OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, junho 02, 2008

Hélder Postiga


Numa operação envolta no maior secretismo, que escapou aos vaticínios da feroz comunicação social, o Sporting conseguiu um reforço sonante e, a meu ver, de peso, para a época 2008/2009.

Hélder Postiga é um excelente avançado. Os quase 50 golos marcados ao serviço do FCP e da Selecção são o melhor cartão de visita do jogador e deitam por terra os argumentos dos mais cépticos.

Como moeda de troca, para além dos 2,5 milhões por metade do passe, sai para o FCP Diogo Viana, um extremo da formação do Sporting.

Não creio, sinceramente, que o Sporting tenha ficado a perder. Contratámos um avançado internacional Português, que já provou a sua qualidade, jovem e que conhece o futebol Português.

Ou seja, com Postiga sabemos que não temos gato por lebre, ao contrário de Farneruds, Gladstones, Purovics e outros.

Por seu turno, quanto a Diogo Viana, podíamos estar perante um Nani, mas também podíamos estar perante um Paim ou um Vargas. Revelam-se grandes jogadores na formação, mas conseguem dar o salto para a equipa principal?

A verdade é que no que toca a Diogo Viana, a posição do Sporting está assegurada. Se vier a ser um grande jogador, 50% do produto de uma eventual venda será sempre consignado aos cofres do Sporting. Parece-me justo e cauteloso.

7 Comments:

At 11:17 da manhã, Blogger RBS said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:19 da manhã, Blogger RBS said...

Ilustre

Concordo com 99% do que referiu, à excepção do Gladstone. Na mesma lógica, se é bom para a Juventus, seria bom para nós, mas enfim, o que lá vai lá vai.

Quanto ao Postiga, para tudo o que disse, o facto de ele estar mortinho por relançar a carreira pode ser um tónico importantíssimo. Para além do mais, acho que pode ser o "missing link" no intocável 4-4-2 de Paulo Bento.

O Postiga não é um verdadeiro PL, mas sim o avançado móvel, que joga atrás do PL. Quanto à venda do puto, mais extremo, menos extremo... O que importa é que o Maradona de África ainda lá está...

Saudações

 
At 1:14 da tarde, Blogger MP said...

Caro,

O Postiga para mim é uma incógnita. Principalmente porque parece que mais uma vez estamos a contratar um avançado igual aos outros que já lá temos - rápido e móvel, mas pequeno e frágil. Se se confirmar que o grupo de avançados é o que diz PB hj na imprensa (os 3 brasileiros + djaló e postiga), acho que vamos conseguir ter um lote de avançados com a média de alturas mais baixa das últimas épocas.

Mas enfim, que venha para finalmente explodir, e que passe a marcar os pénaltis do Sporting(?) (um tipo que marca um pénalti à Panenka nos quartos de final do Euro, é pq os tem no sítio quando se trata de marcar pénaltis :p).

SLs

 
At 3:23 da tarde, Blogger PSN said...

MP,

Pequeno? 1,82
Frágil? 80 kl

Acho que o Postiga vem precisamente colmatar essa lacuna no ataque do Sporting (avançados com menos de 1,80).

Tem CV. Falta afirmação. No Sporting, acredito que se torne naquilo que sempre se esperou dele.

Quanto ao ataque, ficamos com 2 avançados baixos (Liedson e Djaló) e 2 avançados altos (Tiui - 1,77 - e Postiga - 1,82).

Abraço!

 
At 6:09 da tarde, Blogger Visconde said...

Uma boa aquisição de um jogador bom tecnicamente, de remate fácil com ambos os pés e adaptado ao futebol português. Cabe agora ao Sporting motivá-lo e fazê-lo sentir importante para a equipa, se conseguirem, temos reforço de qualidade.

Abraço

 
At 7:02 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre Dr!

Como sabes,fiquei muito satisfeito com esta contratação.Trata-se de um jogador que sempre admirei e que penso que não tem sido devidamente aproveitado,também por culpa sua.Contudo,Scolari não anda a dormir e se o convoca é porque confia nele e vê-lhe capacidades para ser útil à nossa selecção.
Ora,penso que o Postiga será também muito útil ao Sporting.Já identificado com o futebol português, português de gema, habituado aos grandes jogos e às grande vitórias,já quase se pode dizer que é um veterano.Mas tem "só" 25 anos...Tem um tipo de jogo que se enquadra no sistema do Sporting. Devidamente acompanhado e motivado,será uma mais-valia clara para o nosso plantel.Grande jogada de mercado.

 
At 9:40 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Grande jogador e grande aquisição... Postiga é craque, tem varias qualidades e apenas precisa de motivação para brilhar no Sporting...

Grande abraço

 

Enviar um comentário

<< Home