OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, maio 23, 2008

Pauleta no Sporting?


Apesar de ainda não estar confirmado, parece que o Sporting está interessado em contratar Pauleta para a época 2008/2009.

Por não ser consensual, resolvi trazer a forum este tema.

Confesso que Pauleta é o tipo de avançado que eu sempre gostei. Bom no jogo aéreo, no controlo de bola, potência de remate e capacidade de desmarcação.

Mas o Pauleta que tinha estas características, é capaz de não ser o mesmo Pauleta que vem para o Sporting. O Pauleta que virá para o Sporting, tem 35 anos e, com certeza, não terá a mesma força de há 5 anos.

Contudo, não é menos verdade que são muitos os avançados que, já "velhos", fizeram boas épocas no Sporting.

Lembro-me do grande Acosta que com 34 anos foi o melhor marcador do campeonato. Lembro-me de Fernando Gomes que chegou ao Sporting com 34 anos, tendo marcado bastantes golos. Lembro-me do saudoso Manuel Fernandes que com 34 anos foi o melhor marcador do campeonato.

Lá diz o ditado "quem sabe nunca esquece" e Pauleta poderá não ser excepção.

Para além da mais-valia que poderia trazer a nível desportivo, Pauleta seria, sem dúvida, uma boa jogada de marketing. O maior goleador de sempre da selecção Portuguesa, um ídolo internacional e um jogador histórico.

Sem gastar fortunas com o jogador (o contrato será, segundo consta, por objectivos), o Sporting fará, a meu ver, uma boa jogada com a contratação de Pauleta.

9 Comments:

At 3:33 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre Dr!

Não sou tão optimista quanto à mais-valia que Pauleta poderá significar no plantel do Sporting.É um facto que,mesmo com 35 anos,será mais útil que Purovic que agora nos deixa. Mas será que era de um jogador em fim de carreira que o Sporting precisava?Será que o seu tipo de futebol se articularia com o de Liedson?
Sempre fui admirador das qualidades futebolísticas de Pauleta.O seu instinto goleador é sobejamente conhecido por essa Europa fora e o seu recorde de golos na selecção não é para todos.
A questão para o Sporting deve por-se, a meu ver,nos seguintes termos:se em vez de Pauleta puder vir um avançado mais jovem mas com qualidade suficiente para se afirmar como titular (que tal Weldon do Belenenses/Cruzeiro?),abdicaria de Pauleta.Se a outra opção for um jogador "estilo" Tiui ou Purovic (no sentido de ter pouca maturidade e tendencialmente necessitar de maior tempo de integração,então que venha Pauleta!

 
At 3:50 da tarde, Blogger PSN said...

é claro que a minha análise é feita na prespectiva de já termos bons avançados.

Liedson, Yannick, Derlei e Tiui
são tudo bons avançados, com provas dadas.

Se a eles juntarmos Saleiro e um experiente Pauleta, julgo ficarmos com um manancial considerável.

 
At 4:14 da tarde, Blogger Visconde said...

Parece uma boa alternativa, ou seja, penso que 1º o Sporting deveria procurar outros voos e Pauleta seria uma alternativa à falta de melhor.
Apesar de achar que o Pauleta ainda faria uma época de bom nivel, será sempre uma solução a curto prazo, porque não tentar algo mais?
Ricardo Oliveira (Saragoça) que desceu de divisão em Espanha, Klasnic (Werder Bremen) em final de contrato, Saha (Manchester) que não joga, entre outras possibilidades, caso não se consiga nada de mais valias e vez de um avançado de valor duvidoso, Pauleta será sempre uma boa alternativa.

SL
http://ovisconde.blogspot.com

 
At 5:29 da tarde, Blogger RBS said...

Caros

Concordo com o Visconde! Uma equipa da champions não se pode apresentar sem poderio de ataque, que de momento não temos!! O pauleta não é, e nunca foi, jogador de alto nível. Fez uma excelente carreira em frança (e uma boa epoca em espanha), mas esqueçem-se do tipo de jogo dele. Ainda para mais aos 35 anos!!! Não trás nada de novo ao Sporting, e só viria para encher chouriços!

Deixem-se disso, e vamos começar a apostar numa equipa forte e competitiva. Jamais nos contentaremos com menos do que aquilo que o Sporting merece. O barato sai caro! Temos que reforçar a defesa nas alas, o GR, 2 extremos e um PL matador! Há muita porcaria do Sporting que tem que ir sanita a baixo!!

Saudações

RBS

 
At 5:39 da tarde, Blogger PSN said...

RBS,

Não concordo.

Acho sinceramente que dizeres que o maior goleador de sempre da selecção nacional não é um jogador de alto nível, é um bocado forte...

Pauleta é um grande avançado que fez uma grande carreia em França e na selecção nacional.

Pauleta, sem ser, como disse no post, o nosso principal avançado, poderia ser uma mais-valia. E depois há o aspecto de marketing da operação.

Quanto ao argumento dos 35 anos, como disse no post, há imensos exemplos de jogadores que com aquela idade fizeram muitos golos pelo Sporting.

 
At 10:00 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Encaro a vinda do Pauleta com algumas reticencias mas com optimismo... Estou mais como o amigo Visconde, acredito que o Pauleta fará uma época de valor, mas acredito também que deveríamos apostar forte no ponta de lança, e contratar um grande craque, ou então para o meio campo...

Grande abraço

 
At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É uma boa medida, pois permite um aumento do número de Sócios na Região Autónoma dos Açores...

 
At 3:06 da tarde, Blogger RBS said...

Ilustres

Permitam-me discordar. O Pauleta sofre do mal de muitos bons jogadores, especialmente os portugueses... Não resolve nos grandes jogos!! Ele marcava muitos contra as equipas mais fracas, mas quando era mesmo preciso, não facturava. Basta olhar para o passado. Mas olhemos para o Pauleta como jogador. Que características tem que podem ajudar o sporting? Velocidade? Técnica? Remate? Não. Tem instinto, o que só por si é meio caminho andado, mas aos 35 anos, duvido que consiga manter o ritmo exigido para ajudar o sporting quer na liga quer na champions. Imaginem o Pauleta a jogar contra defesas de alto calibre que jogam na liga milionária... Era metido no bolso!!

Pode ser o maio goleador de sempre da selecção, mas os golos marcados em amigáveis contra selecções muito inferiores devem ser tidos em conta, aliás, em termos de selecção, o Nuno Gomes resolveu sempre muito mais do que o Ciclone dos Açores (França, Espanha, Inglaterra).

Precisamos de qualidade, e num clube que se gaba de inverstir nos jovens, ir buscar um "reformado" não pode ser boa política. Ao menos iam buscar alguém mais credenciado. Peço desculpa se estou a ferir sensibilidades, e de modo algum estou a atacar o Pauleta, a quem reconheço o mérito de, embora não seja um jogador fenomenal, conseguiu ter uma carreira brilhante na França. Talvez com menos uns anos a história fosse diferente, mas assim... Metam é o Maradona de África (ibrahim) na equipa principal e logo se vê.

Saudações

RBS

 
At 3:25 da tarde, Blogger PSN said...

Caríssimo RBS,

Por acaso, aqui, não estou contigo.

Acho que o Pauleta é um avançado de grande nível, com grande capacidade técnica e sentido de baliza.

Acho que a idade nos avançados com as características do Pauleta não é um factor determinante. É um jogador de área, de tabelas, de impulsão. A velocidade não é determinante.

O facto de não ter marcado em jogos decisivos não pode fazer de Pauleta um jogador mediano.

Recordo-te que Jardel nunca marcava nos grandes jogos e se marcava era de penalty. Precisamente, porque este tipo de avançados mais estáticos são fortemente marcados nos grandes jogos. Mas isso não faz deles jogadores medianos.

 

Enviar um comentário

<< Home