OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, outubro 25, 2006

Paulo Bento

Após ter lido a entrevista que deu ao jornal o Jogo, fiquei ainda mais convencido de que Paulo Bento é um grande líder e espero que fique no Sporting por muitos e bons anos.

Paulo Bento defendeu o grupo de trabalho, a sua táctica e Liedson: Elogiou o ambiente do balneário, a qualidade dos jogares e a sua sede de conquista. Assumiu o 4-4-2 como a sua dama, afirmando que com os jogadores que possui é a táctica que melhor exponencia o futebol do Sporting e não inventa: a táctica não tem de ser transformada, mas sim aprimorada. Protegeu, ainda, Liedson, que foi durante algum tempo mal amado. É um grande jogador que se portou mal no passado, mas que foi reabilitado. Os golos? vão aparecer com naturalidade.

Elogiou a estrutura do Sporting, Moutinho, Polga e Pedro Barbosa: "No Sporting, a mística vê-se por acções e atitudes". Afirmou que Moutinho é um jogador de carácter, regular e influente, dizendo, assim, aos outros jovens do plantel que aquele é o exemplo a seguir. Referiu que Polga está numa fase fantástica, motivando ainda mais um jogador que já viveu momentos menos bons. De Pedro Barbosa, que é uma referência para os mais jovens e influente no balneário.

Abriu a porta a outro grande profissional, Rui Jorge. É, de facto, conforme disse Paulo Bento, uma pessoa inteligente, competente, e com muito know how. Transmitiu, com isto, aos dirigentes a ideia de que será um desperdício não se aproveitar este antigo jogador leonino que se identifica com o Sporting.

No entanto, Paulo Bento não se coibiu de mandar recados a Nani e à sua precocidade, a Carlos Martins e à sua e tardia afirmação. Puxa as orelhas, mas indica qual o caminho que estes jovens devem seguir se quiserem estar, efectivamente, no topo.

Crítica, ainda, os árbitros e a sua falta de transparência. Mas aponta uma medida que pode melhorar a arbitragem: divulgação dos relatórios. Com efeito, ao escudarem-se sob o secretismo dos relatórios, os árbitros podem actuar de forma menos imparcial e suspeita.

Comentou, ainda, individualmente todos os outros jogadores do Sporting, reconhecendo a todos qualidades e vontade de vencer. Não deu aso, assim, a conflitos internos e a eventuais ciúmes que poderiam decorrer desta entrevista.

No fundo, qual mestre de acupunctura, tocou em todos os pontos essenciais para vitalizar, proteger e motivar a equipa.

Inteligente, Exigente, Rigoroso, Humano, Crítico. Tudo adjectivos que constituem o grande carácter de Paulo Bento.

Temos mister!