OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, outubro 16, 2007

A aposta nos jovens

Ontem foi mesmo o dia das entrevistas. Em tempo de futebol não jogado no mercado doméstico,os jornais multiplicam-se em entrevistas,umas mais interessantes que outras,umas com entrevistados mais interessantes que outros.

Ora,ontem o jornal O Jogo,além de nos brindar com uma entrevista ao grande Polga,também resolveu dar voz ao velho capitão do Porto, eterno número 2 dos Dragões. O autor de pérolas como "rematei com o pé que estava mais à mão",ou "o meu coração só tem uma cor,azul e branco", ou o famoso "prognósticos só no fim do jogo". As gaffes e as demonstrações de que a inteligência não abunda para aqueles lados só mais que muitas. Por isso pouparei os caros leitores de transcrever o sem número de parvoíces que tal personagem já disse.

Não obstante,ontem o referido personagem juntou ao citado rol, a seguinte afirmação, pretendo justificar a manifesta ausência de aposta na formação por parte do Porto: "Nos últimos vinte anos, foi muito mais fácil para as equipas que no Natal já estavam a dez, doze pontos, apostar nos jovens. O Porto, como venceu quase todos os campeonatos, não podia apostar tão facilmente na formação".

Da brilhante declaração retiram-se três conclusões: (i) apostar na formação e vencer campeonatos são situações incompatíveis; (ii) o Porto contribuiu muito pouco para o panorama actual em que Portugal é a 8ª equipa mundial do ranking da FIFA; (iii) escolas como as do Ajax e do Manchester United, que conseguem regularmente sucesso na formação e ganhar competições, são fenómenos extra-terrestres ou produtos da nossa imaginação.

Uma última dúvida que,subitamente,me assaltou: será que jogadores como Walter Paz, Mogrovejo,N'Tsunda,Esnaider ( a lista é infindável....) justificaram ocupar vagas de plantéis do Porto em que,presumivelmente,poderiam evoluir jovens portugueses com margem de progressão?

Sem comentários.

1 Comments:

At 5:24 da tarde, Blogger PSN said...

Ilustre!

LOL, é sempre com grande galhofa que recordamos esse "grande" personagem joão pinto.

E quando julgávamos que não podia dizer mais disparates, eis que nos brinda com a pérola ontem reproduzida no jornal o Jogo.

É evidente que o fcp apostou na formação nestes últimos 20 anos. nomes como hélder postiga, domingos, rui jorge, jorge costa, ricardo carvalho, hugo almeida, os quais estão ligados a inúmeros titulos do fcp, vêm das escolas do fcp.

Agora, não é menos verdade que, uma vez com poder económico para tal, o fcp passou a ir buscar para as suas fileiras jogadores da formação de outros clubes (deco, quaresma, nuno valente, paulo ferreira, já para não falar no futre!). É uma inevitabilidade.

Desconsiderar a formação daquela forma é não ter consciência do próprio passado do fcp e é não perceber que foi graças a muitos jogadores vindos da formação do Sporting que o fcp conquistou muitos dos seus títulos.

 

Enviar um comentário

<< Home