OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, julho 28, 2008

Moutinho

Interrompo a ausência, justificada pela denominada silly season, para deixar umas palavras sobre a atitude de João Moutinho.

A Atitude

Considerava João Moutinho um exemplo de profissionalismo e de sportinguismo. Era para os adeptos em geral o paradigma do atleta do Sporting - dar tudo em campo com brilhantismo e raça.

Ao convocar uma conferência de imprensa para dizer "quero sair", Moutinho destruiu o mito e perdeu a oportunidade de figurar entre os heróis do Sporting. Perdeu o combóio da imortalidade.

Passou a ser apenas mais um, entre os muitos que passaram e que, com maior ou menor brilhantismo, trajaram de verde e branco.

Colocar os interesses pessoais à frente dos interesses do Sporting não é digno de Sportinguista. Ainda que o pense, nunca o deve dizer.

Formado nas escolas do Sporting, eleito capitão aos 19 anos, acarinhado e idolatrado pelos adeptos, são factores que o deviam levar a pensar entre escolher a dignidade e o mercenarismo.

Por seu turno, apesar da opção ser pessoal de Moutinho, a verdade é que escolher o Everton ao Sporting é um caminho muito pouco inteligente. Eu diria mesmo que é uma escolha asnática. Com efeito, estamos a falar em trocar um clube que luta por todos os títulos, participa na liga dos campeões, com uma falange monumental de adeptos, por um clube que luta pelo meio da tabela.

Ir para o Everton é escolher o caminho do dinheiro, em detrimento do caminho da glória. São muitos os exemplos...

A Reacção

Boa reacção do Sporting e de Paulo Bento. Mais não se podia esperar. A Direcção desarmou Moutinho e a comunicação social que aventava valores na casa dos 20 milhões. A proposta foi 15 milhões, ou seja, fraca.

Paulo Bento afastou-o da equipa, mas sentou-o no banco, para que prove a vergonha da traição.

O Futuro

A meu ver, Moutinho é para despachar. Quanto mais depressa melhor. Agora, nunca pelo preço que ele quer. Será sempre pelo preço que o Sporting achar justo, que a meu ver, nunca poderá ser inferior a 20 milhões.

Por isso, se quer sair, que encontre um clube que pague 20 milhões por ele e boa viagem. Até lá, o banco deverá ser a sua morada. A não ser que se retracte e peça desculpas públicas.

Quanto à braçadeira, terá, necessariamente, de encontrar um braço digno e honroso. A continuar com Moutinho, será um atentado à história do Sporting e uma ofensa aos nossos Grandes Capitães.

8 Comments:

At 1:41 da tarde, Blogger MP said...

Entendo que te sintas magoado, traído até com o comportamento do Moutinho.
Mas não te podes esquecer que estamos a falar de um miído de 22 anos, a quem lhe estão a acenar com muito, muito dinheiro. Está a reagir como reagem todos - quer sair, pois sabe que estas oportunidades podem não voltar a aparecer.

Se ele sair por 20 milhões, e com isso conseguirmos comprar 2 iguais a ele (Tiago? Pélé?), não me parece que fiquemos a perder. Afinal, a única grande virtude do Moutinho é que não descansa o jogo todo. Isso não é pouco, mas também não é muito - para um médio ofensivo, pede-se que para além de correr, pressionar, roubar e distribuir, chute de longe ou faça assistências. Quantos golos marcou o Moutinho? Quantos passes de morte te lembras de o ver fazer?

O único problema que eu vejo é as consequências que esta fuga litigiosa pode ter no balneário - é bom que o Paulo Bento tenha mão naquilo. Para já, a primeira consequência é que vamos ver o Veloso a fazer birra, e a dizer porque é que a ele lhe deixam sair e a mim não?

Enfim. Se o Roca confirmar a boa forma, e o Vuk explodir (ainda mais) este ano, não estou preocupado com o meio campo. Entre Izma, Roma, MV, os putos Pereirinha ou Adrien, e o substituto(s) de Moutinho, teremos gente suficiente para completar o infame quadrado inclinado.

Depois é solidifcar a defesa, e esperar que o nosso ataque luso-brasileiro volte a dar as alegrias de outros anos.

Sinceramente, depois do jogo de ontem (prematuro, bem sei), não estou muito preocupado. Deixa lá o gajo ir. Se a ti te acenassem com a massa toda que lhe devem estar a acenar a ele, tu também querias ir. É muito fácil estar de fora e dizer: se fosse eu não ía.

 
At 2:53 da tarde, Blogger PSN said...

Grande MP,

Não é uma questão de dinheiro, mas sim de carácter.

Compreendo que ele se sinta tentado pelos milhões do Everton (serão assim tantos?) e que, na idade dele, sobretudo depois das más companhias do Euro (os narcisos Cristiano e Nani) se sinta com vontade de dar o salto.

No entanto, por um lado, trocar o Sporting pelo Everton só pode ser um salto para baixo. Se fosse inteligente, fazia uma grande época este ano e para o ano ia para o barça, inter ou outro...

Por outro lado, a querer sair que o manifeste junta da direcção e não junto dos adeptos.

Acresce que ele tem responsabilidades, na medida em que é capitão. Que mensagem é que ele quer passa para o baleário com este tipo de atitudes? Que respeito é que vai merecer a partir de agora?

MP, um jogador de futebol não é um profissional normal. Sair do Sporting não é a mesma coisa que sair da Sonae ou da PT. Sair do Sporting é jogar com sentimentos, emoções, que, no fundo, é do que vive o futebol e por causa delas que eles ganham o que ganham.

Não estou preocupado com a saída dele (concordo contigo quanto às alternativas). Estou preocupado, porque nunca esperava isso de um capitão e porque desestabiliza uma equipa que precisa de ser campeã.

 
At 5:44 da tarde, Blogger Visconde said...

Parece-me que o Sporting não deve ceder, não podem ser os jogadores a mandar no futuro do clube, têem de respeitar o emblema e ser sim o clube a decidir o futuro deles quando lhe for mais conveniente.
O que Moutinho fez foi uma enorme desilusão, revelou enorme falta de ambição, perdeu o estatuto que tinha, perdeu as hipoteses de um lugar de destaque na história centenária do Spoting e perdeu a braçadeira de capitão, só pode ser dessa forma. Polga e Caneira tratam do assunto...

 
At 9:44 da tarde, Blogger MP said...

PSN, O Visconde disse tudo - " Polga e Caneira tratam do assunto".
Polga, o brazuca que ano sim ano sim faz uma fita para renovar o contrato, manda o Veloz vir a público dizer que merce mais, e pressionar o Sporting a subir o contrato. Caneira, o ex-traidor, que todos crucificaram quando foi para o Benfica, e que ainda o ano passado todos diziam que não podia nunca ser capitão.

É assim o futebol. Memóric curta, emoções fortes...

Não tenho qualquer dúvida que isto que o Moutinho veio dizer em público, já o terá dito ao Barbosa e companhia há bastante tempo. Só que como ele bem sabe - ou melhor, como o seu empresário bem sabe, às vezes é preciso vir pressionar para a praça pública, para que as decisões sejam tomadas.

E se calhar, assim sem querer, demos com o grande culpado da questão - estes empresários tornaram-se autênticas pragas, pois ao viverem das comissões sobre transações, fomentam o mais que podem o carrocel de jogadores. Moutinho é simplesmente mais um a ser utilizado neste (outro) sistema.

Vais ver como daqui a 2 anos, quando o Moutinho se fartar de Inglaterra (ou eles chegarem à conclusão que ele não tem, como não tem, condições para vingar aí), vamos outra vez recebê-lo de braços abertos. E ainda bem que assim é, porque senão já se sabe o que é que se vai passar - vai jogar para o FC Corruptos, ou para o clube das Flores.

 
At 11:53 da tarde, Blogger PSN said...

MP,

Não tentes reduzir a gravidade da situação.

Moutinho não é o barbosa, nem o caneira, nem o polga.

Moutinho era visto como um símbolo do Sporting, um exemplo de dedicação e amor ao clube.

Acresce que o Moutinho é capitão de equipa. Tem responsabilidades e não pode dizer este tipo de coisas. Ou achas que o balneário não se recente deste tipo de coisas?


Ingratidão e traição são as melhores palavras que encontro para descrever este tipo de atitude.
De símbolo passa a mercenário...

 
At 8:33 da manhã, Blogger MP said...

Lê o que os ex-capitães dizem hoje nO Jogo. Vais ver que quando te passarem os calores (da reacção a quente) tb pensas como eles.

E já agora lê tb o que dão a entender sobre problemas familiares/pessoais do Moutinho. E esses, infelizmente, ninguém pode resolver. E por mais importante que o Sporting seja p cada um de nós, há outras coisas que também têm igual ou maior peso...

 
At 10:48 da manhã, Blogger PSN said...

MP,

Não me preocupa o que dizem os ex-capitães. Aliás o "ex" diz tudo, ou seja, já lá não estão...A verdade é que, quando lá estiveram, não tiveram declarações infelizes como estas...

O que me preocupa é que um capitão nunca pode dizer o que ele disse.

O que me preocupa é que o balneário esteja dividido (lê a bola de hoje)

O que me preocupa é que jogadores que são acarinhados e têm todas as condições para vencer no Sporting queiram sair para clubes menores, apenas por mais uns milhares de euros.

Quanto aos problemas financeiros e familiares, lê o artigo no Jogo do Jean Paul Lares...está lá tudo...http://www.ojogo.pt/24-159/artigo737093.asp

 
At 1:54 da tarde, Blogger MP said...

« as informações, publicadas ontem pelo Diário de Notícias, de que João Moutinho deseja sair do Sporting devido a problemas financeiros provocados pela escola de futebol gerida pelo pai no Algarve, situação que, aliás, poderá estar na base de um desentendimento entre ambos »

Afinal é um lampião que está por detrás de tudo isto!

 

Enviar um comentário

<< Home