OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, setembro 21, 2006

Síndrome da Inferioridade


Na 1.ª página do Record de ontem lia-se: "Barça já os topa", referindo-se ao facto de o Barcelona estar, eventualmente, interessado numa futura aquisição do Nani e do Moutinho.

Este tipo de notícias leva-me, por vezes, a pensar que a pequenez do nosso futebol é em grande parte motivada pela comunicação social desportiva que trata os nossos clubes e atletas como diminuídos face aos outros países, nomeadamente, da Europa.

Na verdade, não me parece que os jornais "As" ou "Marca" tenham alguma vez exposto nas suas primeiras páginas algo do género "Juventus segue Raúl" ou "Morientes na lista do Manchester"...

O problema do futebol Português não deixa de ser um reflexo do problema da Nação; enquanto nos continuarmos a tratar como pequeninos e a dizer que o melhor vem de fora, não evoluímos enquanto povo com auto-estima e entidade própria.

Não obstante, a verdade é que, factualmente, a realidade é bem diversa daquela que damos por adquirida. Os nossos clubes e selecção Nacional vão batendo o pé ao Manchester, Liverpool, Inter, Chievo, Inglaterra, Holanda, etc...

6 Comments:

At 11:35 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Porque somos, de facto, pequeninos.

Basta recordar que Luís Figo custa mais do que o onze do Sporting, certo?

 
At 11:44 da manhã, Blogger PSN said...

Certo. Mas, no entanto, a equipa dos tostões não deixou de ganhar à equipa dos milhões com uma superioridade assinalável. O fcp não deixou de ganhar, com todo o mérito, a Liga dos Campeões e a Taça UEFA contra equipas com 10 vezes o orçamento, o slb não deixou de bater o pé ao ManUtd e ao Liverpool, e a lista continua...
A pequenez está na mente. E quanto mais dizemos que somos pequenos, mais pequenos somos.

 
At 11:45 da manhã, Blogger MGF said...

A verdade é que os clubes mais endinheirados, como o Barcelona ou o Manchester United, têm vindo a contratar as nossas jovens esperanças em idades muito ténues, fazendo com que o Sporting não tenha o devido retorno em termos desportivos da clara aposta que faz na formação. Por outro lado, também em termos económicos parecem-me no mínimo duvidosos alguns negócios feitos ao longo dos tempos (vide Ronaldo, Quaresma, etc..) E o pior é que, muitas vezes, esses mesmos jogadores acabam nos nossos maiores rivais em momentos bem mais maduros e profícuos das suas carreiras....

 
At 11:54 da manhã, Blogger PSN said...

Precisamente. Enquanto a política do Sporting e dos clubes Portugueses (mas mais do Sporting, visto ser a melhor escola de jogadores do Mundo) for vender e os jornais assumirem essa política como um dado adquirido, vamos continuar a ver os nossos melhores jogadores lá fora e a ver as nossas equipas fragilizadas.
Bem sei que é difícil resistir aos milhões que vêem da Europa, mas há que vender nos timings exactos, depois de termos retirado alguma rentabilidade desportiva (vitórias) desses jogadores.

 
At 11:55 da manhã, Blogger MGF said...

Isto tudo para dizer que o problema não é (pelo menos, neste caso) da comunicação social....

 
At 7:28 da tarde, Blogger PSN said...

O facto de o Sporting vender jogadores assim que saem da "fábrica" não é, de facto, um problema gerado pela comunicação social.

Estava a referir-me, apenas, ao estilo de jornalismo desportivo que se faz em Portugal, que coloca Portugal num patamar inferior a todos os outros países.

Tal como diz NMB, somos de facto pequenos a nível de orçamentos e, provavelmente, de qualidade de jogadores. Mas o facto de nos estarmos sempre a inferiorizar face aos outros países não ajuda a sair do fundo...

Para além do mais, este tipo de jornalismo cria nos jovens jogadores a ideia de que o futuro só pode passar pela saída de Portugal.

 

Enviar um comentário

<< Home