OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, outubro 15, 2007

Anderson Polga


Em tempo de pausa de competições entre clubes, nos jornais de hoje podemos ler duas entrevistas a dois dos jogadores em maior destaque no Sporting neste início de época: Romagnoli e Polga. Uma vez que o primeiro já mereceu uma referência especial em post recente,nada mais justo que fazer o mesmo em relação a Polga.

Chegou ao Sporting como o primeiro campeão do mundo a alinhar em Portugal.Começou de forma algo discreta,algumas vezes titubeante. Sem esquecer umas famosas férias de Natal demasiado alargadas.....Mas,a partir da nomeação de Paulo Bento como técnico principal,tornou-se um jogador essencial na nossa equipa. É da mais elementar justiça dizer que,com a devida licença de Pepe,foi, sem dúvida o melhor central do campeonato passado, mantendo o estatuto na presente época. Como se não bastasse a regularidade com que tem realizado exibições imaculadas,o golo em Kiev nada mais foi que a cereja no topo do bolo.Se alguém merecia aquele golo,esse alguém era Polga.

Confesso que nunca simpatizei especialmente com o jogador e com a pessoa.Enganei-me. Hoje em dia é um dos indiscutíveis e já o considero um jogador marcante na história do Sporting,com muito ainda para nos oferecer.

Apenas Dunga anda distraído.Muito distraído,diga-se. Há opções sustentáveis e há opções sem fundamento e sem sentido. A ausência de Polga na selecção integra-se nestas últimas.São os lobbies e os interesses do futebol.Umas vezes compreensíveis,outras extremamente injustos.Quem não se lembra da cegueira de Carlos Alberto Parreira em relação a Deco?Embora no Brasil a margem de erro seja pequena,pela quantidade e qualidade de soluções,há erros que se pagam caro. E não foi por acaso que neste último Mundial Portugal ficou à frente do Brasil treinado precisamente por Parreira. Não há coincidências....

Entretanto,felizes os adeptos do Sporting por poderem disfrutar da categoria de um fantástico jogador. Seu nome:Anderson Polga.

PS: Como se não bastasse,realço este aspecto que muito me apraz: alguns dias antes de assinar pelo Sporting, Polga esteve perto de se transferir para o Benfica. Camacho queria-o, e a mudança para a Luz esteve "quase a concretizar-se", mas arrependimento é algo que não existe, até porque os gostos são outros. "Ficar arrependido? Não, até porque nunca gostei do vermelho".

2 Comments:

At 2:55 da tarde, Blogger PSN said...

Ilustre!

O Polga também me fez engolir as minhas próprias palavras.

Não que alguma vez tenha duvidado da sua qualidade, mas porque, há 3 anos atrás, com o episódio das férias de Natal "prolongadas", me fez acreditar que seria mais um daqueles brasileiros indisciplinados sem cabeça para se afirmar.

Recordo-me inclusivamente da célebre expressão "Xô Polga", usada pelo Dr. Dias Ferreira, enquanto manifestava, no programa "o dia seguinte", a sua indignação pelo supra referido episódio.

Hoje, tanto eu como o visconde MGF usamos amiúde essa expressão, mas num tom jocoso, como que gozando com a nossa patetíce de um dia termos desejado a saída do grande Polga do Sporting.

Pedra basilar no onze do Sporting, com uma técnica assinável, dono de uma integridade humana indiscutível, Polga é, sem margem para dúvidas, um dos melhores centrais que já passou pelo Sporting.

Que aqui fique por muitos anos e que celébre connosco a conquista de inúmeros títulos.

 
At 3:46 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre!

O Xô Polga é efectivamente um campeão! Viva o Sporting!

 

Enviar um comentário

<< Home