OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, março 31, 2008

Novos Cartões...Onde?


Os novos cartões do Sporting foram anunciados com pompa e circunstância num timing péssimo, como aqui já foi referido.

No entanto, louvámos a iniciativa. Com efeito, antes num mau timing do que em timing nenhum...

Contudo, quem consultasse o sítio oficial, aqui, em busca da data de entrega dos cartões, teria, desde logo, esta certeza: "O NOVO CARTÃO DE SÓCIO SERÁ ENVIADO AOS SÓCIOS COM PELO MENOS UMA QUOTA DE 2008 PAGA, NO DECORRER DO MÊS DE MARÇO."

Quem ainda não tivesse a certeza de que os cartões iam ser mesmo entregues durante o mês de Março, poderia explorar o referido sítio e, nas denominadas Frequently Asked Questions (FAQs), depariria com um cenário ainda mais ambicioso:

"Como e quando irei receber o meu novo Cartão de Sócio do Sporting Clube de Portugal? O novo Cartão de Sócio será enviado para a morada constante na ficha de associado, nas primeiras semanas de Março."

É dia 1 de Abril e não, não é mentira...ainda não há cartões...

Vitória Importante

Vitória robusta e muito importante sobre a Naval (1-4), apesar da fraca qualidade do futebol apresentado.

Com esta vitória, afasta-se o fantasma dos jogos fora e ganha-se alento para o jogo de quinta-feira na Escócia frente ao Rangers. Acresce que, para o campeonato, seguem-se dois jogos em casa, frente ao Braga e ao Leixões; são seis pontos que não podemos deixar fugir.

Notas:
- Mais uma vez, Patrício comprometeu.
- Veloso parece regrassar às boas exibições.
- Gladstone não agarrou a oportunidade.
- Tiuí esteve muito bem na primeira parte, devendo-se a quebra do ataque à sua saída ao intervalo (não se compreendeu a alteração, apesar do golo de Djaló).

quinta-feira, março 27, 2008

25 anos de sócio

Amanhã, serei uma das 1376 pessoas que irão receber a medalha de 25 anos de sócio do Sporting Clube de Portugal.

Foi no dia 13 de Setembro de 1982 que o meu querido pai me inscreveu, então à minha revelia (tendo em conta os meus dois anos e meio), mas hoje com a minha ratificação, como sócio do Sporting Clube de Portugal.

Olhando para trás, foi muito o tempo que passou. São quase tantos anos de sócio como de vida. Para além da minha família, apenas o Sporting consegue estar há tanto tempo na minha vida.

Passei por diversas escolas, pela faculdade, por empregos, fiz amigos, aderi a modas, ouvi músicas, viajei, tive namoradas e paixões, desgostos e frustrações. Tudo passou, mas só o Sporting foi comum e transversal a todos os acontecimentos que preencheram a minha vida.

Com o Sporting vivi muitas vitórias e alegrias, mas também muitas derrotas e desgostos.

Nestes 25 anos:
- Vi o Sporting ganhar 2 campeonatos, naquilo que foi expoente máximo da minha vivência clubística.
- Vi Futres, Figos, Ronaldos, Quaresmas, Simões, Nanis, Moutinhos e Velosos, de qualidade internacional, serem formados nas escolas do Sporting.
- Vi o Sporting construir um estádio à sua dimensão, que me encheu de orgulho.
- Vi o Sporting golear o benfica, nosso rival de sempre, por 7-1, o que me deu um gozo especial e que será sempre uma pedra de arremesso contra a arrogância encarnada.
- Vi o Sporting chegar a uma final da taça uefa, que me fez chorar.
- Vi Carlos Lopes sagrar-se campeão olímpico da maratona, que me arrepiou.
- Vi o Sporting vencer campeonatos e taças europeias de hóquei em patins.
- Vi o Sporting ganhar campeonatos nacionais de basquetebol e voleibol.
- Vi Fernando Mamede, Naide Gomes, Obikuelo e Carlos Calado em inúmeras conquistas nacionais e internacionais.

- Mas também vi 23 anos em que o campeonato de futebol não passou de uma miragem.
- Vi inúmeras derrotas internacionais em futebol, aos pés das mais impensáveis equipas, as quais nem sequer consigo pronunciar o nome (gençlerbirligi, grassophers, viking, etc.).
- Vi as modalidades amadoras serem extintas, por vezes da forma mais cruel, encostando-se os sócios à parede numa escolha de Salomão.
- Vi e vejo o atletismo num impasse, sem pista para treinar.
- Vi o Sporting ser goleado 3-6 pelo benfica, humilhação inultrapassável.
- Vi dirigentes incompentes, sem capacidade de equilibrar as finanças do clube, esbanjadores e sem visão.
- Vi jogadores enormes saírem do clube por falta de um projecto.
- Vi treinadores incapazes.
- Vi a falta de crença na face dos meus correligionários, reflexo do cansaço de anos de apoio com pouco ou nenhum retorno.

Infelizmente, sou obrigado a constatar que o saldo é negativo. O Sporting perdeu, nestes 25 anos, expressão popular, perdeu a sua mística, perdeu a força do ecletismo, perdeu a pujança que tinha no início da década de oitenta.

Em 1982, o Sporting era o clube com maior número de modalidades. Era, com larga vantagem, o 2.º clube com mais títulos em futebol e o 2.º clube com mais adeptos. Hoje, o Sporting é o terceiro a todos estes níveis e arrisca-se a ser ultrapassado pelo surgimento de novas potências nacionais como o Guimarães, Braga e Setúbal.

No que diz respeito especificamente ao futebol, que é o motor e dínamo dos clubes, o Sporting foi, nestes 25 anos, um mero actor secundário.

Neste quarto de século, benfica (17 títulos) e porto (38 títulos) saquearam e dividiram entre si os trofeus nacionais, deixando para o Sporting pequenas migalhas, que se resumem a 2 campeonatos, 3 taças de Portugal e 4 supertaças (9 títulos). A nível internacional, o benfica esteve presente em 3 finais e o porto em 8, vencendo 6. O Sporting esteve presente numa única final.

Em 25 anos, é manifestamente muito pouco, para um clube que tinha a pretensão de ser “tão grande como os maiores da Europa”.

Se o Sporting quer seguir a máxima do seu fundador, precisa de se afirmar, precisa de conquistar, precisa de se fazer ouvir, precisa de inverter o estaticismo do fracasso e o conformismo da derrota, precisa de dirigentes que amem o clube e o futebol, que tenham visão, que tenham paixão.

O que vejo hoje, 25 anos após a dádiva clubística do meu pai, é um Sporting a esvaziar todos os seus ideais de esforço, dedicação, devoção e glória. Um Sporting preso aos bancos, sem estratégia, sem ideias, conformado.

Contudo, apesar dos 25 anos despojados de conquista no futebol e de declínio nas modalidades amadoras, nunca abandonei o clube. Estive, estou e estarei sempre com o Sporting, nos bons e nos maus momentos. Mas esta fidelidade pode acabar quando a minha geração desaparecer, quando desaparecerem aqueles que nasceram há mais de 25 anos na esperança de um Sporting ganhador.

Há 50 anos, o Belenenses era o terceiro clube nacional. Hoje é uma sombra do seu passado. Não quero que daqui por 50 anos o Sporting seja o Belenenses de hoje. Não quero que daqui por 50 anos o Sporting seja um pequeno clube de meio da tabela da Liga Portuguesa. Não quero que daqui por 50 anos os meus netos se equipem de encarnado ou azul. Não quero que daqui por 50 anos a força que uma vez o Sporting foi, seja uma mera reminiscência ténue de um passado longínquo.

Espero, por isso, que a mística que me fez apaixonar pelo Sporting regresse. Espero que os próximos 25 anos sejam de conquista, vitória e glória, mas para isso o Sporting precisa de visão, de arrojo e de ambição.

Espero que, daqui por 25 anos, nas vésperas de receber a medalha dos 50 anos de sócio, fale de 25 anos de vitórias, de conquistas, de alegrias e de glória.

Como sempre, acredito e acreditarei num futuro melhor, ou não fosse eu do Sporting Clube de Portugal!

Força Sporting!

quarta-feira, março 26, 2008

Uma alegria

São 17.39 do dia 26 de Março de 2008. Desde o final do jogo da final da Taça de Liga, realizado no dia 22 de Março, até ao momento ainda nenhum responsável se pronunciou sobre mais um fracasso desta temporada.

Como sempre, foi Paulo Bento a dar a "cara". E que cara...mais valia ter ficado calado....Inadmissível o discurso conformista e insípido no final do jogo. Inexplicável a miserável exibição efectuada. Injustificável a falta de ambição demostrada. Onde é que vamos parar?

Aparentemente, encontra-se tudo resignado. Que Soares Franco,Ribeiro Telles, Barbosa e companhia estavam resignados já eu sabia...este silêncio ensurdecedor só o veio confirmar. Agora que Paulo Bento tinha caído no facilitismo e na máxima do "deixa andar" confesso que fiquei surpreendido, desagradavelmente surpreendido.

E no meio desta pasmaceira, quem se lembra dos adeptos, em especial dos sócios que ano após ano "sustentam" o grande clube que é o Sporting? Quem se lembra que só COM eles é que o Sporting poderá ultrapassar esta fase?

Como adepto, estou de consciência tranquila. Estou à espera que quem foi eleito para gerir que gira, estou à espera que quem não tem competência para continuar o reconheça e se demita. Não estou à espera da letargia e da inacção. Porque o Sporting e os seus fiéis seguidores não têm tempo a perder.

terça-feira, março 25, 2008

Mais uma...

Porque é que o jogo contra a Naval é marcado para domingo e não para sábado, por forma a que os jogadores beneficiem de mais um dia de descanso antes do jogo com o Rangers?

O Rangers vs Celtic é jogado no sábado às 12h30...

Mais um exemplo de má gestão desportiva...

As vitórias não se constroem apenas com a qualidade dos jogadores ou com o peso dos orçamentos...

segunda-feira, março 24, 2008

Pior Época de Sempre?

E aí está, a terceira competição perdida esta época. Depois do campeonato e da impossível champions, o Sporting começa agora a claudicar nas competições mais acessíveis.

Para Paulo Bento a culpa foi da sorte dos penalities. Porém, a sorte dos penalties só aconteceu em função da exibição deplorável, sem chama, sem ambição e sem inspiração do Sporting.

Com efeito, o Sporting teve 90 minutos para resolver o jogo. Não arriscou e quando partimos paraos penalties já sabiamos o nosso destino.

O Rangers e o slb não serão mais fáceis que o Setúbal e o Guimarães não dará tréguas na luta pelo terceiro lugar.

Adivinha-se a pior época de sempre.

Alguém salve o meu Sporting!

quinta-feira, março 20, 2008

As nossas frentes

Passada a goleada contra o Nacional, ressaltam duas realidades muito positivas para o nosso Sporting: o Levezinho está de volta e Moutinho brilha a grande altura. Motivos, pois, para acreditar que os tempos difíceis ficaram lá atrás e que a bonança se espalhará pelo presente e futuro.

Contudo,para não me apelidarem de utópico, realço que o próximo mês e meio será de uma dureza extrema, em especial porque possuímos um plantel curto e inexperiente. Estaremos a jogar em quatro frentes e cada jogo será decisivo para o successo ou insucesso da presente temporada. Tudo se jogará neste espaço de tempo. É altura de vermos do que somos feitos, é altura de provarmos que a época anterior em que vencemos a Taça e em que ficámos a muito pouco do título, não foi um acaso. É, antes de tudo, também fundamental para o futuro do Sporting. Se se repetir a famosa época da final da UEFA em que morremos na praia, o monstro será difícil de acordar. Se, pelo contrário, Bento e seus meninos, ajudados pela classe de Polga, Liedson e Vukcevic fizerem questão de voltar a mostrar que são diferentes, então será colocada mais uma pedra importante nesta Muralha da China chamada Sporting.

A primeira final é já sábado. Sinceramente, acho que vamos ganhar e com uma grande exibição. Paulo Bento não é treinador de "ses" e já provou que em jogos a eliminar não facilita. Outras batalhas se seguirão. Batalhas que poderão ser um tónico para os nossos jogadores e um aliciante para a superação. Nada é impossível. E a Taça Uefa está ali tão perto....
Vamos a eles!!!!

segunda-feira, março 17, 2008

Objectivo: Aproximação ao Segundo

O jogo de hoje à noite frente ao Nacional não tem grandes aliciantes.

O campeonato já tem um vencedor e, aconteça o que acontecer hoje à noite, o Sporting vai continuar fora dos lugares de acesso à Champions.

Contudo, em função do empate do slb, uma vitória significa uma aproximação ao segundo lugar. Com efeito, os sete pontos podem passar a quatro.

Outro factor de motivação reside no facto de podermos ultrapassar o Setúbal (que perdeu contra o Paços), saindo assim do humilhante 5.º lugar.

No campo psicológico, a motivação chama-se Rui Alves, o ignóbil presidente do Nacional, cujo passa-tempo preferido é detrair o Sporting.

O que não irá contribuir para a motivação será de certo a ausência de público. Segunda-Feira, às 19h45 é uma hora proibitiva para quem trabalha.

Equipa para a vitória:
Patrício (PB não conta com Stoy), Abel, Polga, Gladstone, Ronny, Adrien, Pereirinha, Moutinho, Izmailov, Vukcevic e Liedson

sexta-feira, março 14, 2008

UEFA: Sorte


Mais uma vez, fomos bafejados pela sorte.

Evitámos os Bayerns e a Fiorentina, os sempre fortes PSV e a surpresa Getafe.

Julgo que o Sporting é superior ao Rangers, mas terá de o provar em campo.

Força Sporting!
A caminho da final!

Taça UEFA...Grão a Grão...


Apesar da exibição sensaborona, o Sporting conseguiu não só carimbar o passaporte para os quartos de final, mas também somar mais uns pontos ao seu ranking europeu, na medida em que venceu o desafio. Foi por isso um 2 em 1 que nos deve deixar a todos felizes.

Nesta fase da competição, tudo pode acontecer. Não há adversários fáceis, mas confesso que tudo o que não seja Bayerns e Fiorentina será bem vindo.

Notas do Jogo:

- fraca assistência tendo em consideração que estava em causa o acesso aos quartos;
- a diferença do ataque com e sem Liedson é abismal;
- a insegurança de Patrício não nos deixa minimamente confortáveis. Uns jogos no banco far-lhe-iam muito bem para aliviar a pressão do momento;
- grande golo de Pereirinha - o miúdo começa a ser cada vez mais influente, precisando apenas de mais confiança no drible e de maior reguilaridade.

quinta-feira, março 13, 2008

Sporting vs Bolton: A caminho da final

Hoje, joga-se a presença do Sporting nos quartos de final da taça Uefa.

O empate em Bolton facilita a tarefa, mas o passado pede-nos cautela nas expectativas. É preciso um Sporting concentrado e que queira resolver o jogo cedo.

O meu onze: Patrício, Abel, Polga, Tonel, Grimi, Adrien, Moutinho, Pereirinha, Izmailov, Vukcevic e Liedson.

Por uma noite, esqueçam-se as más exibições e a época miserável na primeira Liga e grite-se bem alto "Força Sporting!".

Os quartos de final estão já ali!

terça-feira, março 11, 2008

Perguntas e Respostas

P: Paulo Bento é responsável pelos maus resultados da equipa esta época?

R: Em certa medida, muito do insucesso da equipa deve-se a PB, sobretudo pelos seguintes motivos:

- insistência num sistema tático inadequado às características dos nossos jogadores;
- inexistência de alternativas tácticas ao sistema do losango;
- insistência em jogadores de qualidade muito abaixo da média (Farnerud, Purovic, Paredes);
- lançamento de Rui Patrício sem que este estivesse preparado e tendo no banco uma solução melhor (Stojkovic);
- discurso que denota falta de ambição e que induz a desmobilização dos adeptos.

P: A saída de Paulo Bento resolveria a actual situação do Sporting?

R: Neste momento, a saída de PB nada de novo iria trazer. O Sporting não tem capacidade financeira para ir buscar um Mourinho, um Wenger ou até um Laudrup e, ainda que tivesse, estes nada poderiam fazer face às condições do plantel.

Por seu turno, a bem ou mal, PB está em diversas frentes, com possibilidade de conquistar taças. A equipa conhece os seus métodos, PB conhece a equipa e com certeza que está motivado para dar muitas chapadas de luva branca.

Por muito que não gostemos de PB, é a melhor solução até ao final da época.

P: A época foi bem planeada pelos responsáveis do Sporting?

R: Foi muito mal planeada.

Sairam Ricardo, Caneira, Tello e Nani.

Entraram Stojkovic (no saldo, não ficámos a ganhar), Pedro Silva (ainda nada provou), Marian Had (um flop), Purovic (outro flop), Izmailov (veio sem ter gozado férias, pelo que não consegue aguentar 45 minutos) e Vukcevic (o verdadeiro único reforço).

Ou seja, em vez de incrementarem a qualidade do plantel, os reforços empobreceram-no.

P: Houve outros factores que contribuiram para o estado actual?

R: O azar também desempenhou um papel fundamental. As lesões de Pedro Silva e Derlei condicionaram as opções.

Contudo, o azar procura-se. E o Sporting não acautelou devidamente estas contratações, as quais tinham passados clínicos gravíssimos.

P: O Sporting está refém das instituições financeiras credoras?

R: O Sporting está neste momento nas mãos dos bancos. Estes decidem quem fica, quem sai, o que se pode gastar, quando gastar.

Assim, é impossível gerir um clube.

Desta forma, urge a criação de uma empresa de financiamento própria (Sporting Capital), capaz de gerir os seus investimentos e criar soluções de financiamento em concorrência com os bancos (emissão de obrigações e até criação de produtos financeiros, incluindo empréstimos).

P: É legitimo lutar pelo título com o fcp e o slb sabendo que o orçamento destas equipas é muito superior ao nosso?

R: Não só não é legítimo, como é desleal para com os sócios afirmar-se que o Sporting é candidato ao título e que tem aspirações na liga dos campeões.

A deslealdade tem um intuito: venda de lugares e de merchandising.

Mas também tem um preço: a descrença, desmotivação e ausência dos adeptos. O ano passado venderam-se 34 mil lugares, este ano 32mil , para o ano nem aos 30 mil chegaremos.

É preferível criar-se um projecto a longo prazo (como o foi o projecto Roquete que, a bem ou mal, nos deu 2 campeonatos e só não deu mais 2 por acaso), do que insistir sistematicamente em lutar mano a mano com equipas que dotadas de melhores condições financeiras.

segunda-feira, março 10, 2008

Quase em sexto...

Eis ao que chegámos, após a derrota de ontem:

- Sexta derrota para o campeonato.
- A 20 pontos do Porto.
- A 6 pontos de um slb que não vence.
- Em quinto lugar.
- Em riscos de, hoje à noite, cairmos para sexto.

O cenário é negro. Noutras condições, Paulo Bento já teria sido escorraçado pelos adeptos. Contudo, o facto de nos mantermos com hipóteses de vencer a taça da liga, a taça de Portugal e a taça Uefa e alcançarmos o 2.º lugar, cria uma certa anestesia que vai mantendo este treinador, este mau futebol e a angústia dos adeptos.

No entanto, não passam de meras hipóteses. O futebol sofrível que praticamos torna essas hipóteses puras ilusões irrealistas.

O plantel está cansado. Os jogadores desmotivados. Os adeptos fartos de um discurso enrolado de Paulo Bento. Fartos de uma direcção que não aparece a explicar o actual estado de coisas. Fartos de uma direcção que quer vender uma marca que neste momento pouco vale.

Fartos...

sexta-feira, março 07, 2008

Não quisemos mais, mas deve chegar...


Objectivamente, foi um bom resultado, justo e escasso para aquilo que fizemos.

De qualquer forma, demos, mais uma vez, 45 minutos de avanço ao adversário. A equipa não existiu na primeira parte. Paulo Bento demorou a perceber que a bola tinha de estar no chão a rodar.

Apesar do visível cansaço dos muitos jogos acumulados, que desculpabiliza algumas perdas de bola e desconcentrações da equipa, podiamos ter feito muito melhor.

Na segunda parte, sobretudo até ao golo, justificámos a nossa superioridade. Tecnicamente, o Bolton está a anos luz do Sporting.

Após o golo, Paulo Bento terá percebido (benefício da dúvida) o cansaço da equipa e procurou defender o resultado em vez de pôr uma pedra sobre a eliminatória.

O Bolton é provavelmente a equipa mais acessível dos últimos tempos. Excepção feita a Ivan Campo, os outros 10 não sabem o que é uma bola e devem vir da equipa de Voleibol, visto que só conseguem jogar pelo ar.

O 1-1 dá-nos vantagem e, em Alvalade, é para esmagar!

Força Sporting! Até à Final!

quarta-feira, março 05, 2008

Cotovelada Ética...

Uma vergonha, um escândalo, um roubo!

O Conselho de Disciplina nem sequer vai instaurar processo sumaríssimo no caso da cotovelada de Cardoso a Tonel.

De acordo com aquele órgão, o acto de Cardoso não constituiu um risco à integridade física de Tonel e não configura um grave atentado à ética desportiva.

Quanto à integridade física de Tonel remeto-vos para o ponto 1 do post de NMB na Centúria.

Quanto à ética desportiva, importa atentar no código da ética desportiva, segundo o qual "O fair play significa muito mais do que o simples respeitar das regras; engloba as noções de amizade, de respeito pelo outro, e do espírito desportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. O conceito abrange a problemática da luta contra a batota, a arte de usar a astúcia dentro do respeito das regras, o doping, a violência (tanto física como verbal), a desigualdade de oportunidades, a comercialização excessiva e a corrupção."

Em face deste conceito, resulta claro que a cotovelada de Cardoso foi, de facto, eticamente correcta:

Houve, naquele gesto, nada violento nem astucioso, muita amizade (eu, por exemplo, costumo cumprimentar o meu amigo MGF com um pontapé nas partes baixas), respeito (em certos países da africa negra cuspir na cara de outra pessoa é sinal de respeito e consideração) e um assinalável espírito desportivo (no desporto, sobretudo no full-contact, é bonito e salutar as cotoveladas, pontapés e cabeçadas).

Será que esta decisão vem legitimar as cotoveladas nos queixos dos adversários? Claro que não. Esta decisão apenas legitima a cotovela de um jogador do slb a um jogador do Sporting. Esta é a triste realidade.

O Sporting tem de reagir a esta vergonha!

segunda-feira, março 03, 2008

Sporting 1 - slb 1.... O derby do paraty

Notas do derby do paraty:

Atitude - o Sporting demonstrou atitude e vontade de vencer. Isso ninguém nos pode tirar. No cômputo geral, fomos superiores, criámos mais oportunidades. Se perdermos o segundo lugar, não será com certeza por este jogo, mas por toda uma época de instabilidade.

Paraty "o lampião" - Roubou-nos um campeonato e agora rouba-nos uma vitória que pode ter consequências nefastas. O golo do slb nasce de um canto que não existiu. Cardoso deveria ter sido expulso por agressão a Tonel. Vukcevic é derrubado dentro da área e o penalty não é assinalado.

Público - esquecendo tudo o que de mau se tem passado, os adeptos leoninos compareceram em massa e encheram alvalde. Uma festa que merecia mais.

Lampiões - Uma coisa que não consigo entender, é como é que deixam os lampiões entrar em sectores destinados aos lugares de leão. São lugares especiais (só podem ser adquiridos por sócios e foram adquiridos por 20 anos), bem pagos e que não podem estar ao alcance da corja da lampionagem. Após o golo do slb, houve vários insurgimentos no meu sector que podiam ter tido consequências muito mais graves.

Futuro - é uma incógnita. a instabilidade exibicional faz temer o pior. A 5 pontos do slb, a missão pode complicar-se ainda mais, caso a equipa não atinja a regularidade.

Infelizmente, com este Sporting, não consigo ver mais além. É jogo a jogo e esperar para fazer as contas no fim.