OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, setembro 30, 2008

Retoma

Quando se fala hoje em dia na urgente retoma, capaz de recuperar a débil económica que nos toca a todos, ocorre-me igualmente a situação pós-derby do nosso Sporting.

Abalados e frustrados com o resultado e exibição do passado sábado, que reduziu a margem de segurança que tínhamos conquistado, os adeptos leoninos começaram a questionar se esta equipa tem de facto estofo para ser campeã.

Urge, pois, uma retoma rápida e indolor. E nada melhor do que os dois próximos confrontos para que a mesma aconteça.

Contra o Basileia podemos relançar a nossa carreira na champions. Com o fcp, podemos descolar daquele que eu considero ser o nosso principal adversário. Em ambos os jogos, podemos apagar a má imagem do passado sábado e afirmar a nossa vontade de conquista.

Jogamos em casa, com milhares de vozes a puxar pela equipa. Estão reunidas todas as condições para que o PSI 20 de alvalade volte a subir!

Para a retoma, voltamos a contar com Liedson (melhor avançado do campeonato) e com Vukcevic (cuja rapidez e raça irão dar uma nova alma à equipa).

Depois da tempestade, temos nas mãos a bonança!

segunda-feira, setembro 29, 2008

É preciso ter calma...

Após o jogo de sábado e com a cabeça quente, comecei a colocar tudo em causa. O sistema, o treinador, os jogadores...tudo.

Hoje, com a distância e com a frieza necessárias, devemos concluir que foi apenas uma derrota, num estádio onde, tradicionalmente, perdemos.

É certo que é, provavelmente, a derrota que mais nos custa digerir, mas não deixa de valer os mesmos pontos que todas as outras.

Custa-nos especialmente, porque, olhando para esta equipa do slb, concluímos que tão depressa não teremos um rival tão fraquinho para levar de vencido.

Porém, estes jogos são como são...Já vi o Sporting dar 7-1 a uma equipa que terminou a 10 pontos de diferença à nossa frente (quando a vitória ainda só dava 2 pontos). Já vi o Sporting perder 3-6 quando tinha a melhor equipa de que tenho memória.

Custa, mas não podemos daí extrair que tudo está mal e que o treinador deve ir para a rua. Pelo menos, por ora...

O Sporting da segunda parte foi mole, sem atitude, sem garra, sem motivação. Quero acreditar que foi a arrogância que nos traiu. Quero acreditar que esta derrota possa ter funcionado como banho de humildade.

Seja como for, estamos no primeiro lugar, temos dois embates decisivos nos próximos 7 dias e não podemos embarcar numa onda de contestação e bota-abaixo.

Há que esperar e ver o que os próximos jogos nos trazem...

É preciso ter calma. Por ora....

sexta-feira, setembro 26, 2008

Convocatória e Expectativas

Eis os convocados para o derby:

Rui Patrício e Tiago; Polga, Abel, Tonel, Carriço, Pedro Silva, Grimi e Ronny; Veloso, Pereirinha, Moutinho, Rochemback, Romagnoli, e Adrien Silva; Djaló, Tiuí, Derlei, Liedson e Postiga.

Más Notícias:
- Caneira, Izmailov e Vukcevic de fora do derby
- Não está ultrapassada a querela entre Paulo Bento e Vukcevic (até quando é que isto vai durar? Tiuí vale mais que Vukcevic?) (ver post scriptum infra)

Boa notícia: Liedson de regresso

Partindo do princípio que Liedson não terá ritmo para jogar de início, eis o meu onze:

Rui Patrício

Abel Tonel Polga Grimi

Miguel Veloso

Rochemback Moutinho

Romagnoli

Djaló Postiga

Com todas as condicionantes, espero um Sporting que pretenda vencer (aliás, tem uma vantagem que lhe permite poder jogar no risco), com atitude, raça e sem medo de ser feliz.

Somos melhores, temos de o mostrar em campo.

Força Sporting!
p.s: li agora (aqui) que Paulo Bento~não convocou Vukcevik devido a lesão...Se é verdade, reconsidero o acima escrito. Se for mentira, é temer pela reacção de Vuk...

quarta-feira, setembro 24, 2008

Aproxima-se o derby...

A 3 dias do embate com o slb, estão praticamente vendidos os cerca de 2.600 bilhetes que foram disponibilizados ao Sporting.

Quer isto dizer que os leões estão confiantes e motivados com a liderança e acreditam que é possível sair da luz com os 3 pontos.

Uma vitória dá-nos balanço para um título que já nos foge há 6 anos, pelo que não podemos perder esta oportunidade.

A ansiedade já aperta!

terça-feira, setembro 23, 2008

Mais Vuk...

Vuk volta à carga, depois do comunicado da SAD publicado ontem no sítio oficial do clube, no qual esta fez saber que recusou uma proposta de 4 milhões pelo montenegrino.

Qual criança de 10 anos, Vuk diz que "Paulo Bento não gosta de mim" e que "devia jogar mais" e que "devia jogar a avançado ou descaído sobre a direita".

O facto é que já não há paciência para esta novela, que, diga-se, foi muito mal gerida do lado do Sporting, quer por Paulo Bento, quer pela SAD.

Se é verdade que não conhecemos todos os pormenores, não é menos verdade que é notório que este conflito arrasta-se desde o final da época passada.

Desde o início da "guerra fria", a SAD teve diversas oportunidades para "despachar" o jogador, o qual foi inclusivamente pretendido pelo fcp, no âmbito do negócio Postiga.

De facto se o problema era indisciplina e não tinha resolução à vista, a SAD deveria ter encontrado uma solução para o jogador, que contrariamente a Stojkovik, teve algumas propostas para sair.

No entanto, a SAD, concertada com Paulo Bento, decidiu manter o jogador. Cálculo, por isso, que a opção tenha sido de recuperar e estabilizar as relações com o jogador

Contudo, o que se verificou, quer na pré-época, quer no início da temporada, foi que o problema mantém-se, estando, aliás, pior.

Ora, esta situação revela, por um lado, inabilidade de Paulo Bento e da SAD para resolver, durante largos meses, o problema. Por seu turno, a posição actual é um nim. Ou seja, Paulo Bento convoca o jogador, mas só para jogar uns minutos ou para nem sequer jogar. Em que ficamos?

A ideia que passa para os adeptos é que Paulo Bento a SAD e Vukcevic não falam. Mandam bocas, metem terceiros ao barulho (empresário e Derlei), emitem comunicados. Ou seja, no fundo, parece que não há capacidade para um diálogo interno, maduro, capaz de resolver o problema.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Liderança e Polémica

O Sporting conseguiu, no final da terceira jornada (faltando ainda jogar o slb), cimentar a sua liderança, em virtude da terceira vitória consecutiva e do empate do fcp com o rio ave.

O caminho faz-se caminhando e se conseguirmos vencer os dois próximos jogos (slb e fcp) ficaremos em posição para não deixar fugir este campeonato! Já são 4 os pontos que nos separam do fcp, que poderão ser 7 daqui a duas jornadas.

O jogo de sábado não foi brilhante, mas foi o suficiente para levar de vencido o Belenenses.

Postiga revela-se cada vez mais como um óptimo reforço. Considero, contudo, que temos jogadores para fazer melhor equipa; Moutinho a trinco não rende tanto como Veloso, tal como Roma a 10 não rende tanto como Moutinho.

Contudo, mais do que as incidências, o jogo ficou marcado pelas declarações de Vukcevic.

Paulo Bento não é conhecido pela sua capacidade de recuperar jogadores, mas neste caso, atenta a qualidade de Vuk (veja-se o abanão que a equipa levou na segunda parte), julgo que se justificava uma aproximação entre técnico e jogador. A SAD deverá patrocinar a reconciliação, visto estar em causa o melhor interesse do Sporting.

sexta-feira, setembro 19, 2008

Parabéns a Nós e Regresso à Liga

Antes de mais, um apontamento para o nosso blog. Faz hoje 2 anos que fizemos o primeiro post. Algumas alegrias, algumas frustrações, sempre por uma causa comum: o grande Sporting! Crescemos e estamos aqui para ficar! Parabéns a nós pelo Bi!

Amanhã, contra o Belenenses, voltamos à competição interna.

Com este regresso, espera-se que acabem o medo, a inferioridade e a mediocridade que se viu em Camp Nou.

Exige-se que amanhã os jogadores demonstrem a ambição e a garra que se impõem sempre que se veste a camisola o Sporting.

Uma vitória expressiva e categórica, aleada a uma boa exibição, é a única coisa que poderá atenuar (uma vez que não se consegue esquecer) a imagem ridícula que deixámos em Espanha.

Os adeptos estão agastados com as humilhações espanholas e preocupados com o mau futebol praticado.

Aquilo que se fizer amanhã será decisivo no que concerne ao espírito com que a equipa e adepto irão encarar os próximos embates (Benfica, Shakthar e Porto).

Espera-se a resposta cabal!

quinta-feira, setembro 18, 2008

Desolador...

Infelizmente, a decisão do TAS limpa a imagem do FC Corruptos (a vitória de ontem à noite, e outras que se deverão seguir, também o faz) e dá motivo ao Papa e seus curas para (mais uma vez) se ficarem a rir.

Miserável vai o mundo em que esta espécie de canalhas se escapa a qualquer espécie de justiça. E como preocupações éticas são algo que estes senhores não têm, acabrão(?) a vida sem nunca sentirem a merecida vergonha, e sem ninguém lhes ter explicado, como deve ser, que os fins não justificam os meios, e que a batotice é própria dos animais.



O facto das instâncias portuguesas falharem já era, infelizmente, de esperar - (quase) toda a gente tem o rabo molhado, foram muitos anos a construir a teia, e não é nenhuma Morgado que vai conseguir apanhar as carraças.

Já o facto de, a nível europeu, e apesar do aparente apoio do líder da UEFA, nada ir possivelmente acontecer, é ainda mais desencorajador, pois a este nível a fruta não tem época e os envelopes de duzentos contos não chegam nem para ir ao barbeiro.

Parece-me que se vai perder uma oportunidade de ouro. Com Platini aparentemente empenhado em dar o exemplo (e não me parece que ele ganhe nada em vir a público dizer o que disse, pelo que algo de genuíno(?) o terá movido), a conjuntura parecia favorável, pois a vontade política de topo é muitas vezes mais importante do que os fundamentos jurídicos de base. Só que este senhor não se vai queimar por isso, e sem ninguém pressionar, aparentemente, a UEFA para se chegar à frente e dar o exemplo, provavelmente o mais sensato vai ser deixar o caso morrer, e dizer que se vai estabelecer regras mais apertadas para o futuro.

Para o futuro? E os 20 anos a roubar internamente - 20 anos de ilegalidades e mesquinhices que espezinharam a verdade desportiva e que serviram de base para uma situação que, hoje até pode ser limpa (duvido que o seja completamente - os maus hábitos são difíceis de largar), mas cuja origem está inquinada. Será que alguém se vai lembrar disso (principalmente fora de Portugal) quando virem hoje os resultados da Champions e repararem que o Sporting levou na pá e o Porto teve mais uma vitória europeia? Pois...

terça-feira, setembro 16, 2008

...Continuar a fazer a mesma história...

A única coisa de nível Europeu é mesmo a fé dos adeptos...

Logo à Noite: Fazer História

O jogo de logo à noite pode muito bem constituir um marco na história do Sporting. Por um lado, nunca vencemos em Espanha, por outro, nunca batemos um grande clube europeu em sua casa.

Com efeito, atentas as circunstâncias que se encontram reunidas, a vitória do Sporting em Barcelona é um resultado mais que possível. Senão vejamos:

O Barcelona é hoje uma equipa em restruturação. Saíram Ronaldinho e Deco, dois autênticos maestros. Saiu o treinador Rijkard e entrou o inexperiente Guardiola.

Por seu turno, é notória a instabilidade que o Barça está hoje a viver. Não vence à 3 jogos e a contestação é já uma realidade.

Contudo, há que ter em conta que o Barça é sempre o Barça.

O ataque é temível: Xavi, Iniesta, Messi, Henry e Eto, são nomes que fazem tremer qualquer um. Nou Camp é um inferno com 80 mil vozes a gritar.

De qualquer forma, sabendo que os nomes não ganham jogos e usando o ambiente de Nou Camp a nosso favor, podemos ter mais a nosso favor.

Todavia, será necessário um Sporting sem medo, com motivação, ambição e inspiração.

Eu acredito!

Força Sporting!

segunda-feira, setembro 15, 2008

VUK

Confesso que já estou cansado (como, de resto, deve estar a maioria dos sportinguistas) da novela Vuk.

Vukcevic é um jogador útil a qualquer equipa. No Sporting já revelou ser um grande jogador. Pode mesmo dizer-se que é o nosso Lisandro Lopez.

Por isso, não vale dizer que a sua não utilização é "opção técnica". Aliás, se o jogador fosse a terceira ou quarta escolha para a posição, o Sporting teria visto com bons olhos a venda do seu passe, dado que foram públicas as propostas pelo jogador.

O que não se compreende é que Paulo Bento e Soares Franco continuem a negar que há "um caso Vukcevic". O caso aí está, como aliás o confirma o empresário, e promete desestabilizar o balneário, para além de consubstanciar um autêntico desperdício financeiro e desportivo.

Resolva-se o problema!

quinta-feira, setembro 11, 2008

O regresso da calculadora assassina...

Quero acreditar que a derrota de ontem, foi fruto do acaso e que só por milagre aconteceu...

Quero acreditar que Queiroz coloca mesmo o melhor 11, o que não aconteceu ontem...

Quero acreditar que Ronaldo e Quaresma podem trazer algo mais a esta selecção...

Mas, infelizmente, o que temos hoje é a perspectiva do regresso da calculadora. Partindo do princípio que o nosso principal adversário é a Suécia, esta derrota com a Dinamarca (esse país com reconhecida tradição futebolística...) começa já a baralhar as contas.

Aguardemos pelos próximos jogos, mas já começo a ter saudades de Scolari...

p.s: E onde andam agora os detractores de Ricardo? Estaremos assim tão melhores na baliza?

quarta-feira, setembro 10, 2008

Paulo Bento

Seguro, confiante, determinado.

Foi assim que vi Paulo Bento, ontem à noite, na entrevista à sic.

Poderá não ser o maior dos treinadores a nível tecnico, mas é sem dúvida um líder. E hoje em dia ser líder é, provavelmente, a característica mais importante de um treinador.

Paulo Bento comanda sem medo. Não se deixa influenciar por paixões (quando - também aqui - se pediu o afastamento de Moutinho), lobbies (Filipovic no caso Vukcevik) e jornais (fiél ao seu modelo táctico, independentemente das críticas).

Acresce que Paulo Bento demonstra conhecer o futebol. E não falo do futebol dos manuais, mas do futebol dos bastidores. Paulo Bento sabe como funciona a mente dos jogadores, sabe como funcionam as pressões aos árbitros e sabe como funcionam as pressões mediáticas.

Paulo Bento tem ainda a humildade para reconhecer que "o Sporting deu-me mais do que eu dei ao Sporting", quando todos sabemos que nos últimos 30 anos, foi o treinador que mais títulos conquistou ao serviço do nosso clube...2 taças e 3 supertaças.

Falta o campeonato, que será já este ano!

sexta-feira, setembro 05, 2008

A Canalhice de um Pasquim...

Que "a Bola" é o órgão de comunicação não oficial do benfica, é mais ou menos unanime e, sinceramente, face à concorrência existente, não me preocupa sobremaneira. É vermelha, não compro!

O problema começa quando aquele pasquim, para além de enaltecer os ridículos feitos do clube da roda de bicicleta, lança "notícias" com o único intuito de desestabilizar o Sporting. Aí, porque me afecta, já me preocupa.

A notícia da edição de ontem do referido pasquim referia que Moutinho tinha pedido uma indemnização, contractualmente fixada, pelo facto de o Sporting ter recusado as propostas para a aquisição daquele jogador.

Hoje, faz eco nos meios de comunicação desportivos que Moutinho não pediu qualquer indemnização (ver aqui e aqui)

Contudo, curiosamente, "a Bola" nada refere quanto ao desmentido, preferindo amansar os Sportinguistas com uma entrevista que revela o optimismo de Paulo Bento para a Champions.

Mas será que estas situações podem passar em claro? Quanto custa a desestabilização de uma equipa? Quem ganha com isto? Qual o preço de uma notícia falsa e sem fundamento? As respostas são óbvias e exigem uma atitude dos responsáveis do Sporting no sentido de porem aquele pasquim no seu devido sítio.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Paragem

As próximas duas semanas são de completo vazio clubístico...

...O mercado fechou e com ele fecharam as novelas Moutinho e Veloso.
...O campeonato parou e com ele pararam todas as polémicas, entusiasmo e diabos ridículos a saltar ao pescoço dos arbitros.
...As equipas estão formadas.
...Os sorteios da Uefa estão definidos.

Entramos pois na segunda silly season, escassas semanas após o fim da primeira.

Resta-nos esperar que este período sirva para:

- sarar as feridas entre Paulo Bento e Vuk;
- afastar em definitivo os fantasmas que pairam sobre Moutinho e Veloso;
- os jogadores do Sporting se acostumarem ao primeiro lugar no campeonato;
- Paulo Bento estudar a forma de bater os nossos adversários na champions.

Enfim, resta-nos suspirar pelo regresso da acção...

terça-feira, setembro 02, 2008

Primeiro Lugar


Infelizmente, por motivos de força maior, não consegui ver o jogo de ontem frente ao Braga. Mas pelo que vi, li e ouvi, não terá sido uma exibição portentosa.

O Sporting cedo abdicou do ataque e apostou na gestão cautelosa do jogo, fruto de um golo madrugador, logo aos 3 minutos.

Quem pensa que o Sporting é uma super-equipa e vai entrar todos os jogos para golear por 5 a 0, está muito enganado.

O Sporting é uma grande equipa, mas há outras boas equipas na Liga. O Braga é uma delas. Diria mesmo que, a seguir aos 3 grandes, o Braga é a melhor equipa.

Por isso, a vitória de ontem foi uma vitória muito importante e não condeno a equipa pela estratégia adoptada.

Não me importo de ver o Sporting mais cauteloso contra este tipo de equipas, se isso significar os 3 pontos no final dos 90 minutos.

Tomara eu que o Sporting vença todos os jogos contra os grandes, Guimarães e Braga por 1-0 com golos aos 3 minutos....Seremos certamente campeões!

O que fica deste jogo são os 3 pontos e o primeiro lugar no campeonato, feito que já não conquistávamos há anos!

Estamos no bom caminho!

segunda-feira, setembro 01, 2008

Aproveitar a oportunidade

Lá diz o ditado: Candeia que segue na frente alumia duas vezes.

Hoje à noite, em Braga, uma vitória coloca-nos isolados (face aos nossos directos adversários) na frente do campeonato.

Como o fcp não costuma dar muitas abébias ao longo do campeonato, é fundamental aproveitar, desde já, esta oportunidade.

A vitória poderá igualmente convencer os muitos indecisos que, como eu, ainda não compraram a box. Espera-se uma afirmação definitiva de que este será o ano do leão!