OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, junho 04, 2008

Sporting de Braga na UEFA

E viva a subida do Sporting de Braga à Taça UEFA!
A decisão da UEFA não pode deixar de agradar, e tem um pequeno sabor a justiça (pouca, mas enfim).

Depois de anos a viver com "vitórias morais", as decisões começam a acumular-se e a acompanhar os rumores e os factos que todos conhecemos há anos. Afinal não eram só vitórias morais nossas. Eram derrotas éticas de quem não se importa de conviver com elas, e está disposto a tudo.

Não deixa de ser irónico que foi preciso a UEFA para finalmente aplicar uma decisão que tivesse algum impacto - os 6 pontinhos são tão patéticos como a dôr que certamente causará o buraco das receitas perdidas da Champions e, mais do que tudo, a humilhação de ver o seu nome arrastado pelas folhas da imprensa europeia desta forma. Eu teria vergonha na cara! Voçês não?

6 Comments:

At 3:33 da tarde, Blogger PSN said...

Caro MP,

Finalmente fez-se justiça.

O Porto riu-se da decisão da Liga, assente em regulamentos desadequados, aprovados pelos vis corruptos que lá estiverem (leia-se Valentim).

Esta decisão, que peca por macia e tardia, acaba por introduzir alguma justiça no "apito final".

Só me custa que o Sporting, em todo este processo, não tenha comentado uma única palavra de censura ao Porto. De resto, percebe-se agora que a razão chama-se "Postiga". Quando um jogador vale mais do que a verdade desportiva....enfim...

 
At 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro PSN,

Não sei se o Sporting deveria, ou não, ter assumido institucionalmente uma posição mais forte neste assunto. Afinal, o que poderíamos dizer - "Queremos que se faça justiça" e "Que sejam condenados quem seja culpado"?! Uau.

O próprio SLB muito falou, mas o que fez com verdadeiro impacto não foram palavras - foi a campanha encomendada à Bola e a exposição para a UEFA (estes já motivados por objectivos muito concretos).

Acho que neste caso a palavra cabe-nos a nós, aos sportinguistas. Às faixas nas bancadas quando os tripeiros cá vierem. Às bocas aos nossos colegas andrades, quando vierem com conversas de que são a melhor equipa em Portugal. Aos posts nos blogs e à compra massiva do "Corrupção", e atribuição do título de melhor filme do ano.

 
At 4:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este Pôncio acerta sempre na mouche. Declaraçoes citadas há pouco pela Bola [parêntesis meus]:

«Manda quem pode [o papa], obedece quem deve [o famoso Sistema]. Mas é obvio que há outros interesses escondidos nesta decisão, na medida em que quando se prejudica um há sempre outros que saem beneficiados [e à contrario, quando uns saem beneficiados - aqueles que compram os árbitros - prejudicam-se outros]. Tudo o que se passou a nível interno não é bonito [o quê? o terem corrompido os árbitros, ou o facto de terem sido apanhados?], pois dá a ideia que querem ir à Liga dos Campeões mesmo às custas de outras coisas [tal como outros quiseram ser campeões, à custa da total falta de ética e moral]».

 
At 4:44 da tarde, Blogger PSN said...

MP,

Quem cala consente ou, pelo menos, parece consentir.

Em todo este processo, em que se concluiu que a instituição Sporting foi claramente prejudicada (ainda que pelo benefício ilegal aos outros), não houve uma única palavra dos dirigentes do Sporting.

O Sporting apoia a decisão? não apoia? Condena o Porto? Está ao lado do Porto? Sente-se lesado? Condena a prática de corrupção no futebol português? São tudo questões sem resposta por parte do Sporting. São tudo questões que nos levam a crer que isto é indiferente ao Sporting, quando nunca pode ser...

Concordo que nós temos o papel de "relembrar" aos andrades a vergonha da corrupção, mas o Sporting enquanto clube prejudicado devia igualmente ter dito qualquer coisa.

Percebeu-se que o motivo foi o Postiga, o que leva a pensar que um jogador é mais importante que a verdade desportiva.

 
At 4:44 da tarde, Blogger MGF said...

Caros PSN e MP,

Não sei se teria sido necessário uma declaração formal do Sporting a clamar por justiça. O que eu critico é a complacência e a conivência que o Sporting tem vindo a demonstrar,com raras excepções protagonizadas por Paulo Bento", face ao "Sistema" que tem imperado no futebol português e,por consequências,os sucessivos prejuízos que o Sporting sofreu.
A decisão de hoje prova que,nós sportinguistas não somos maus perdedores como os portistas faziam questão de nos dizer sempre que falávamos em corrupção.Esta decisão prova que os últimos 20 anos não foram produto da nossa imaginação e que o mérito não foi a base de tudo.
Honestamente,não me apraz ver a desgraça dos nossos adversários,mas penso que o Sporting está perante uma oportunidade histórica para voltar a liderar o futebol português.

 
At 6:15 da tarde, Blogger Visconde said...

Calma que agora vamos para o recurso e não saberemos até que ponto a situação não é reversivel.
A confirmar-se será sem dúvida uma grande chapada sem mão, sobretudo para a justiça nacional que mais uma vez fica mal vista e para o FCP que ficará para sempre com o nome ligado à corrupção.

SL

 

Enviar um comentário

<< Home