OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, agosto 28, 2008

SORTEIO CHAMPIONS: Sorte





Barcelona, Basileia e Shakhtar.
O grupo mais fácil de todas as vezes que participámos na champions.
De qualquer forma, há que lutar para vencer, porque não há almoços grátis...
É para passar e fazer história!

Sem Comentários...

Eis o que diz o jornal espanhol As sobre o jogo de ontem:

"Hay dos formas de entender este tipo de trofeos. Como fiestas o como obstáculos. Y el planteamiento se formula desde que se cursa invitación al rival. Si convocas a Bayern, Inter o Ajax, como era costumbre hace 30 años, corres el riesgo de sufrir un revolcón. Si cuentas con el Sporting de Lisboa o la selección MSL te aseguras un buen rato. Y eso vivió el Bernabéu anoche, una fiesta."

Sinto-me envergonhado...

segunda-feira, agosto 25, 2008

Fazia falta

E recomeçou mais um campeonato nacional. Renovam-se as esperanças das equipas, reciclam-se as motivações dos jogadores, estimulam-se os anseios e as ambições dos adeptos.

Para nós, Sporting, foi um começo positivo Primeira parte de excelente nível, segunda parte manchada pelos artistas do apito e da bandeirinha. Porto razoável, Benfica ainda verde (passe a contradição).

Notícia foi o regresso do "Domingo Desportivo", programa mítico da RTP, que marcou a infância de tantos de nós. Bem-vindo de volta! Ainda para mais, apresentado pelo melhor jornalista desportivo português, Carlos Daniel, e com presenças de Luís Freitas Lobo e João Pinto. Melhor era difícil....ainda mais de compararmos com os programas inenarráveis da TVI apresentados por Sousa Martins, com comentadores mal educados, facciosos. Numa palavra: lastimável!

Fazia mesmo falta. Agora noto que havia ali um espaço em branco no final de cada fim de semana. Mínimo de isenção, emoção e qualidade. Assim, sim. É um bom começo!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Mais um herói

Hoje tive um hora de almoço diferente. Esforcei-me por chegar a casa a tempo de ver o primeiro salto de Nélson Évora e fiquei vidrado a ver as provas de atletismo plenas de emoção e espectacularidade. A tensão e a adrenalina elevavam-se sempre que o português entrava em acção. O tempo voou (como o Nélson) e quando dei por ela já eram duas e meia. Hora de voltar à labuta, com pena de não poder ver a final até ao fim.

Já no meu local de trabalho, pude viver à distância (telefonema da mãe de um colega, internet) o feito singular deste atleta ímpar do nosso desporto. A medalha já ninguém lha tira. Nem um lugar de honra ao pé de heróis da nossa história como Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro.

Obrigado, Nélson Évora! E muitos parabéns!

quarta-feira, agosto 20, 2008

"Não sou dada a este tipo de competições"

Confesso que não sou um especialista na matéria e que não acompanho como queria as modalidades olímpicas em que este ano estamos a ser representados em Pequim.

Reconheço que um país como Portugal não será o ideal para proporcionar aos nossos atletas as melhores condições de preparação para tão importante e grandioso evento (vide o caso de Gustavo Lima na vela).

Admiro heróis como Carlos Lopes, Rosa Mota ou Fernanda Ribeiro que souberam vencer todas as adversidades e obstáculos e foram verdadeiros campeões.

Não consigo entender nem deixar de criticar os atletas (??) que, subsidiados por todos nós, foram a Pequim em excursão e não souberam honrar o nosso país.

Repugnam-me aqueles que não só foram maus profissionais, como demonstraram comportamentos eticamente reprováveis.

Não me merecem o mínimo de respeito aqueles que foram isto tudo e ainda tiveram o descaramento de gozar com os portugueses e a falta de carácter e educação para admitir o fracasso.

Nada que espante quem conheça a realidade de Portugal e do desporto português.

terça-feira, agosto 19, 2008

Supertaça

Mais uma, dirão uns, relativizando e dizendo que é uma competição menor e que não tem importância no panorama futebolístico nacional.
Mais uma, dirão outros, realçando que o Porto jogou desfalcado e que é uma equipa de regularidade e não de um jogo só.
Mais uma, dirão outros, sem parabenizar o vencedor e atribuindo o mérito à felicidade,não percebendo que assim estão, implicitamente, a reconhecer que são incompetentes.(Mais um banho, caro Jesualdo!!!!)

A quarta em três anos, a terceira contra o actual tricampeão nacional. A quarta para Paulo Bento. A quarta para um grupo de jogadores que é uma verdadeira equipa.

Obrigado por mais esta vitória e por nos mostrarem que o poder financeiro não é tudo na vida e que a ética, a licitude e a boa gestão dão, necessariamente,bons resultados.

Agora, só falta o campeonato. Nada impossível, sempre o objectivo máximo. Vamos a eles!

quarta-feira, agosto 13, 2008

Flores, rosas e beijinhos

Às vezes há capas de jornais engraçadas. Estes Recordistas devem divertir-se a fazer os títulos e a escolher as fotos.

Para além da comovente ternura da foto, destaco outra das cachas:
- Quique ensaia dupla com Luisão - tendo em conta que não jogam os 2, essa dupla só pode ser... no balneário?;

quinta-feira, agosto 07, 2008

A braçadeira a quem não a merece...


De acordo com alguns meios de comunicação social, a SAD e Paulo Bento pretendem deixar a braçadeira como está, ou seja, entregue ao João "Mercenário" Moutinho.

Por mais que pense, não consigo encontrar uma única razão que justifique esta medida, mas não preciso de pensar muito para encontrar diversas consequências negativas dessa mesma medida.


Que mensagem é que esta medida passa para os demais jogadores? E para os adeptos? E para o Sporting?

Para os jogadores, a certeza de uma impunidade garantida, independentemente das maiores barbaridades que os mesmos possam dizer. Com este precedente, não é preciso fazer futurologia para afirmar que estão, desde já, asseguradas, para a época 2008/2009, capas de jornais referentes a 5 ou 6 jogadores com a célebre frase "quero sair". Com essas capas virá a instabilidade, a impaciência dos adeptos e os assobios que os dirigentes tanto gostam de criticar.

Para os adeptos, significa distanciamento e falta de identificação com este actual Sporting, tendo em consideração os tradicionais valores do clube. Significa desmotivação, descrença e tristeza.

Para o Sporting, esta medida significará de certo a perda de importância da braçadeira de capitão, que, ao longo da história, significou, paixão ao clube, mas, acima de tudo, "esforço, dedicação, DEVOÇÃO e glória". Que sentirão os antigos capitães Manuel Fernandes, Hilário, Fernando Mendes, Carvalho, Carlos Xavier, Yordanov, Oceano, Sá Pinto e tantos outros, quando vêem a braçadeira entregue a um mercenário, que prefere ir para um clube inferior a troco de mais uns euros?


Tudo isto é triste e tudo isto me faz sentir cada vez mais frustrado com o futebol. Aprendi a amar o Sporting e o futebol com paixão e acho que não consigo passar a olhar para eles de uma forma fria, calculista e economicista.

quarta-feira, agosto 06, 2008

Estádio José de Alvalade

Afastando, por ora, a "longe de estar sarada" polémica em torno de Moutinho, celebremos o dia 6 de Agosto de 2003, o dia da inauguração do novo Estádio José de Alvalade.

Faz hoje 5 anos que o novo Estádio de José de Alvalade foi inaugurado. Lembro-me como se fosse ontem: o entusiasmo, a euforia, o orgulho, a esperança e a sede de conquista.

A festa teve como convidado um dos maiores clubes do Mundo, o Manchester United. E a vontade do Sporting de figurar entre os maiores ficou bem patenteada, com um expressivo 3-1.

O primeiro golo foi marcado por Luís Filipe, hoje no slb. O jogador nunca se afirmou no Sporting e pouco ou nada fez no slb. Será mais um daqueles de que se dirá "passou ao lado de uma grande carreira". Contudo, poderá carregar para sempre a bandeira de ter sido o primeiro a fazer balançar as redes no novo Estádio.

Para além da modernização do complexo desportivo do Sporting, esse dia marcou o nascimento para o Mundo de uma estrela: Cristiano Ronaldo. Hoje, aclamado unanimemente como o melhor jogador do Mundo, foi no dia 6 de Agosto de 2003 que se revelou. Que jogo que Ronaldo fez! Pena que não tenha ficado no banco...

O Estádio é colossal, confortável e com uma acústica espectacular que faz tremer os adversários. Contudo, precisa de conquistas para se tornar ainda maior. Esteve perto em 2005, com a final da taça UEFA, perdida não se sabe bem como para os russos do CSKA. Esteve perto em 2007, com o campeonato a discutir-se no último jogo.

Não obstante, nos últimos 5 anos presenciámos vitórias importantes, jogos memoráveis, chorámos, rimos, gritámos e celebrámos.

Muitos anos de vida para o nosso Estádio José de Alvalade!

segunda-feira, agosto 04, 2008

A Arrogância tem um Preço

João Moutinho, numa entrevista plena de arrogância, afirmou não estar arrependido do que disse e que ignorava os assobios dos adeptos.

O jogador teve, nessa entrevista, uma excelente oportunidade para se redimir, pedir desculpa e apelar à compreensão dos adeptos por um eventual momento mais difícil na sua vida pessoal.

Ao invés, preferiu declarar guerra aos adeptos, desprezando a reacção legítima destes e mantendo a sua posição quanto à saída. Chegou, inclusivamente ao ponto de afrontar Caneira, pelo facto de este ter dito que o balneário foi afectado por aquelas declarações.

Moutinho pode até dizer que está "de corpo e alma no Sporting". Porém, os adeptos já não estão de corpo e alma com Moutinho e irão cobrar caro a traição.

Aguarda-se para breve a sua destituição como capitão do Sporting. A braçadeira de capitão é antónimo de ingratidão e mercenarismo.