OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, março 11, 2008

Perguntas e Respostas

P: Paulo Bento é responsável pelos maus resultados da equipa esta época?

R: Em certa medida, muito do insucesso da equipa deve-se a PB, sobretudo pelos seguintes motivos:

- insistência num sistema tático inadequado às características dos nossos jogadores;
- inexistência de alternativas tácticas ao sistema do losango;
- insistência em jogadores de qualidade muito abaixo da média (Farnerud, Purovic, Paredes);
- lançamento de Rui Patrício sem que este estivesse preparado e tendo no banco uma solução melhor (Stojkovic);
- discurso que denota falta de ambição e que induz a desmobilização dos adeptos.

P: A saída de Paulo Bento resolveria a actual situação do Sporting?

R: Neste momento, a saída de PB nada de novo iria trazer. O Sporting não tem capacidade financeira para ir buscar um Mourinho, um Wenger ou até um Laudrup e, ainda que tivesse, estes nada poderiam fazer face às condições do plantel.

Por seu turno, a bem ou mal, PB está em diversas frentes, com possibilidade de conquistar taças. A equipa conhece os seus métodos, PB conhece a equipa e com certeza que está motivado para dar muitas chapadas de luva branca.

Por muito que não gostemos de PB, é a melhor solução até ao final da época.

P: A época foi bem planeada pelos responsáveis do Sporting?

R: Foi muito mal planeada.

Sairam Ricardo, Caneira, Tello e Nani.

Entraram Stojkovic (no saldo, não ficámos a ganhar), Pedro Silva (ainda nada provou), Marian Had (um flop), Purovic (outro flop), Izmailov (veio sem ter gozado férias, pelo que não consegue aguentar 45 minutos) e Vukcevic (o verdadeiro único reforço).

Ou seja, em vez de incrementarem a qualidade do plantel, os reforços empobreceram-no.

P: Houve outros factores que contribuiram para o estado actual?

R: O azar também desempenhou um papel fundamental. As lesões de Pedro Silva e Derlei condicionaram as opções.

Contudo, o azar procura-se. E o Sporting não acautelou devidamente estas contratações, as quais tinham passados clínicos gravíssimos.

P: O Sporting está refém das instituições financeiras credoras?

R: O Sporting está neste momento nas mãos dos bancos. Estes decidem quem fica, quem sai, o que se pode gastar, quando gastar.

Assim, é impossível gerir um clube.

Desta forma, urge a criação de uma empresa de financiamento própria (Sporting Capital), capaz de gerir os seus investimentos e criar soluções de financiamento em concorrência com os bancos (emissão de obrigações e até criação de produtos financeiros, incluindo empréstimos).

P: É legitimo lutar pelo título com o fcp e o slb sabendo que o orçamento destas equipas é muito superior ao nosso?

R: Não só não é legítimo, como é desleal para com os sócios afirmar-se que o Sporting é candidato ao título e que tem aspirações na liga dos campeões.

A deslealdade tem um intuito: venda de lugares e de merchandising.

Mas também tem um preço: a descrença, desmotivação e ausência dos adeptos. O ano passado venderam-se 34 mil lugares, este ano 32mil , para o ano nem aos 30 mil chegaremos.

É preferível criar-se um projecto a longo prazo (como o foi o projecto Roquete que, a bem ou mal, nos deu 2 campeonatos e só não deu mais 2 por acaso), do que insistir sistematicamente em lutar mano a mano com equipas que dotadas de melhores condições financeiras.

3 Comments:

At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou farto de conversa fiada!

Quando foi para "correr" com Peseiro e Dias da Cunha, era porque era uma vergonha os maus resultados e porque não percebiam nada de bola e o Ribeiro Teles é que era bom. Agora está tudo bem, o passivo e a divida à banca é que são o problema e temos que aguentar.

QUEREM ACABAR COM O SPORTING???

 
At 5:42 da tarde, Blogger Visconde said...

Parece-me que apesar dos inumeros problemas com que se depara o Sporting a saída de Paulo Bento não mudaria grande coisa, nem tão pouco esses problemas têm a ver com o investimento (bastante mais reduzido) feito em comparação com os adversários directos.

Talvez a teimosia de PB em mudar o sistema táctico preferido, sobretudo qd os jogadores influentes estão nitidamente em sub-rendimento, fosse um 1º passo.
Em relação ao reforços, Gladstone, Had e Purovic não foram mais valias, talvez Geromel (actuava na 2ª liga), Jorge Ribeiro (sem clube) e Linz (em litigio com o Boavista) tivessem sido opções mais válida e mais baratas, daí que mantenha a convicção que não é preciso muito dinheiro para construir uma grande equipa, é preciso é saber escolher bem os alvos a atacar.
Basta ver os exemplos de Guimarães, Setubal, Braga e Belenenses...
O Sporting deveria contratar apenas 3/4 jogadores por ano, mas de qualidade garantida.

Em relação á divida concordo que é necessária uma rápida solução, mas a dos nossos vizinhos é maior e ninguém fala disso.

SL

 
At 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A saída de Paulo Bento não mudaria grande coisa, mas garanto-lhe que a saída de Miguel Ribeiro Telles era um enorme alívio para o Sporting e para os Sportinguistas!

Não é solidário com o Presidente, não defende os jogadores, não passa cartão aos associados, está sempre calado, a manobrar na sombra, a defender e a proteger o Freitas, porque será???

O TEMPO DE RIBEIRO TELLES PASSOU!

 

Enviar um comentário

<< Home