OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, novembro 09, 2006

Missão impossível

Na sequência do meu post anterior, nada será mais ilustrativo do "estado das coisas" no futebol, que o seguinte texto, o qual me foi enviado por um ilustre amigo portista, e que não resisto a partilhar com todos:

"F.C. Porto: Líder a toda a prova

À terceira pausa na Liga, precisamente a uma jornada de atingir o primeiro terço da competição, a inegável hegemonia do F.C. Porto supera e extravasa os limites da liderança isolada. A supremacia do Campeão é vincada por quase todas as alternativas de análise e abordagens possíveis, estendendo-se a capítulos específicos, que permitem distinguir na equipa de Jesualdo Ferreira o melhor ataque da prova, a melhor defesa ou o melhor marcador.

Ponto prévio: o F.C. Porto é a única equipa da Liga que nunca ficou em branco nos jogos disputados. Por outras palavras, o líder marcou sempre, somando, à nona jornada, 21 golos e perfazendo uma média de 2,33 por encontro, justamente a mais elevada cifra da prova.

A defender, os Dragões apresentam também o melhor registo, tendo sofrido apenas seis golos, número igualado pelo Belenenses, que goza da vantagem de ter menos uma partida disputada. Em termos de média, os azuis e brancos concedem 0,66 golos por jogo, número inferior aos 0,75 consentidos pela equipa lisboeta.

Nos nove jogos disputados, o F.C. Porto não sofreu golos em cinco: nas recepções ao Marítimo e ao Beira-Mar e nas deslocações à Figueira da Foz, a Setúbal e à Luz, onde venceu o Estrela da Amadora.

O primeiro classificado da Liga, que por quatro vezes venceu por 3-0, apresenta também a maior série de vitórias, ainda que de parceria com o Nacional. O Campeão soma quatro triunfos consecutivos entre a primeira e a quarta jornada, período em que apontou dez golos e sofreu apenas um. A equipa madeirense, que ocupa a quinta posição, marcou também dez golos, da quarta à sétima ronda, mas consentiu dois. O F.C. Porto coloca ainda Hélder Postiga no topo da lista de melhores marcadores, ao lado do boavisteiro Linz, de Ronny, do Paços de Ferreira, e de Nei, da Naval.

Postiga, de 24 anos, contabiliza, todavia, menor tempo de utilização (616 minutos) e menos um jogo do que os parceiros de liderança, tendo falhado o encontro de abertura, frente à União de Leiria. Marcou ao Beira-Mar, ao Braga, por duas vezes ao Marítimo, ao Setúbal e viu o remate certeiro que abriu caminho à vitória sobre o Benfica ser atribuído, pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Lisandro López.

O melhor cadastro disciplinar da competição (os jogadores do F.C. Porto viram o cartão amarelo em 22 ocasiões) completa uma vasta relação de dados e informações que selam a incontestável superioridade do Dragão. Resumo:
1º lugar isolado
Melhor ataque
Melhor defesa
Melhor marcador
Marcou em todos os jogos
Estádio do Dragão tem a maior média de espectadores
Campeão do Fair-play
Já jogou em Alvalade, em Braga e na Figueira da Foz com a Naval (considerada a sensação do campeonato)
Já jogou com o Benfica."

Perante isto, o que nos resta? O interesse do campeonato resume-se agora a saber quem se consegue aproximar mais dos resultados estatísticos alcançados pelos portistas......o que me parece tarefa árdua. Mesmo impossível.

PS: Noto agora algo que, à primeira vista, não me ocorreu: o único item em que o Porto não aparece em 1º lugar é na classificação final do campeonato. Afinal, o "Papa" não trabalha assim tão bem.....parece impossível!

1 Comments:

At 11:18 da manhã, Blogger PSN said...

Encomendem já as faixas!

Só espero é que tenham o mesmo destino daquelas que o Jorge Costa encomendou em 2001/2002...

 

Enviar um comentário

<< Home