OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, novembro 02, 2006

Portugal na Europa

Não queria deixar passar a oportunidade para cumprimentar aqui os nossos principais adversários internos pelas vitórias alcançadas (Benfica frente ao Celtic, Porto frente ao Hamburgo). Ficou, pois, patente que afinal não somos assim tão maus quanto alguns velhos do Restelo apregoavam....(sendo certo que o Celtic e o Hamburgo não são equipas de primeiro plano do futebol europeu).
Estes triunfos apenas conferiram algum realismo aos grupos em que Benfica e Porto estão inseridos. Por um lado, é pacífico que, potencialmente, o Benfica é melhor que o Copenhaga, é pior que o Manchester United e equivale-se, pelo menos, ao Celtic (na minha opinião, é bastante superior...). Por outro lado, o Porto é mais forte que o Hamburgo, mais fraco que o Arsenal, havendo equilíbrio de forças com o CSKA.
Tal significa, pois, que Porto e Benfica tinham pelo menos a obrigação de ficar em terceiro nos respectivos grupos (Porto já o conseguiu).
Cabe-lhes agora, como ao Sporting, discutir ponto a ponto, golo a golo, a passagem aos oitavos de final.
O que me apraz registar, é que os três clubes mantêm intactas as suas aspirações, tendo qualquer um deles legítimas expectativas em passar à fase seguinte.
Tal feito seria, pois, inédito. Além de fazer cimentar a posição portuguesa no ranking da UEFA, traria um maior interesse ao campeonato nacional. Com efeito, mantendo-se em ambas as competições, os três grandes seriam obrigados a um trabalho físico e mental bem mais apurado, o que, necessariamente, potenciaria mais erros e, consequentemente, resultados menos positivos a nível interno.
Os dados estão lançados. A missão não é impossível. Será que algum ficará pelo caminho?
Como português, espero e acredito, sinceramente, que não.