OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, maio 19, 2008

É NOSSA!


A Taça é nossa!

O último troféu da época, o segundo na hierarquia dos títulos em Portugal, já consta do museu do Sporting!

Acresce que vencemos frente ao FCP, o campeão, que do alto da sua arrogância foi incapaz de dar os parabéns aos vencedores. Os campeões também se vêem na derrota e, nesse campo, o FCP ainda tem um longo caminho a percorrer. Ironicamente, assim ainda deu mais gozo!

É um título conquistado no próprio jogo. Ou seja, não está em causa a regularidade, mas as mais-valias "taco a taco" das duas equipas. E aí o Sporting provou que não é inferior ao FCP, provou que tem argumentos, provou que tem qualidade. Provou, ainda, que, com uma melhor gestão, poderia ter almejado um pouco mais nas outras competições.

Há cerca de um mês atrás (aqui), discutíamos que as taças são o objectivo de um clube. Apesar de o segundo lugar nos dar o acesso à champions, aos milhões e ao prestígio de estarmos entre os melhores, a verdade é que, como eu dizia "Com o segundo lugar não se ganha nada. Com a taça ganha-se um troféu para o museu e para a história."

Precisávamos de um título para tornar a época menos má, e ele aí está, fruto do querer, da raça e da qualidade dos nossos jogadores.

Tiuí foi o herói improvável da tarde e levou os milhares de adeptos ao êxtase.

Honra aos heróis da taça!

Como sempre, os viscondes marcaram presença, no Jamor, para apoiar, e nos paços do concelho, para celebrar.

Até Morrer, Sporting Allez!

7 Comments:

At 10:59 da manhã, Blogger MGF said...

Ilustre Visconde!

É verdade,está a tornar-se um hábito as deslocações dos Viscondes! Como sempre,dissémos presente!

Para mim, na melhor exibição da época. Jogámos concentrados,com atitude,empenho e grande vontade de vencer.Ao intervalo já podia estar 3-0!
A época não foi brilhante,Paulo Bento,como é natural,cometeu vários erros,mas,indo aos factos:vitória na supertaça ao tricampeão,quartos de final da Taça Uefa,2º lugar no campeonato,final da Taça da Liga,vitória sobre o tricampeão para a Taça de Portugal.Mérito a Paulo Bento.
Com o orçamento e com a equipa que temos era difícil fazer melhor.Podíamos,claro,ganhar o campeonato,mas não teríamos capacidade para ir longe nas outras competições. Por outras palavras,face à escassez de soluções,não tínhamos equipa para todas as frentes.
Para o ano,nas palavras de Miguel Ribeiro Telles,atacaremos o mercado a pensar na vitória do campeonato,sendo que a SAD assumirá um eventual fracasso.
PS: Ontem,mais uma vez,Paulo Bento provou que as vitórias não são um acaso e a liderança é um dom inato.Boa medida não ter feito entrar Vukcevic que estaria a fazer frete e amuado por não ter jogado de início.

 
At 4:23 da tarde, Blogger Visconde said...

O Sporting venceu de forma inteiramente justa a sua 15ª Taça de Portugal. Podem alegar o que quiserem, o nosso triunfo vai ser ainda mais saboroso.
O Sporting foi superior e teve em Tiui o heroi improvavel, ele que vestiu a pele do Levezinho e aviou os dragões.
Esta conquista permite terminar a época da melhor forma, sendo importante não esquecer o que de mau se passou este ano.
Venha a próxima época e mais sucessos verde e brancos.
Viv'ó SPORTING

Saudações Leoninas

 
At 5:22 da tarde, Blogger Unknown said...

MGF,

tinha visto este comentário noutro sítio e tinha conseguido resistir... mas já não consigo mais.

"Com o orçamento e com a equipa que temos era difícil fazer melhor.Podíamos,claro,ganhar o campeonato,mas não teríamos capacidade para ir longe nas outras competições. Por outras palavras,face à escassez de soluções,não tínhamos equipa para todas as frentes."

Porquê?

O FCPorto foi mais longe que o Sporting nas suas frentes? A resposta é não.

Senão vejamos: o campeonato teve a mesma duração para ambos, o FCPorto foi eliminado à 1ª na Taça da Liga - em que o Sporting quase sempre jogou com o seu melhor 11, tiveram mesmo número de jogos que o Sporting na fase regular da Liga dos Campeões, tendo caído no nos oitavos de final, o que significa que o Sporting disputou +4 jogos (Basileia e Bolton).

O Sporting chega à final da Taça de Portugal com jogadores que têm + 1000 min nas pernas que o FCPorto. Plantel curto? Não me parece, mas nem sequer vem ao caso. O que aconteceu é que o FCPorto, com a "abundância de qualidade do seu plantel" caiu nos jogos a eliminar mais cedo, tendo rodado mais os seus jogadores na Taça de Portugal, mas tendo um 11 absolutamente fixo no campeonato nacional (e nas competições europeias). E o que se viu?

Viu-se um FCPorto em que as individualidades fizeram a diferença? O FCPorto cujas individualidades tiveram tempo para descansar, para rodar no último mês e meio, para preparar única e exclusivamente este jogo, apareceu apenas a espaços. Viu-se a diferença no orçamento? Viu-se diferença de qualidade?

Nos bons e nos maus momentos, sempre disse: o FCPorto tem uma boa equipa, não tem muito(s) bons jogadores.

Aqueles que repetiram à exaustão que, com o orçamento e/ou contratações feitas, o Sporting não poderia chegar à vitória no campeonato, se têm um pingo de discernimento, ontem ter-se-ão interrogado se a diferença entre as individualidades (que compõem o plantel) justifica o (derrotista e a posteriori) discurso de que "sem ovos não há omoletes".

Quantos jogos fizeram o Farias, o Bolatti, o Mariano, o Hélder Barbosa, o Kaz, o Adriano, o Stepanov, o Lino, o João Paulo, etc.? Não digo que (alguns) não tenham qualidade, mas ontem ficou claro que o melhor 11 do FCPorto (sem Bosingwa), contra o melhor 11 do Sporting (sem Liedson), não é um combate com um vencedor pré-determinado.

E se o campeonato foi um "passeio" para o FCPorto, porque não o seria para jogadores com qualidade equivalente? Onde estiveram os 20pts de diferença ontem? Porque perdeu o FCPorto 3 em 4 jogos com o Sporting?

Viu-se também ontem que o Sporting 2007/2008 girava muito à roda do Derlei. Mas o Paulo Bento não soube perceber isso durante 9 meses. Um "azar" anunciado.

 
At 5:49 da tarde, Blogger PSN said...

PLF,

De facto, as diferenças de qualidade não são assim tantas, como já tinhamos concluído.

Eu resumiria o fracasso da época aos seguintes pontos:

- inexperiência de PB em certos jogos do campeonato;

- equipa mais limitada do que o FCP (aqui tens de reconhecer que o FCP tem uma equipa mais versátil - nós não temos extremos);

- cansaço evidente, decorrente do facto de o Sporting ter estado até mais tarde em todas as competições;

- azar nas lesões de Pedro Silva, Djaló e Derlei.

Ou seja, não concentro o mal todo em PB, mas também não o ilibo de responsabilidades.

Estamos a pagar o preço da sua inexperiência, mas a verdade é que temos de concordar com MGF quando diz que PB acaba por ser um treinador vitorioso. Em 3 anos, 2 taças, 2 supertaças, 3 presenças na champions.

Temos de reconhecer que, objectivamente, PB é um treinador com algum sucesso, apesar do campeonato ter sido de irregularidade extrema e apesar de termos perdido a taça da liga e o acesso às meias da uefa de forma displicente.

 
At 5:57 da tarde, Blogger MGF said...

PLF

Ainda bem que não resististe!Assim tenho a oportunidade de te explicar o que penso e o que quis dizer com a frase que transcreveste.

1. Afirmo que o Sporting não tem qualidade e quantidade suficiente para ser competitivo em todas as frentes.Por esse motivo,penso que deve ser dado mérito a Paulo Bento (e claro,aos jogadores nucleares) por terem conseguido ir longe em quase todas as competições e terem ganho duas Taças.Volto a frisar,contudo,que falhámos no mais importante,o campeonato.
2. Não percebo porque trazes o exemplo do Porto à colação.Se há clube que tinha plantel para rodar e não o soube fazer, é o Porto.Considero que o Porto possui um plantel mais equilibrado que o do Sporting,mas nunca ninguém me ouviu dizer que a diferenças entre as duas equipas são os vinte pontos do campeonato.
3. Pelo contrário,ontem mesmo comentei com o PSN a propósito de uma artigo que tinha lido do Manuel Queirós que discordava completamente do que este dizia, quando defendia que individualmente,jogador a jogador,o Porto era mais forte.Para mim,Polga,Veloso,Moutinho ou Derlei (para não falar no Liedson e no Vukcevic que não jogaram ontem) são jogadores que têm lugar em qualquer equipa de topo,incluisvamente na do Porto.Logo,concluindo,comparando os núcleos duros de ambas as equipas,acho que há equilíbrio.
4. Mas porque é que o Porto ganhou com uma vantagem tão ampla?Porque,colectiva e psicologicamente,foi muito melhor que nós.De quem é a culpa? Da qualidade dos seus jogadores e treinadores e do demérito dos jogadores e treinadores do Sporting.

 
At 11:34 da tarde, Blogger Armando Silva said...

É nossa e bem nossa... Esta foi talvez das taças mais justamente entregues de sempre... Nas meias finais derrubamos de forma épica o benfica, na final, aniquilamos aquele que todos consideram de "líder incontestável"...

Foi um prazer ver aqueles portistas chorarem por todo o lado, depois de serem derrotados pelo todo poderoso leão de Alvalade...

Grande abraço amigos

 
At 4:27 da tarde, Blogger gavazzo said...

Óptima e maravilhosa vitória!

Agora, a atitude dos jogadores (por ordem de quem?) de virar as camisolas ao contrário deixou o patrocinador principal (PT) furioso e o patrocinador secundário (BES) a pular de alegria. Para a história fica a imagem (BES) dos jogadores com a taça no palanque do Jamor. Esta imagem passou na imprensa do mundo inteiro e vale muito dinheiro...
Marosca ou coincidência?

 

Enviar um comentário

<< Home