OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, junho 26, 2008

TEMOS REFORÇO


É oficial! Após semanas de "vem e não vem" e de muita especulação, confirma-se o regresso de Marco Caneira ao Sporting.

Conforme havia defendido há uns posts atrás, considero esta contratação da maior importância. Não só pela qualidade indiscutível de Caneira, mas igualmente pela sua versatilidade posicional e pela sua preponderância na coesão do balneário.

Acresce que Caneira é o paradigma da formação do Sporting e é sempre positivo quando os nossos "meninos" regressam a casa. Desta vez é para ficar!

O Sporting cresce de dia para dia e, com mais um ou outro acerto (especialmente um número 10...) e com a manutenção de João Moutinho, julgo que teremos uma equipa capaz de lutar em todas as frentes na próxima época.

sexta-feira, junho 20, 2008

Adeus Inglório

Após um trajecto ascendente nos 3 últimos europeus (quartos, meias e final), voltámos ao princípio. Um oitavo lugar que sabe a pouco, tendo em consideração a festa antecipada e as expectativas criadas.

No fundo, foi muita parra e pouca uva...

Portugal, com mais 4 dias de preparação que a Alemanha, não soube entrar a matar, com uma atitude pressionante na busca da posse de bola, que era o nosso ponto forte. Ao invés, sofremos a pressão de uma equipa que tinha jogado há 72 horas atrás.

Nunca senti que tivéssemos controlado o jogo. A circulação foi feita a espaços e nem sempre consequente. Deco esteve inspirado e genial, mas a falta de altura na frente de ataque e a desinspiração dos remates de meia distância dos seus companheiros, tornaram inglória a sua noite.

A sorte, por seu turno, não quis nada connosco. A lesão e saída prematura de Moutinho teve efeitos na circulação de bola.

Ricardo, mais uma vez, não esteve bem. Contudo, não o crucifico. Se é certo que não esteve bem no último golo, não é menos verdade que houve falta de Ballack e uma deficiente cobertura de Paulo Ferreira que permitiu a antecipação e o "encosto".

O fracasso deveu-se também à ausência de Ronaldo. Nunca apareceu neste europeu, apesar do golo marcado contra a República Checa. Andou sempre escondido, nunca assumiu a responsabilidade e nunca fez a diferença, ao contrário do que se esperava. Pressão? Ego? Falta de concentração? Seja qual for o motivo, a verdade é que esta selecção teve pouco Ronaldo.

É o fim de um ciclo que, no cômputo geral, foi positivo. Scolari pôs Portugal no mapa do futebol. Criou uma equipa respeitada e admirada e mobilizou o mundo Português em torno da selecção. O nosso "obrigado, Scolari".

Destaque, por último, para o nosso Postiga, que deixou a sua marca no euro com um golo de belo efeito. Postiga é craque em encontrar espaços para finalizar, está sempre no sítio certo e é sagaz na finalização. Temos reforço!

quarta-feira, junho 18, 2008

Últimas

Carlos Martins - é uma tristeza ver mais um Sportinguista (neste caso, ferranho) vestir a camisola da roda de bicicleta com um frango em cima. Sempre admirei este jogador, não só pelo amor que ele tem ao Sporting, mas sobretudo pela raiva e empenho que deixava em campo. A sua qualidade é indiscutível apesar de, em Alvalade, não ter havido paciência para o seu amadurecimento. Agora, é vê-lo de encarnado vestido...A frustração de sempre e nada que eu não tivesse antecipado, aqui, ainda em Maio de 2007.

Moutinho - será inevitável a sua saída? a meu ver o Sporting não tem possibilidade de oferecer as condições financeiras que outros clubes têm. Contudo, com esforço, julgo que será possível manter o 28 mais um ano em Alvalade. Investir em Moutinho será investir pela certa. Fará, com certeza, uma grande champions e um grande campeonato, o que, aliado ao grande europeu que está a fazer, poderá trazer uma mais valia bem mais gorda do que aquela que agora fizermos. Não sendo possível reter Moutinho, que se faça um grande negócio. Menos de 30 milhões é dado...

Veloso - Milão? só com o ego não se chega aos grandes clubes, é preciso algo bem mais importante: trabalho e empenho. O Veloso fez uma grande época em 2006/2007. Em 2007/2008 esteve menos bem. Para dar o pulo em grande, terá que arrancar uma época soberba em 2008/2009. Terá de se afirmar em definitivo. Acresce que, ao pedir ao Sporting para baixar a cláusula, Veloso portou-se mal. Se tem tantas certezas da sua qualidade, não deve temer pela clásula e, acima de tudo, não deve querer lesar o clube que o formou.

Caneira - para mim, será um reforço fundamental. Um jogador versátil com qualidade acima da média em todas as posições que desempenha. Contudo, a novela já vai longa, o que me faz temer por um desfecho ingrato...

FC Porto na Champions - regozijámos aqui atrás pela não admissão do FCP na champions. Não que preferíssemos o slb (este seria aliás o espinho da decisão), mas porque sentiamos que a roubalheira das últimas décadas seria, de alguma forma, penalizada. Esta decisão da Uefa é meramente burocrática e, confirmando-se a pena em Portugal, em 2009/2010 não haverá FCP na champions.

Selecção - amanhã é para ganhar. Somos superiores. Só espero que a superioridade no ego não traga disabores...

segunda-feira, junho 09, 2008

Moutinho

A paranóia que hoje se vive à volta de Moutinho é capaz de levar qualquer adepto do Sporting a arrancar os cabelos.

A imprensa desportiva Portuguesa faz hoje, e fará nos próximos dias, a questão de lembrar aos clubes espanhóis, ingleses e italianos que a cláusula de rescisão de Moutinho só pode ser accionada até ao próximo domingo. No fundo, "venham cá buscá-lo agora em saldo!".

De facto, todas as notícias acerca da saída de Moutinho, mesmo as notícias na imprensa estrangeira, parecem ter origem na imprensa Portuguesa. Senão vejamos o que diz a
Marca : "El club Barcelona está interesado en el centrocampistas luso Joao Moutinho y según informa el diario 'A Bola'"

Parece que a imprensa Portuguesa não quer jogadores de qualidade no futebol Português...ou, então, no Sporting...

Se bem que também compreendo que haja aqui mão de empresário...as percentangens são sempre bem vindas...

A tudo isto, juntam-se as declarações de Liedson ao
referir "se Moutinho sair é merecido". O que quer dizer Liedson? Que o Sporting não merece Moutinho? Que Moutinho merece mais que o Sporting? Sinceramente não percebo porque razão o Sporting não impõe a lei da rolha aos jogadores, no que diz respeito ao falar sobre a eventual saída de colegas.

Enfim, é um futebol que nada tem a ver com a paixão vivida pelos adeptos. Agora sou eu quem diz: o futebol não merece os adeptos que tem.

Haja paciência...

sexta-feira, junho 06, 2008

Agora para algo completamente diferente...

Ainda que por momentos, desfoquemos as nossas atenções dos imbróglios dos nossos clubes e concentremo-nos no essencial neste momento: selecção nacional.

Amanhã iniciaremos frente à Turquia uma caminhada que se espera que termine com Portugal campeão europeu. De realçar que o Sporting é (ainda) a equipa mais representada (com Postiga) e que o núcleo duro deste grupo, a fantasia que faz da nossa selecção uma das mais fortes,nasceu no nosso clube: Miguel, Veloso, Moutinho, Nani, Quaresma, Simão e o grande Cristiano Ronaldo representam uma das mais importantes escolas de formação do mundo.Qual a selecção que desdenharia um leque de jogadores desta estirpe?

Embora não seja fã de Scolari, digo com todas as letras que terá sido o melhor seleccionador nacional de todos os tempos. É certo que tem contado com jogadores de altíssimo nível, mas penso que os seus méritos são inequívocos. Os resultados falam por si.

Esta é mais uma etapa que, espero e confio, será vitoriosa. Treinador e jogadores não nos faltam. Oxalá formemos uma verdadeira equipa e tenhamos mais sorte que nas duas meias-finais de 2000 e 2006 com a França e mais concentração que na final de 2004 contra a Grécia.

Finalmente, espero e confio que o Europeu seja mais um palco em que Ronaldo demonstre aos mais cépticos que foi a milhas de distância o melhor esta época (não entendo como se pode falar em Messi este ano, ainda que a sua categoria seja indiscutível..) e que é o mais forte candidato a melhor do mundo na próxima década.

Força Portugal!

quinta-feira, junho 05, 2008

F.C. Corruptos - Vergonha nacional

O mundo do futebol internacional reagiu com surpresa à notícia de ontem, que varreu jornais, rádios e televisões por todo o mundo (não é muitas vezes que se ouve falar do futebol português lá fora - CNN, euronews, televisões italianas, suiças e francesas - que eu tivesse visto - todas deram destaque à decisão da UEFA).

Confesso que à alegria de ontem (pela justiça que parece ter sido feita) se sucedeu algum sentimento de indignação. Porque a humilhação acaba por se arrastar a todo o futebol português (e ainda por cima os que se deveriam sentir humilhados, não o estão! deixam isso para nós, os que fomos os mais prejudicados).

Sinceramente passava bem sem ter que ouvir as boquinhas de: «só assim é que os portugueses ganham qualquer coisa!» e «e ainda falam dos italianos... afinal os portugueses também sabem umas coisinhas».

O que é particularmente inexplicável é porque é que eles não recorreram da sentença em Portugal, e agora recorrem da UEFA. Porque a pena interna foi muito leve? É verdade. Mas não recorrer de uma decisão é, como todos sabem, uma admissão de culpa. Só para criaturas sem coluna vertebral, uma decisão como essas lhes passa ao lado desde que a pena não seja muito grave (de facto, o que são 150.000 euros comparadaos com os milhões ganhos ao longo dos anos com as idas à Champions conseguidas com a ajuda de Corrupção).

E mais apreensivo fico agora com a possibilidade de a UEFA retirar a sanção (porque os factos precedem as regras, pelos precedentes italianos ou pelos recursos paralelos - alguma coisa pode pegar : s)

Enfim, que venha o Euro, para que se recomeçe a falar de Portugal pelas vitórias (para já aos turcos) e não pelo lixo que anda pelo nosso país...

quarta-feira, junho 04, 2008

A Vergonha do Porto...Para que nunca se esqueça!


UEFA: Porto not admitted to champions league


CNN: UEFA bars Porto from champions league


Gazzetta dello Sport: Porto fuori dalla Champions


As: La UEFA expulso al Oporto de la Liga de Campeones


Marca: El Oporto exluido de la Champions


Le Monde: L'UEFA exclut le FC Porto de la Ligue des Champions après l'affaire du "sifflet doré"


Der Spiegel: Porto von Champions League ausgeschlossen

Sporting de Braga na UEFA

E viva a subida do Sporting de Braga à Taça UEFA!
A decisão da UEFA não pode deixar de agradar, e tem um pequeno sabor a justiça (pouca, mas enfim).

Depois de anos a viver com "vitórias morais", as decisões começam a acumular-se e a acompanhar os rumores e os factos que todos conhecemos há anos. Afinal não eram só vitórias morais nossas. Eram derrotas éticas de quem não se importa de conviver com elas, e está disposto a tudo.

Não deixa de ser irónico que foi preciso a UEFA para finalmente aplicar uma decisão que tivesse algum impacto - os 6 pontinhos são tão patéticos como a dôr que certamente causará o buraco das receitas perdidas da Champions e, mais do que tudo, a humilhação de ver o seu nome arrastado pelas folhas da imprensa europeia desta forma. Eu teria vergonha na cara! Voçês não?

Moutinho, Veloso e o sucesso da época 08/09

Considero que a direcção do Sporting está, até à data, a fazer um bom trabalho no que concerne ao planeamento da época 08/09.

De facto, a contratação de Rochemback, Postiga, a já anunciada contratação de Caneira e as quase certas manutenções de Grimi e Izmailov, constituem mais-valias em relação ao plantel da época passada e permitem encarar com optimismo a próxima época.

Contudo, a meu ver, o referido optimismo depende, no final das contas, da manutenção de Moutinho ou Veloso.

Com efeito, trata-se de dois jogadores nucleares, que podemos comparar às duas turbinas de um avião. Perder uma será grave, mas o avião continuará a voar. Perder as duas será queda certa.

Confesso que, a manter um dos dois jogadores, a minha preferência vai para Moutinho. Não que seja muito melhor que Veloso a nível de qualidade técnica, mas por tudo aquilo que representa, pela sua entrega, pela sua raça, pelo seu querer.

A questão é que as ondas da imprensa começam a vaticinar a saída inevitável de ambos os jogadores.

O papel do Sporting na cobiça alheia passa por uma postura irredutível quanto às cláusulas de rescisão. Não deverá ceder um cêntimo e deverá, no caso de Moutinho, cobrir os 10% das propostas entre 15 e 24,9 milhões.

Apesar de as conclusões poderem apenas ser retiradas após a reacção do Sporting à eventual e indesejada saída, a verdade é que a mesma iria ser um tremor de terra na escala máxima de Richter e implicaria uma reconstrução árdua e incerta.

Aguardemos...

segunda-feira, junho 02, 2008

Hélder Postiga


Numa operação envolta no maior secretismo, que escapou aos vaticínios da feroz comunicação social, o Sporting conseguiu um reforço sonante e, a meu ver, de peso, para a época 2008/2009.

Hélder Postiga é um excelente avançado. Os quase 50 golos marcados ao serviço do FCP e da Selecção são o melhor cartão de visita do jogador e deitam por terra os argumentos dos mais cépticos.

Como moeda de troca, para além dos 2,5 milhões por metade do passe, sai para o FCP Diogo Viana, um extremo da formação do Sporting.

Não creio, sinceramente, que o Sporting tenha ficado a perder. Contratámos um avançado internacional Português, que já provou a sua qualidade, jovem e que conhece o futebol Português.

Ou seja, com Postiga sabemos que não temos gato por lebre, ao contrário de Farneruds, Gladstones, Purovics e outros.

Por seu turno, quanto a Diogo Viana, podíamos estar perante um Nani, mas também podíamos estar perante um Paim ou um Vargas. Revelam-se grandes jogadores na formação, mas conseguem dar o salto para a equipa principal?

A verdade é que no que toca a Diogo Viana, a posição do Sporting está assegurada. Se vier a ser um grande jogador, 50% do produto de uma eventual venda será sempre consignado aos cofres do Sporting. Parece-me justo e cauteloso.