OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, novembro 16, 2006

Escola de talentos

Prospecção, condições de trabalho, acompanhamento, aposta. Numa palavra: competência.

Assim se pode caracterizar o futebol de formação do Sporting.

Se dúvidas houvesse, o jogo de ontem da selecção nacional serviria para as dissipar: Simão e Cristiano Ronaldo passearam, uma vez mais, toda a sua classe, fazendo uma demonstração categórica do que é a escola de Alvalade.

Como sportinguista, regozijo-me por verificar que somos, efectivamente, o primeiro clube português, e estarmos entre os primeiros a nível mundial, no que respeita à "produção" de jogadores de grande nível. Veja-se ontem na selecção: os referidos Simão e Ronaldo, além de Miguel, Moutinho, Carlos Martins e Quaresma! Já para não falar dos ausentes, por diversos motivos, como Figo, Caneira, Nani, Nuno Valente ou Hugo Viana. E porque não falar do futuro em que, provavelmente, se inserirão Veloso, Djaló, Varela ou Custódio?

Sendo inequívoca a nossa superioridade neste capítulo, esta é, anualmente, comprovada pelas sucessivas vitórias nos campeonatos dos vários escalões de formação e pelo aparecimento na equipa principal de atletas com capacidades para se imporem de imediato como profissionais num grande clube.

Ora, se existe uma superioridade tão evidente na formação, porque é que o mesmo não sucede nos seniores?

Entre outras razões circunstanciais, porque não houve uma política sustentada, no sentido de uma aposta declarada nos jovens (ainda que com raras e honrosas excepções, como no tempo de Carlos queirós) , em detrimento da compra de jogadores desconhecidos, muitas vezes de qualidade mais que duvidosa.

Porque o Sporting não se soube adaptar à nova realidade decorrente do Acórdão Bosman, não oferecendo contratos longos a jogadores com margem de progressão.

Porque, embora por vezes tenha feito tudo o que lhe era possível, não pôde obstar à supremacia financeira de outros clubes.

A actual direcção interpretou os sinais e definiu que a base para o futebol são os jogadores da casa que todos os anos sobem ao plantel principal, comprometendo-se a "segurá-los" o máximo de tempo possível, com vista, fundamentalmente, a três objectivos: dotar a equipa de futebol de uma identidade e de um estilo de jogo próprios, investir na cultura de clube (essencial em termos de balneário) e transferir os jogadores em momentos oportunos e por valores adequados.

Creio que esta é a política certa a seguir. Fico satisfeito quando vejo uma equipa praticamente formada em Alvalade a dominar um colosso como o Inter de Milão. Agora só falta "aguentar" o João Moutinho e o Nani por, pelo menos, mais dois anos, e vê-los transferidos para grandes clubes e por elevadas quantias, salvaguardando a posição do Sporting em eventuais regressos ao futebol português.

É a máquina de talentos em pleno funcionamento.

4 Comments:

At 4:48 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4:49 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Caro PSN,

Começaste a apoiar a formação dentro de muros quando esgotaste as ideias para captar recursos fora... E tiveste a sorte de Paulo Bento vir dos juniores, conhecer bem alguns dos jogadores, não ter medo e - admito - ter alguma sorte.

Duvido que os mais talentosos fiquem por cá dois anos, por mais do que uma razão:

1. incapacidade financeira e dificuldades sérias na gestão de RH (vd post de PLF de hoje);

2. uma questão de cultura: os miúdos sobem a seniores a sonhar com o Inter de Milão, por contraposição aos do Porto que sempre sonham e sonharão continuar por lá até que seja inevitável.

3. uma questão de educação: lembro bem as palavras de Futre, de Peixe, de Simão, de Hugo Viana (em determinados momentos) ou de Boa-Morte. Os sacanas devem ser excluídos.

 
At 5:56 da tarde, Blogger MGF said...

Caro NMB,

O post não é do PSN, mas de minha autoria.

Concordo que, efectivamente, é difícil que os melhores fiquem nos próximos dois anos mas, apenas e só, por uma questão de (in)capacidade financeira do Sporting.

Por um lado, porque não me parece que o Sporting seja diferente do Porto neste aspecto. Isto é, um jogador jovem do Sporting quererá sair para o estrangeiro, na mesma medida que um jovem do Porto (vide, a este propósito, Fernando Couto, Sérgio Conceição ou Hélder Postiga). De resto, é vulgar que um jogador, qualquer que seja a sua idade e estatuto, saia de Portugal por motivos económicos (vide exemplos de Costinha e Maniche). A nossa realidade é esta (e aqui também temos de incluir o Porto), ainda que nos custe pelo facto de se sobrepor à "cultura" de clube....

Quanto à educação, cada caso teve a sua história. Contudo, para ser justo, devo dizer que tanto Simão como Hugo Viana terão feito tudo o que lhes era possível para voltarem para o Sporting, mas não têm culpa da tal incapacidade de que falava há pouco. Se me falarem das suas opções de carreira posteriores ao Sporting, nomeadamente do caso do Simão que acabou por ir para o Benfica, sou obrigado a reconhecer que não gostei.

Mas, depois de ter visto o Fernando Gomes a jogar pelo Sporting e o Domingos de armas e bagagens a caminho de Alvalade, já nada me surpreende!

 
At 7:04 da tarde, Blogger PSN said...

Caro MGF,

Belíssimo post! Retrata de forma exemplar o que é a formação do Sporting, para mim, a melhor da europa.

Quanto ao teu desejo de manter jogadores como Nani, Moutinho, Veloso, Djaló, sou obrigado a concordar com o NMB. Não me parece muito possível.

Contudo, dos argumentos elencados pelo NMB considero que apenas a capacidade financeira do Sporting é o grande motivo para a saída.

No entanto, acrescento um outro: a voracidade dos empresários que têm de pagar a renda das suas mansões e atestar os depósitos dos seus ferraris.

Com efeito, no capítulo da preservação de talentos, tudo joga contra o sporting, incluindo as exibições que os nossos miúdos fazem contra os grandes colossos europeus (paradoxo).

Vamos tentar fazer os impossíveis, sendo que FSF já nos está a preparar para Julho quando refere que "em Janeiro não saem".

 

Enviar um comentário

<< Home