OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, maio 02, 2008

Jesu(s)aldo fala do futebol português

Jesualdo Ferreira é hoje citado no Expresso como dando o Alerta de que "é necessário mudar toda a estrutura do futebol português" (ver aqui).

À primeira vista, parece que JF se limitou a esfregar o campeonato dos 20 (20 pontos de vantagem para o segundo é verdadeiramente terceiro mundista) na cara dos rivais de Lisboa, pois responsabiliza a falta de competitividade do campeonato português (evidente, mas nada de novo) pelo insucesso do FêQuêPê na Champions (numa clara alfinetada a SCP/SLB - "nem estes nos deram luta, vejam lá!).

Mas pelo meio, lá vai alertando que o futebol português caminha para a falência, e que ninguém faz nada para mudar isso. Infelizmente, é o único naquele clube a pensar assim, e se JF quer contribuir para alterar as coisas, devia começar por mudar as mentalidades na sua própria casa.

O problema é que a desgraça dos outros clubes, e o caos ao nível das estruturas, é a melhor garantia que o Porto pode ter de que mantem a sua superioridade face aos demais. Enquanto estiver tudo nu, o roto (passe a expressão) vai continuar rei, e no fundo é isso que interessa no mundo do futebol.

E é assim que o discurso de Jesualdo é um mundo de contradições face à atitude do seu clube - queixa-se da falta de ritmo competitivo, mas o Porto foi o primeiro a boicotar uma nova competição (a Taça da Liga) e a não fazer nada para mudar a estrutura das competições nacionais.
Queixa-se da falta de competitividade, mas o Porto é o primeiro a povoar os clubes rivais com atletas emprestados, que depois impede de jogarem contra si.
(e obviamente já nem vou falar da forma criminosa e vergonhosa como o Porto se movimentou nos últimos 20 anos)

São pequenas coisas como estas que, todas juntas, arrastam o futebol português para o fundo.

Mas enquanto os Grandes (os que realmente têm o poder) forem sendo (ilusoriamente) beneficiados com a situação, repartindo entre si o dinheiro e os lugares cimeiros, ninguém vai mudar as coisas.

Depois não venham é chorar que a nível europeu somos uma desgraça.

9 Comments:

At 11:06 da manhã, Blogger PSN said...

Caro MP,

O teu post põe o dedo na ferida, mas acho que apontas demasiadamente para o fcp, quanto o problema do futebol começa, antes de mais, no próprio Sporting e slb e nas suas políticas incompetentes.

Apesar de concordar com quase tudo aquilo que disseste, sobretudo na forma menos transparente como o fcp conseguiu a sua supremacia, não posso daí assacar uma responsabilidade ao fcp pelo estado do futebol português.

É certo que o fcp empresta jogadores aos clubes rivais, mas não será essa política louvável? A questão é que, quer Sporting, quer slb, revelam uma incapacidade imensa de colocar jogadores na I Liga.

Será esse facto determinante na geografia do nosso futebol, em que a maioria dos clubes estão no norte? Claro que é! Essa geográfia prejudíca Sporting e slb? claro que sim.

Quanto à nova competição, é clara a contradição enter JF e o fcp, mas julgo que JF não se está a referir à falta de competição do fcp.

Com efeito, o fcp tem, regra geral, competição que baste até pelo menos abril (quartos de final da liga dos campeões).

 
At 12:39 da tarde, Blogger MP said...

Caro PSN,

A análise a este tema é obviamente complexa e muuuuito longa.

No entanto, não leste o meu post até ao fim - se é certo q comecei a falar do fcp, pois foi dái q partiu o tema, no final estendi a análise aos Grandes, reconhecendo (como tu) que a responsabilidade é repartida por todos.

Que o Sporting podia, e devia, liderar o processo. Provavelmente. Mas é uma ingenuidade pensar que o poderíamos fazer sem o apoio dos outros 2, porque as mudanças que se exigem, as de nível estrutural, só com todo o peso dos 3 grandes é que passariam.

O exemplo claro é a redução do número de clubes na 1ª divisao - qualquer iniciativa irá sempre esbarrar nos clubes pequenos, que verão as suas possibilidades de se manterem no escalão máximo diminuídas. Só se os 3 grandes pressionarem em conjunto é que teríamos possibilidade de adaptar o campeonato à dimensão do país.

E pensar que o Sporting pode liderar este processo, quando a guerrilha interna é tão grande, não menos irrealista...

 
At 2:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

PSN,

http://br.youtube.com/watch?v=THrUBQlxnWA

 
At 2:12 da tarde, Blogger MP said...

Lá velocidade tem... e parte para cima do adversário, o q é bom.
Oxalá seja um novo extremo à Sporting.

 
At 3:04 da tarde, Blogger PSN said...

Eu não consigo ver o youtube aqui no office...

De quem se trata?

 
At 3:50 da tarde, Blogger MP said...

Caiado

 
At 5:59 da tarde, Blogger PSN said...

Já sei quem é!

Apenas o vi num vídeo que tb anda pela internet e despertou-me logo a atenção.

Mas quem me contou mais sobre ele foi o meu caro amigo PLF (anónimo?).

Acho que o david é artista, daqueles que precisamos para romper aquele marasmo de ideias.

A ver vamos se lhe dão uma oportunidade...

 
At 6:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

simsim

ainda andei à procura do teu email mas depois achei mais expedito vir por aqui. como o conteúdo é o que verdadeiramente importa...

este é um novo clip. mas neste há verdadeiro grau de dificuldade, porque em vez de ser contra o Louletano em juniores, é contra o Varzim em seniores, em em jogo fora.

Que recupere depressa e em pleno. Tem muito futebol nos pés.

E com extremos destes, junte-se lhe o Marco Matias, o Bruno Matias, o Paim (O Janu e o Alex Zahavi daqui a 2 anos) e verão o que é correr atrás da bola. Jogadores "perfeitos" para o losango.

abraços

PLF

 
At 6:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E já agora...

a ver se este não é um novo Rentería:

http://www.academia-de-talentos.com/posts/maxence-parente-gf38-grenoble

PLF

 

Enviar um comentário

<< Home