OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, novembro 28, 2006

Passagem do Cabo Bojador

E pronto, está a chegar ao fim a denominada fase negra que muitos vaticinaram que o Sporting não iria sobreviver.

Para o campeonato, recebíamos o Porto, íamos a Aveiro, recebíamos o Braga e jogávamos duas vezes fora frente ao Marítimo e Naval. Para a Champions, recebiamos o Bayern, íamos à Alemanha, jogávamos fora contra o Inter e recebíamos o Spartak.

Confesso que eu próprio (vide post de ) temi pelo pior, quando perdemos em casa com o Bayern de Munique, vindos de um empate frente ao Beira-Mar.

No entanto, e à parte de termos falhado os oitavos da champions, podemos afirmar que o Sporting está, até agora, a passar com distinção esta prova de fogo.

No campeonato registe-se o empate contra o Porto (nunca considerado um mau resultado) e as vitórias contra o Braga, Marítimo e Naval. Sobretudo no que respeita aos dois últimos jogos, as vitórias foram de uma importância vital. Em primeiro lugar, porque quer o Marítimo, quer a Naval constituam as surpresas do campeonato. Depois, porque ambos os jogos foram disputados no terreno do adversário.

Em suma, para efeitos de Bwin Liga, o Sporting tem passado, até agora, de pantufas a denominada fase negra. O jogo contra o Beira-Mar, atípico e anormal, mais não foi que um pequeno precalço.

Para efeitos de Champions, casa em que não entravamos há cinco anos, apesar do adeus, fica uma imagem muito positiva. A vitória frente ao Inter e o futebol que encostou o Bayern às cordas puseram a Europa do futebol a falar na outra equipa das riscas verde e brancas (ou camisolas amarelas?!).

A ida à UEFA, a confirmar-se, é um prémio mais do que merecido e pode tornar-se numa saborosa trufa, amarga ao primeiro toque, mas doce a final, uma vez que, face às equipas que por lá andam, abre boas perspectivas de podermos levantar o troféu europeu.

Da fase negra, resta agora jogar com o benfica e com o Spartak. Esperamos, assim, dobrar o cabo Bojador com 4 vitórias e dois empates para o campeonato, num total de 14 pontos em 18 possíveis, e com duas derrotas, um empate e uma vitória na Champions, assegurando a entrada na Uefa.

quinta-feira, novembro 23, 2006

FIGO e o GOLO

Jamais irei esquecer a forma entusiasta e quase histérica como Luis Figo, "Sportinguista até à morte", festejou o golo do Inter.

Estarei aqui para cobrar, quando Figo vier para Portugal reinvindicar um qualquer tacho na direcção do Sporting.

Regresso à Realidade


Conforme tinha referido no meu post anterior ("Mentalidade"), o Sporting precisava, para levar de vencida a formação do Inter, de três ingredientes: um pouco de sorte, concentração e inspiração.

A nossa (pouca) sorte surgiu logo nos primeiros dez minutos de jogo, quando primeiro Caneira (louvo, agora, a cabeçada que Zizu deu naquele sarrafeiro do Materazzi) e depois Abel, se lesionam, deixando a equipa coxa da perna direita.

A concentração falhou aos 36 minutos com a fuga de Crespo e o consequente golo.

A inspiração nunca surgiu. Nani esteve mais preocupado em mostrar-se aos potenciais compradores do que em ajudar a equipa (aliás, a jogar assim, vai acabar no Inter da Picheleira), Martins nunca apareceu e Moutinho sozinho não faz milagres. Inspirada esteve a defesa (sobretudo Polga), que anulou, quase por completo, o ataque do Inter, mas essa não marca golos...

Resta-nos a taça uefa e a esperança de fazer mais uns pontinhos para Portugal e para nós próprios, alcançar mais alguma receita e conquistar mais algum reconhecimento e fama.

Na verdade, a nossa sorte começou no sorteio. Não houve compenhagas, celtics ou hamburgos, mas sim Inter e Bayern.

Nos registos fica a boa imagem deixada pelo Sporting, que lutou de peito aberto com estes dois colossos, e a convicção de que os nossos miúdos a mais não eram obrigados.

Há que continuar o bom trabalho e tentar, na medida do possível, manter os talentos para a próxima época.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Mentalidade

Podem chamar-lhe lunático e lírico, mas a verdade é que o discurso de Paulo Bento é um discurso ganhador e o único que interessa se queremos aspirar à vitória em Milão.

Sem falsas modestias, complexos de inferioridade, nem desculpas a priori, Paulo Bento traça o objectivo para esta noite: Vitória.

A missão é difícil, mas também o era em Lisboa.

A verdade é que temos uma equipa fantástica e já provámos que podemos vencer o Inter e dominar o Bayern.

Um pouco de sorte, muita inspiração e concentração são os ingredientes fundamentais para o sucesso.

Partimos com a vitória na mente, mas com o rebuçado de que o empate poderá traduzir-se, de hoje a quinze dias, na passagem aos oitavos.

Força Sporting!

Nós acreditamos!

quinta-feira, novembro 16, 2006

Escola de talentos

Prospecção, condições de trabalho, acompanhamento, aposta. Numa palavra: competência.

Assim se pode caracterizar o futebol de formação do Sporting.

Se dúvidas houvesse, o jogo de ontem da selecção nacional serviria para as dissipar: Simão e Cristiano Ronaldo passearam, uma vez mais, toda a sua classe, fazendo uma demonstração categórica do que é a escola de Alvalade.

Como sportinguista, regozijo-me por verificar que somos, efectivamente, o primeiro clube português, e estarmos entre os primeiros a nível mundial, no que respeita à "produção" de jogadores de grande nível. Veja-se ontem na selecção: os referidos Simão e Ronaldo, além de Miguel, Moutinho, Carlos Martins e Quaresma! Já para não falar dos ausentes, por diversos motivos, como Figo, Caneira, Nani, Nuno Valente ou Hugo Viana. E porque não falar do futuro em que, provavelmente, se inserirão Veloso, Djaló, Varela ou Custódio?

Sendo inequívoca a nossa superioridade neste capítulo, esta é, anualmente, comprovada pelas sucessivas vitórias nos campeonatos dos vários escalões de formação e pelo aparecimento na equipa principal de atletas com capacidades para se imporem de imediato como profissionais num grande clube.

Ora, se existe uma superioridade tão evidente na formação, porque é que o mesmo não sucede nos seniores?

Entre outras razões circunstanciais, porque não houve uma política sustentada, no sentido de uma aposta declarada nos jovens (ainda que com raras e honrosas excepções, como no tempo de Carlos queirós) , em detrimento da compra de jogadores desconhecidos, muitas vezes de qualidade mais que duvidosa.

Porque o Sporting não se soube adaptar à nova realidade decorrente do Acórdão Bosman, não oferecendo contratos longos a jogadores com margem de progressão.

Porque, embora por vezes tenha feito tudo o que lhe era possível, não pôde obstar à supremacia financeira de outros clubes.

A actual direcção interpretou os sinais e definiu que a base para o futebol são os jogadores da casa que todos os anos sobem ao plantel principal, comprometendo-se a "segurá-los" o máximo de tempo possível, com vista, fundamentalmente, a três objectivos: dotar a equipa de futebol de uma identidade e de um estilo de jogo próprios, investir na cultura de clube (essencial em termos de balneário) e transferir os jogadores em momentos oportunos e por valores adequados.

Creio que esta é a política certa a seguir. Fico satisfeito quando vejo uma equipa praticamente formada em Alvalade a dominar um colosso como o Inter de Milão. Agora só falta "aguentar" o João Moutinho e o Nani por, pelo menos, mais dois anos, e vê-los transferidos para grandes clubes e por elevadas quantias, salvaguardando a posição do Sporting em eventuais regressos ao futebol português.

É a máquina de talentos em pleno funcionamento.

sexta-feira, novembro 10, 2006

benfica no Guiness


O benfica entrou para o Guiness.

O feito não se deve ao facto de o benfica ser o clube com maior número de adeptos com bigode (incluindo mulheres), ou com o maior número de adeptos presos, ou com o maior número de adeptos que consegue estar sóbrio apenas 3 horas por dia, ou com o maior número de adeptos que mais assiste ao canal história.

Não. O benfica entrou para o Guiness porque é o clube de futebol com o maior número de sócios, passando a acumular este record com o do maior encontro de palhaços do mundo.

LFV está radiante. Em primeiro lugar, porque, finalmente, consegue ver o benfica primeiro classificado em alguma coisa. Depois, porque, afinal de contas, pôr o kit benfica à venda por 25 Euros, o qual incluía o cartão de sócio, todos os jogos da Liga, um chouriço e um garrafão, sempre deu os seus resultados.

O benfica será campeão? Não interessa.

O que interessa é que o benfica figura agora ao lado de grandes feitos e personalidades como a maior paelha do mundo, o homem que emite o maior número de gases intestinais por minuto, a mulher com as maiores unhas do mundo, o maior encontro de pais natais do mundo, o anão que acumula a maior quantidade de cera nos ouvidos e o maior bigode do mundo (que também pertence a um benfiquista).

Enfim, LFV conseguiu! Viva o benfica! Viva o guiness!

quinta-feira, novembro 09, 2006

Missão impossível

Na sequência do meu post anterior, nada será mais ilustrativo do "estado das coisas" no futebol, que o seguinte texto, o qual me foi enviado por um ilustre amigo portista, e que não resisto a partilhar com todos:

"F.C. Porto: Líder a toda a prova

À terceira pausa na Liga, precisamente a uma jornada de atingir o primeiro terço da competição, a inegável hegemonia do F.C. Porto supera e extravasa os limites da liderança isolada. A supremacia do Campeão é vincada por quase todas as alternativas de análise e abordagens possíveis, estendendo-se a capítulos específicos, que permitem distinguir na equipa de Jesualdo Ferreira o melhor ataque da prova, a melhor defesa ou o melhor marcador.

Ponto prévio: o F.C. Porto é a única equipa da Liga que nunca ficou em branco nos jogos disputados. Por outras palavras, o líder marcou sempre, somando, à nona jornada, 21 golos e perfazendo uma média de 2,33 por encontro, justamente a mais elevada cifra da prova.

A defender, os Dragões apresentam também o melhor registo, tendo sofrido apenas seis golos, número igualado pelo Belenenses, que goza da vantagem de ter menos uma partida disputada. Em termos de média, os azuis e brancos concedem 0,66 golos por jogo, número inferior aos 0,75 consentidos pela equipa lisboeta.

Nos nove jogos disputados, o F.C. Porto não sofreu golos em cinco: nas recepções ao Marítimo e ao Beira-Mar e nas deslocações à Figueira da Foz, a Setúbal e à Luz, onde venceu o Estrela da Amadora.

O primeiro classificado da Liga, que por quatro vezes venceu por 3-0, apresenta também a maior série de vitórias, ainda que de parceria com o Nacional. O Campeão soma quatro triunfos consecutivos entre a primeira e a quarta jornada, período em que apontou dez golos e sofreu apenas um. A equipa madeirense, que ocupa a quinta posição, marcou também dez golos, da quarta à sétima ronda, mas consentiu dois. O F.C. Porto coloca ainda Hélder Postiga no topo da lista de melhores marcadores, ao lado do boavisteiro Linz, de Ronny, do Paços de Ferreira, e de Nei, da Naval.

Postiga, de 24 anos, contabiliza, todavia, menor tempo de utilização (616 minutos) e menos um jogo do que os parceiros de liderança, tendo falhado o encontro de abertura, frente à União de Leiria. Marcou ao Beira-Mar, ao Braga, por duas vezes ao Marítimo, ao Setúbal e viu o remate certeiro que abriu caminho à vitória sobre o Benfica ser atribuído, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Lisandro López.

O melhor cadastro disciplinar da competição (os jogadores do F.C. Porto viram o cartão amarelo em 22 ocasiões) completa uma vasta relação de dados e informações que selam a incontestável superioridade do Dragão. Resumo:
1º lugar isolado
Melhor ataque
Melhor defesa
Melhor marcador
Marcou em todos os jogos
Estádio do Dragão tem a maior média de espectadores
Campeão do Fair-play
Já jogou em Alvalade, em Braga e na Figueira da Foz com a Naval (considerada a sensação do campeonato)
Já jogou com o Benfica."

Perante isto, o que nos resta? O interesse do campeonato resume-se agora a saber quem se consegue aproximar mais dos resultados estatísticos alcançados pelos portistas......o que me parece tarefa árdua. Mesmo impossível.

PS: Noto agora algo que, à primeira vista, não me ocorreu: o único item em que o Porto não aparece em 1º lugar é na classificação final do campeonato. Afinal, o "Papa" não trabalha assim tão bem.....parece impossível!

quarta-feira, novembro 08, 2006

Volta Natal estás perdoado

A atmosfera no futebol português parece ter acalmado. O Porto está outra vez no trilho da Europa e em 1º lugar, o Benfica mantém-se com hipóteses na Europa e na luta pelo título. Tudo vai bem. Parece que andamos no melhor dos mundos possível. Ainda por cima, para melhorar a situação, o Sporting esteve quatro jogos sem marcar, o Liedson desaprendeu de marcar golos e, imagine-se, os jogadores do Sporting deixaram de acertar na baliza. Melhor era impossível!

Que bom é verificar que afinal o Jesualdo até é treinador para o Porto, que o Anderson não faz assim tanta falta, que o Vítor Baía é melhor treinador do que era jogador, que o presente e o futuro são de um azul límpido mas forte, claro mas dominante. O campeonato já está no bolso, a aposta agora tem de recair na Champions.

Maravilhoso é também constatar que lá para os lados da Pontinha e arredores, o tempo é de bonança, felicidade, esperança e, porque não, de convencimento quanto às excepcionais qualidades da equipa de futebol. O Quim não sofre um golo há imensos minutos (são tantos que, por uma questão de tempo e, confesso, alguma preguiça, me abstenho de contar), o grego acerta em tudo o que mexe e que não mexe, o italiano dá festival de fintas, o russo é o novo Maradona, o capitão Birras continua a marcar penalties como ninguém e até o Nuno Golos aproveita as assistências dos adversários! Não menos importante, o Engenheiro ri às gargalhadas com a certeza de que o título e, sobretudo, a Champions, já lá moram!

Perante este estado de coisas, a imprensa em geral regozija. Que bom é o futebol português! Que categoria de equipas nós temos! O dragão e a águia voltaram a rugir (passe o paradoxo)!!!!

Eu, pela minha parte, remeto-me à minha insignificante condição de sócio e adepto sportinguista. É para o ano, está-se mesmo a ver......se eles o dizem......

É a nossa terrível sina. Só que desta vez nem ao Natal chegámos!

terça-feira, novembro 07, 2006

Auto-golos

Para os detractores do ataque e equipa do Sporting que se lamentam com a falta de acerto dos nossos avançados, dizer apenas que tomara eu que, até ao final do campeonato, se marcassem dois auto-golos por jogo a favor do Sporting e que, nesses mesmos jogos, o Ricardo não sofresse nenhum golo (ou sofresse apenas um golo).

Houvesse tal certeza e estaria eu neste momento a descer para o marquês buzinando incessantemente...

O Sporting domina os jogos (incluindo os jogos com os colossos europeus) produz bom futebol, cria oportunidades de golo e os golos vão surgindo. Em tudo isto, os nossos avançados têm um papel preponderante. O que é um Sportinguista pode querer mais?

Na verdade, não estou muito preocupado com a bota de ouro...

No fundo, o que nós queremos é ver a rede a balouçar!

quinta-feira, novembro 02, 2006

Portugal na Europa

Não queria deixar passar a oportunidade para cumprimentar aqui os nossos principais adversários internos pelas vitórias alcançadas (Benfica frente ao Celtic, Porto frente ao Hamburgo). Ficou, pois, patente que afinal não somos assim tão maus quanto alguns velhos do Restelo apregoavam....(sendo certo que o Celtic e o Hamburgo não são equipas de primeiro plano do futebol europeu).
Estes triunfos apenas conferiram algum realismo aos grupos em que Benfica e Porto estão inseridos. Por um lado, é pacífico que, potencialmente, o Benfica é melhor que o Copenhaga, é pior que o Manchester United e equivale-se, pelo menos, ao Celtic (na minha opinião, é bastante superior...). Por outro lado, o Porto é mais forte que o Hamburgo, mais fraco que o Arsenal, havendo equilíbrio de forças com o CSKA.
Tal significa, pois, que Porto e Benfica tinham pelo menos a obrigação de ficar em terceiro nos respectivos grupos (Porto já o conseguiu).
Cabe-lhes agora, como ao Sporting, discutir ponto a ponto, golo a golo, a passagem aos oitavos de final.
O que me apraz registar, é que os três clubes mantêm intactas as suas aspirações, tendo qualquer um deles legítimas expectativas em passar à fase seguinte.
Tal feito seria, pois, inédito. Além de fazer cimentar a posição portuguesa no ranking da UEFA, traria um maior interesse ao campeonato nacional. Com efeito, mantendo-se em ambas as competições, os três grandes seriam obrigados a um trabalho físico e mental bem mais apurado, o que, necessariamente, potenciaria mais erros e, consequentemente, resultados menos positivos a nível interno.
Os dados estão lançados. A missão não é impossível. Será que algum ficará pelo caminho?
Como português, espero e acredito, sinceramente, que não.

Continuar a Acreditar

O resultado de Munique pode, à primeira vista, parecer escasso e desmotivador, face, principalmente, ao facto de termos sido ultrapassados na classificação pelo Inter.

No entanto, a verdade é que aquele resultado tem o mérito de manter elevadas as hipóteses de o Sporting passar aos oitavos da Champions.

Com efeito, antes mesmo do arranque da fase de grupos, e nas contas que se começaram a fazer para conjecturar a passagem à segunda fase, estavam dois empates e duas derrotas com Inter e Bayern e duas vitórias frente ao Spartak.

Se é verdade que a vitória ante o Spartak não aconteceu em Moscovo, também é verdade que a vitória, inesperada, frente ao Inter, elevou as nossas hipóteses de passagem aos oitavos.

Neste momento, as contas são muito simples de fazer e apresentam-se os seguintes cenários para o apuramento:

- Sporting ganha os dois jogos que faltam;

- Sporting ganha ao Inter, empata ou perde com o Spartak e o Inter empata ou perde com o Bayern (Sporting 9 ou 8, Inter 7 ou 6);

- Sporting ganha ao Inter, empata com o Spartak e o Inter ganha ao Bayern (Sporting 9, Inter 9, mas vantagem do Sporting pelas vitórias conseguidas frente ao Inter);

- Sporting empata em Milão, ganha ao Spartak e o Inter perde ou empata com o Bayern (Sporting 9, Inter 8 ou 7); ou

- Sporting empata em Milão, empata com o Spartak e o Inter perde com o Bayern(Sporting e Inter 7 pontos, mas vantagem do Sporting pela vitória conseguida frente ao Inter).

Ou seja, o inúmero leque de combinações torna o nosso sonho perfeitamente alcançável.

Apesar de o Bayern ter na próxima semana o apuramento mais que consolidado, não acredito que facilite a vida ao Inter na última jornada.

Vamos acreditar que a vitória é possível em Milão, tendo, contudo, em mente que o empate pode ser muito bom.

A verdade é que tendo em consideração a inferioridade orçamental em relação a todos os outros adversários do grupo, a inexperiência e juventude da equipa, o Sporting já fez mais do que aquilo a que era obrigado. Ganhar ao Inter e empatar na Alemanha foi muito além das nossas melhores expectativas.

Continuamos a acreditar!

Força Sporting!