Vukcevic, passou a jogar ao centro onde rende claramente mais do que na linha. Por seu turno, a entrada de Izmailov (por troca com Djaló) rompeu a defesa do Guimarães.

Vitória - muito importante. Com esta vitória, o Sporting quebrou um certo jejum que já durava desde o jogo da amadora, para além de que mantém a distância sobre o fcp (não convém vacilar mais). Importante também, porque o Guimarães não perdia há 9 meses.

Público - mais uma vez, e após uma vitória histórica sobre o Dinamo de Kiev, o estádio apresentava uma moldura humana de pouco mais de 30.000 pessoas. Continuo sem compreender os Sportinguistas de sofa ou, então, a política de incentivos do Sporting...

Imprensa - Será em breve objecto de um post específico, mas não podia deixar de salientar a hostilidade com que a imprensa trata o Sporting. A SIC, por exemplo, começou a abordagem ao jogo dizendo que Paulo Bento e Filipe Soares Franco não reconhecem a falta no lance do primeiro golo do Sporting. Já não há paciência...

quinta-feira, outubro 04, 2007

Romagnoli - a justa homenagem


Nem sempre teve a chamada "boa imprensa",entrou de mansinho,mas hoje é já,juntamente com Polga,Moutinho ou Liedson,um dos imprescindíveis.

A capacidade de jogar em espaços curtos,a aparente facilidade com que torneia os adversários,a visão exímia de jogo e o transporte rápido de bola fazem dele um jogador quase completo.Apenas lhe faltará o "killer instinct" de que Robson falava. Mesmo assim,é já um caso sério no nosso futebol.
O exemplo paradigmático de que há jogadores que demoram mais tempo a adaptar-se e a ganhar forma.

A segunda volta do campeonato passado e o presente início de época foram notáveis.Não é só bom jogador,é também um excelente profissional. Por tudo,já o considero um dos nossos!

Confirmação

A derrota de ontem do slb frente ao Shaktar veio confirmar a frieza e dificuldade das equipas de leste e, neste caso em particular, das equipas ucranianas.

Fortes fisicamente, tacticamente sólidas e de um calculismo e frieza notáveis, as equipas de leste são mor das vezes um osso duro de roer para as equipas Portuguesas.

Assim, a derrota do slb em casa frente aos vice-campões ucranianos só veio dar maior destaque e importância à vitória do Sporting frente ao dinamo de kiev..

Foi, de facto, um feito notável e um passo muito importante na conquista do primeiro objectivo ou, pior dos cenários, no acesso aos oitavos de final da taça uefa.

quarta-feira, outubro 03, 2007

E a Porta Abriu-se!


Conforme havia referido no meu post de ontem, o Sporting podia, ganhando em Kiev, abrir a porta da esperança, alimentando assim a chama do sonho da passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

A receita era simples "somos superiores, basta mostrá-lo em campo".

E assim aconteceu. Entrámos bem no jogo, sempre com os olhos na baliza adversária à procura do golo. Mesmo quando sofremos o empate não baixámos os braços e fomos procurar novamente a vantagem. Outra vez em vantagem, defendemos o resultado (o mais importante numa competição desta natureza) de forma eficaz.

Foi um Sporting de combate, de sofrimento e de querer.

Não estivesse Veloso particularmente desinspirado e teríamos conseguido uma vitória bem mais tranquila. Com efeito, a sua exibição prejudicou a defesa que, sobretudo na primeira parte, sofreu alguns calafrios.

Uma palavra para Stojkovic que se mostrou insuperável. Um gigante!

Agora, e segundo as leis da matemática, tudo é possível. Em Roma só um resultado não nos interessa. Será preciso um super Sporting, que eu acredito que irá surgir.

Em suma, o sonho mantém-se!

terça-feira, outubro 02, 2007

DINAMO vs SPORTING: A Porta da Esperança


Aproximando-se a hora do Dinamo Kiev vs SPORTING, o nervosismo vai apertando. Já só se consegue olhar para o relógio, fulminado os minutos que tardam em passar.

Como Sportinguista, tenho de acreditar na vitória.

Manchester, Roma ou ambos irão perder pontos. Uma vitória abrirá, assim, a porta da esperança.

Contudo, não será fácil. O Sporting estará practicamente sozinho no frio eslavo. Poucos terão conseguido acompanhar a equipa a Kiev. por outro lado, os vladimires também querem conquistar a sua primeira vitória.

Aposto na equipa que jogou frente ao slb, com uma única alteração, a saber:

Stojkovic
Abel
Polga
Tonel
Ronny
Veloso
Moutinho
Vukcevic
Romagnoli
Celsinho
Liedson

Somos superiores, basta mostrá-lo em campo.

FORÇA SPORTING!

segunda-feira, outubro 01, 2007

O ESCÂNDALO


Que o penalty sobre o Romagnoli não tivesse sido assinalado ainda se concede.

Que não se expulse o Luisão por falta violenta por trás sobre o Djaló, ainda se compreende, ainda que ao arrepio de todas as indicações da UEFA e da FIFA.

O que já não se pode conceder é que, pela primeira vez no futebol Português, um árbitro, que não vê na sua plenitude o lance em causa, anule uma decisão do árbitro assistente, prejudicado irremediavelemente o Sporting.

Porquê? Porque não confiou Pedro Henriques na indicação (acertada) do seu auxiliar?

Sinto que o Sporting é como uma espécie de rato de laboratório de todas as más experiências que são feitas pelos árbitros. Com efeito, foi com o Sporting que se passou a saber que o atraso para o guarda-redes não tem de ser deliberado. Foi com o Sporting que um árbitro despreza uma decisão do auxiliar que, melhor colocado, assinala grande penalidade.

Há uns iluminados que dão relevância ao facto de os jogadores do Sporting não terem reclamado imediatamente da mão na bola. Contudo, esquecem-se que o papel do jogador de futebol é, precisamente, jogar. Ao árbitro e árbitro assistente compete julgar.

Basta de Roubo!