OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, junho 04, 2008

Moutinho, Veloso e o sucesso da época 08/09

Considero que a direcção do Sporting está, até à data, a fazer um bom trabalho no que concerne ao planeamento da época 08/09.

De facto, a contratação de Rochemback, Postiga, a já anunciada contratação de Caneira e as quase certas manutenções de Grimi e Izmailov, constituem mais-valias em relação ao plantel da época passada e permitem encarar com optimismo a próxima época.

Contudo, a meu ver, o referido optimismo depende, no final das contas, da manutenção de Moutinho ou Veloso.

Com efeito, trata-se de dois jogadores nucleares, que podemos comparar às duas turbinas de um avião. Perder uma será grave, mas o avião continuará a voar. Perder as duas será queda certa.

Confesso que, a manter um dos dois jogadores, a minha preferência vai para Moutinho. Não que seja muito melhor que Veloso a nível de qualidade técnica, mas por tudo aquilo que representa, pela sua entrega, pela sua raça, pelo seu querer.

A questão é que as ondas da imprensa começam a vaticinar a saída inevitável de ambos os jogadores.

O papel do Sporting na cobiça alheia passa por uma postura irredutível quanto às cláusulas de rescisão. Não deverá ceder um cêntimo e deverá, no caso de Moutinho, cobrir os 10% das propostas entre 15 e 24,9 milhões.

Apesar de as conclusões poderem apenas ser retiradas após a reacção do Sporting à eventual e indesejada saída, a verdade é que a mesma iria ser um tremor de terra na escala máxima de Richter e implicaria uma reconstrução árdua e incerta.

Aguardemos...

3 Comments:

At 12:08 da tarde, Blogger MGF said...

Grandíssimo!

Também sou da opinião que o trabalho de reforço da equipa e de preparação da próxima época está a ser muito positivo. A aposta em jogadores credenciados já identificados com Portugal e com o clube dotará o Sporting de uma plantel com mais qualidade, mais homogéneo e mais competitivo.E também,teoricamente,com mais possibilidades de ser campeão.
A questão,como bem referes,é que não é certa a permanência de dois internacionais A da nossa cantera.Salvo melhor opinião,e com a devida vénia para Polga e Liedson,Veloso e Moutinho foram e ainda são o motor do futebol do Sporting.Estamos perante dois jogadores com valor suficiente para serem titulares em qualquer clube do mundo. E isto diz tudo.São dois jogadores de classe mundial e com uma margem de progressão ainda enorme, além de de jogarem em diversas funções sempre com elevado rendimento.Mais cedo ou mais tarde,continuando como até aqui,sairão do Sporting.
Chamo,contudo,a atenção para a promessa de Soares Franco de que em caso de venda destes jogadores investirá 80% do valor recebido nos jogadores que os substituírem.
Não penso que a saída dos dois fosse uma catástrofe,embora,como PSN,me pareça mais importante manter Moutinho.Pelo rendimento,pela entrega,pelo carisma,pelo simbolismo.

 
At 2:25 da tarde, Blogger MP said...

O Rochemback já vem para substituir o Veloso, e o Viana estará na calhar para substituir o Moutinho.
Se algum deles ficar, será um bónus. Se os dois partirem, entrarão muitos milhões (que espera-se dêm para comprar pelo menos um jogador de categoria) e abrir-se-ão as portas para a afirmação de outra jovem esperança, que dificilmente teria oportunidades doutra forma - Pereirinha, Adrien ou outra qualquer pérola das que nos temos tornados especialistas em descobrir todos os anos.

Eu tb preferiria que nenhum saísse (e já agora nenhum dos que saíu nos últimos anos - imaginem um meio campo com figo, ronaldo, nani, moutinho, veloso (e Quarresma e Simoninho no banco).
Mas há que ver as coisas pelo lado positivo e... acreditar.

 
At 6:20 da tarde, Blogger Visconde said...

Concordo que a saida de ambos será muito má para as nossas ambições e a ter de sair que seja Veloso, Moutinho é insubstituivel e será uma perda enorme.
Parece-me que o plantel está a ser bem estruturado e estas possiveis saídas já terão um plano B para executar no imediato, mas algum terá de acontecer e temos de estar preparados.
Pedro Mendes seria uma boa solução penso eu...

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home