OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, outubro 12, 2006

Falta de Ambição

Portugal perdeu ontem à noite por 2-1 no reduto Polaco, em jogo de qualificação para a fase final do Euro 2008.

O resultado negativo, que pode afectar decisavamente as contas da qualificação, começou a ser desenhado antes mesmo do início do jogo.

Com efeito, quem leu as palavras de Luis Filipe Scolari ("LFS") na conferência de imprensa que antecedeu a partida, terá ficado com a ténue sensação de que Portugal não iria entrar no jogo para ganhar.

Salvo melhor interpretação, aquelas palavras demonstraram uma nítida falta de ambição que poderá ter influenciado o comportamento em campo dos jogadores Portugueses.

Na verdade, já não é a primeira vez que LFS refere antes dos jogos que "o empate será um bom resultado".

Confesso que essa afirmação não seria de todo despicienda, se o jogo for com a Itália, Inglaterra, Espanha, França ou Alemanha. No entanto, e por mais que eu tente, não consigo compreender quando é que um empate contra a Finlândia ou a Polónia, respectivamente 61.º e 35.º no ranking da FIFA (Portugal é 9.º), pode consubstanciar um bom resultado.

O discurso para dentro e para fora do balneário Português tem de ser sempre um discurso de vitória, sob pena de criar na mente dos jogadores Portugueses a ideia (errada) de que um jogo com a Finlândia ou Polónia é uma tarefa difícil, e na mente dos jogadores Finlandeses ou Polacos a ideia (igualmente errada) de que um jogo com Portugal poderá ser mais fácil do que inicialmente se poderia julgar.

Se, no Mundial da Alemanha, as cautelas de LFS serviam como xarope de humildade e antídoto contra o vedetismo, na qualificação para o Europeu de 2008, esse discurso pode ser desmotivador para os jogadores Portugueses e motivador para os jogadores das outras selecções.

Com efeito, há que perceber que o nosso grupo é constituído por equipas muito fracas. Portugal tinha com este grupo a obrigação de obter a qualificação, pelo menos, a 3 jornadas do fim. No entanto, e tendo em conta este tipo de discurso, o melhor é começarmos a preparar a velha máquina de calcular e a acender a velinha a Nossa Senhora.

Senhor LFS: Mais ambição precisa-se!