OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, outubro 13, 2006

Um bom exemplo

6 de Março de 2005. Um ano e 220 dias. O miúdo João Moutinho sentava-se no banco pela última vez. Daí ainda sairia, com 69 minutos de jogo já decorridos, para tentar ajudar o Sporting a recuperar a desvantagem criada pelo golo de Pelé, mas foi em vão. Os leões de José Peseiro naufragavam no Restelo (1-0) na 24ª jornada, caíam para trás dos líderes F.C, agora a três pontos, e do surpreendente Sp. Braga, a um.
Passaram 49 jogos da Liga sempre a titular: dez em 2004/05, 34 na última e os cinco da actual. Se Paulo Bento não lhe «estragar» a série, João Moutinho completará frente ao Estrela da Amadora o jogo 50. (in MaisFutebol).
Quando os tempos no futebol português são tempos agitados, quando o que recorrentemente se discute é as arbitragens e respectivas nomeações e classificações (muita vezes pertinentemente, é cert0), gostaria de focar um jogador do nosso Sporting que é, já hoje, um dos jogadores de referência não só no futebol português mas também no futebol internacional.
Olhando para o aspecto frazino e para a figura baixa, nada parece indicar que estamos perante um atleta de alta competição, que estamos perante um futebolista com características raras e preciosas.
Visão de jogo, técnica refinada, exímo controlo dos tempos de jogo, coragem para assumir o jogo, capacidade física inesgotável, maturidade invulgar ou espírito de liderança. Estas são algumas das qualidades que fazem de João Moutinho um caso sério do futebol actual. Como se diz agora, é o protótipo do futebolista moderno, um jogador que qualquer treinador não desdenharia ter na sua equipa.
Daí que feliz foi José Peseiro, e é actualmente Paulo Bento, por poderem contar com alguém com tamanha categoria e, sobretudo, carácter. Não é um jogador qualquer que chega à primeira equipa do Sporting e que se impõe com tal naturalidade que não se estranha o facto de ser, aos 20 anos, um dos seus capitães.
Por outro lado, é um bom exemplo para os mais jovens, para aqueles que um dia querem vir a ser futebolistas, nomeadamente aqueles que, apenas aparentemente, não possuem atributos físicos (em particular, altura) para singrar nesta carreira. Quem não se lembra de Maradona , Rui Barros ou João Vieira Pinto?
Não tenho a pretensão de comparar João Moutinho a qualquer um deles, nem o jogador precisa disso. Apenas pretendo exteriorizar a minha profunda admiração por um miúdo que, se a sorte o proteger, atingirá certamente o que poucos dotados lograram: ser um ídolo, mas no verdadeiro sentido do termo.

2 Comments:

At 8:04 da tarde, Blogger PSN said...

Sem dúvida um grande talento!

Acrescento apenas que a minha memória não alcança um jogador que, com 18 anos, se tenha afirmado, de um forma tão absoluta, na equipa titular do Sporting como o João Moutinho. Houve Ronaldos, Quaresmas, Hugo Vianas e Simões, mas só a espaços conseguiam revelar o seu talento.

Um exemplo para os mais novos (que ironicamente são da idade do João)e uma certeza para o futuro do Sporting e da Selecção Nacional.

 
At 12:26 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

MGF,

Belíssimo post, na forma e no timming.

PSN,

Hugo Viana, no primeiro ano de ascensão à equipa senior, é comparável (e apenas isso), a João Moutinho.

 

Enviar um comentário

<< Home