OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, junho 06, 2008

Agora para algo completamente diferente...

Ainda que por momentos, desfoquemos as nossas atenções dos imbróglios dos nossos clubes e concentremo-nos no essencial neste momento: selecção nacional.

Amanhã iniciaremos frente à Turquia uma caminhada que se espera que termine com Portugal campeão europeu. De realçar que o Sporting é (ainda) a equipa mais representada (com Postiga) e que o núcleo duro deste grupo, a fantasia que faz da nossa selecção uma das mais fortes,nasceu no nosso clube: Miguel, Veloso, Moutinho, Nani, Quaresma, Simão e o grande Cristiano Ronaldo representam uma das mais importantes escolas de formação do mundo.Qual a selecção que desdenharia um leque de jogadores desta estirpe?

Embora não seja fã de Scolari, digo com todas as letras que terá sido o melhor seleccionador nacional de todos os tempos. É certo que tem contado com jogadores de altíssimo nível, mas penso que os seus méritos são inequívocos. Os resultados falam por si.

Esta é mais uma etapa que, espero e confio, será vitoriosa. Treinador e jogadores não nos faltam. Oxalá formemos uma verdadeira equipa e tenhamos mais sorte que nas duas meias-finais de 2000 e 2006 com a França e mais concentração que na final de 2004 contra a Grécia.

Finalmente, espero e confio que o Europeu seja mais um palco em que Ronaldo demonstre aos mais cépticos que foi a milhas de distância o melhor esta época (não entendo como se pode falar em Messi este ano, ainda que a sua categoria seja indiscutível..) e que é o mais forte candidato a melhor do mundo na próxima década.

Força Portugal!

1 Comments:

At 6:03 da tarde, Blogger PSN said...

Ilustre!

Grande análise!

Como dizes, esta selecção é o reflexo do trabalho de formação do Sporting. O exemplo vivo do sucesso da academia. Uma vitória no Europeu, seria o recohecimento último desse sucesso, mais do que qualquer venda de jogador, mais do que os troféus pessoais conquistados pelos nossos miúdos.

Concordo em relação ao Scolari, os dados não me deixam contrariar. No entanto, confesso que há determinadas decisões de Scolari que me parecem tomadas mais por feeling do que expertise...

Acresce, conforme já te pude referir, que não me lembro (com a excepção do jogo contra a Bélgica em Alvalade) de um jogo arrebatador de Portugal nos últimos 2 anos. Foram sempre jogos sofríveis, com fracas exibições e com alguns resultados negativos.

Por estas razões e ainda pelo claro excesso de ego da selecção, temo por um eventual fracasso da campanha (leia-se a não conquista do ceptro europeu).

De qualquer forma, julgo que Portugal será capaz de chegar sem grandes dificuldades às meias-finais (será o mínimo exigível). Tudo o que vier a mais, será muito bom, se bem que tudo o que não seja a vitória na competição será uma frustração...

Mas estou confiante e se houver lógica na matemática:

1996 - quartos de final
2000 - meias-finais
2004 - final
2008 - ...

 

Enviar um comentário

<< Home