OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, agosto 07, 2008

A braçadeira a quem não a merece...


De acordo com alguns meios de comunicação social, a SAD e Paulo Bento pretendem deixar a braçadeira como está, ou seja, entregue ao João "Mercenário" Moutinho.

Por mais que pense, não consigo encontrar uma única razão que justifique esta medida, mas não preciso de pensar muito para encontrar diversas consequências negativas dessa mesma medida.


Que mensagem é que esta medida passa para os demais jogadores? E para os adeptos? E para o Sporting?

Para os jogadores, a certeza de uma impunidade garantida, independentemente das maiores barbaridades que os mesmos possam dizer. Com este precedente, não é preciso fazer futurologia para afirmar que estão, desde já, asseguradas, para a época 2008/2009, capas de jornais referentes a 5 ou 6 jogadores com a célebre frase "quero sair". Com essas capas virá a instabilidade, a impaciência dos adeptos e os assobios que os dirigentes tanto gostam de criticar.

Para os adeptos, significa distanciamento e falta de identificação com este actual Sporting, tendo em consideração os tradicionais valores do clube. Significa desmotivação, descrença e tristeza.

Para o Sporting, esta medida significará de certo a perda de importância da braçadeira de capitão, que, ao longo da história, significou, paixão ao clube, mas, acima de tudo, "esforço, dedicação, DEVOÇÃO e glória". Que sentirão os antigos capitães Manuel Fernandes, Hilário, Fernando Mendes, Carvalho, Carlos Xavier, Yordanov, Oceano, Sá Pinto e tantos outros, quando vêem a braçadeira entregue a um mercenário, que prefere ir para um clube inferior a troco de mais uns euros?


Tudo isto é triste e tudo isto me faz sentir cada vez mais frustrado com o futebol. Aprendi a amar o Sporting e o futebol com paixão e acho que não consigo passar a olhar para eles de uma forma fria, calculista e economicista.

2 Comments:

At 5:41 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Queres tentar advinhar os protagonistas? Postiga? Veloso? Vukcevic?

Já estou como outro: cá para mim oferecem EUR18M/EUR20M e dizem que só compram parte do passe, nós aceitamos a bem de uma futura transferência que não será nunca suficientemente compensatária (já para não falar de uma chusma de cláusulas de protecção nulas) e vamos buscar um tipo qualquer bombástico para enganar o Zé do Boné!

 
At 11:45 da manhã, Blogger MP said...

Deixa lá o rapaz em paz.
Pensei que já te teria passado por esta altura!

 

Enviar um comentário

<< Home