OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, julho 08, 2008

O principio do que esperamos que seja uma história com final feliz

Começaram ontem os trabalhos do Sporting Clube de Portugal tendo em vista a próxima época desportiva, apesar de ainda existirem algumas situações no actual plantel que não estão definidas. No entanto todos nós desejamos que este seja finalmente o ano em que conquistamos o título de campeão,que já nos foge há cerca de 6 anos, e isso com certeza que acontecerá se os jogadores interiorizarem durante toda a época desportiva a máxima do Sporting, Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Dá sempre um ar de cliché falar nesta máxima Sportinguista, mas se tais valores não fossem exigidos a todos os atletas que representaram, que representam e que no futuro representarão este clube, com certeza que não seríamos o clube mais vitorioso em Portugal e o segundo a nível europeu.

Voltando ao início dos trabalhos da equipa de futebol, quer-me parecer que este é o plantel mais forte que Paulo Bento tem à sua disposição, desde que assumiu a liderança do comando técnico. E visto que este vai ser a sua 3a temporada em que vai orientar os trabalhos de pré-época, já não existem muitas mais desculpas para não se conquistar o título maior do futebol português. É que com a muito provável manutenção de João Moutinho e de Miguel Veloso, se incrementarmos as novas aquisições acho que é óbvio que este ano está mais forte, mais experiente e existem mais opções de qualidade para a mesma posição.

Sobre as contratações mais sonantes neste defeso, quer-me parecer que Marco Caneira, além de valor seguro em qualquer posição da defesa, é também uma forte influência no balneário. É um capitão sem braçadeira. Fábio Rochemback é um jogador de inegável valor e classe dentro de campo, resta saber se veio mais maduro de Inglaterra e com vontade de aplicar aquela sua raça característica que apaixonou tantos adeptos em alvalade. Presumo que Paulo Bento poderá ser decisivo em maximizar o rendimento deste jogador nesta segunda passagem pelo Sporting. Já Hélder Postiga, apesar de sempre nutrir alguma simpatia por este jogador, é talvez a maior incógnita. Apesar de ser um avançado com grande qualidade técnica o seu maior problema reside na bipolaridade do seu nível exibicional. Mas prevejo-lhe uma passagem feliz pelo Sporting, uma vez que o seu estilo de avançado móvel enquadra-se muito bem no actual sistema táctico e creio que poderá ser uma agradável surpresa nesta época.

Fica apenas a faltar um defesa esquerdo de raiz para este plantel ficar completo, porque na primeira metade da época passada deu para ver que basta falhar uma peça na equipa e tudo falha. E o lado esquerdo da defesa, leia-se Ronny, foi um dos grandes responsáveis pela quantidade de golos sofridos.
Daí Grimi ser a melhor opção para esta posição no plantel. Teve uma rápida adaptação à equipa e trouxe uma consistência que não tinha existido na primeira metade da temporada. Não sendo o portento futebolístico, é claramente um jogador que sabe defender e atacar relativamente bem, é jovem e tem capacidade de evolução. por isso devia ser a aposta para defesa esquerdo. É que Caneira nesta mesma posição, sendo bom a defender já não o faz tão bem a atacar visto não "ter" pé esquerdo, além de que o preferia ver no centro ou mesmo na direita da defesa.
Grimi até pode ser caro, mas desportivamente pode sair mais caro ao Sporting a sua saída do que tentar a manutenção de um jogador plenamente integrado.

Quanto aos nosso maiores adversários, do Benfica nem há muito a dizer, apenas mais do mesmo, mais um ano que estão a começar um novo ciclo, mais uma vez estão a construir uma equipa maravilha, mais um ano em que segundo os jornais o Benfica esteve interessado em 50 jogadores e que todos eles têm o sonho de vestir a camisola encarnada com o símbolo do milhafre desde que nasceram, independentemente do país de origem. Mais do mesmo como já tinha referido. Cheira-me a 4o lugar outra vez...

Já o FC Porto, apesar de perder 2 jogadores muito influentes, como o portuguesíssimo Bosingwa e um outro futuro jogador da selecção portuguesa Paulo Assunção, arrisca-se a perder a sua maior estrela que por acaso até foi formada no Sporting, Ricardo Quaresma. Mas independentemente desta possível saída, a verdade é que o Porto é sempre o Porto. Uma equipa super-competitiva, com grande espírito de vitória e apesar de não conhecer qualquer das suas novas contratações, a verdade é que também não conhecia nem o Lucho, nem o Lisandro, por isso a probabilidade de terem contratado um jogador desconhecido mas de qualidade é elevada. Quer-me parecer que vai ser o nosso maior adversário.

Resta esperar para ver o que é que vai sair de mais uma época desportiva que agora está a dar os primeiros passos, mas que tenho esperança para este ano isso não duvidem. Tenho tanta fé que acho que vamos limpar o campeonato e vamos à 2a fase da Liga dos Campeões, além de amanhã ou depois ir renovar a minha Gamebox. Espero que a equipa tenha também esta fé toda e que dê o máximo todos os jogos.

5 Comments:

At 5:43 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre MSM!

Excelente posta!

Concordo contigo quando referes que este é,provavelmente,o melhor plantel que Paulo Bento teve à sua disposição no Sporting (partindo do princípio que Veloso e Moutinho ficam). Não obstante,penso que,no momento,o plantel ainda tem,pelo menos 4 lacunas.Passo a explicar:
- Guarda-Redes. Nem Stojkovic nem Patrício me convencem.Se conseguirmos vender o sérvio,talvez possamos melhor este sector tão importante.
- Defesa Central: Embora tenhamos 4 defesas-centrais de raíza,o facto de Pedro Silva não estar a cem por cento,poderá levar Caneira para a direita e a equipa ficará desequilibrada e dependente do Carriço em caso de lesão de Tonel ou Polga.
- Defesa-esquerdo: Ronny sozinho é manifestamente pouco, Grimi cumpre,mas não estou certo que o seu preço seja o adequado. Porque não pedir emprestado à Roma o Antunes (grande jogador)?
- Meio-campo: mantendo-se Veloso e Moutinho,ficaremos um pouco mais debilitados na posição 10.Até à data Romagnoli tem sido pouco mais que esforçado e Moutinho não será tão ofensivo quanto seria desejá vel para aquela posição.

De todas estas questões,mais prementes serão as questões do guarda-redes e do defesa-esquerdo.

Expectativas: só podem ser elevadas. Os reforços são de grande categoria num plantel já de si com óptimos jogadores. Porque não a vitória no campeonato?

 
At 11:46 da manhã, Blogger PSN said...

Grandíssimo!

Grande análise!

Subscrevo quase tudo e partilho do teu entusiasmo, mas sempre partindo do princípio que Moutinho e Veloso (mas mais o primeiro) não saem.

Contratações cirurgicas e que envolvem um risco muito reduzido, na medida em que já conhecemos o seu valor. Caneira, para além de um reforço técnico, é um reforço de balneário. Quanto a Rocha e Postiga, Bento saberá motivar e recuperar as valências que sabemos que têm.

Apesar de não teres falado nisso, acho que devemos ter em atenção Izmailov. Ao fim de um ano e meio, teve finalmente repouso e acredito que vai revelar-se um grande jogador.

De resto, concordo com o MGF relativamente ao defesa central, lateral esquerdo e número 10.

Em relação ao defesa central, temos o polga, o tonel e o adaptado Caneira...justificava-se a aquisição de um bom central, até para que tonel e polga não se acomodem...

Em relação ao número 10, acho que o romagnoli não convence, pelo menos se pensarmos que aquela posição exige uma grande regularidade exibicional. Moutinho poderá ser a solução, mas justificava-se a contratação de um 10 genuíno (um aymar...)

Quanto ao lado esquerdo, grimi pode ser solução, mas a alternativa chama-se ronny...

Quanto ao redes, depois de uma época de patrício a titular, acho que seria contra-producente o seu afastamento. Fui grande crítico da sua utilização, mas julgo que encostá-lo agora seria mandar por água abaixo toda a evolução do jogador.

 
At 1:23 da tarde, Blogger MSM said...

Caríssimos,

Realmente a questão do Guarda-Redes é pertinente, até porque foi uma das maiores dores de cabeça que tivemos a temporada passada. Honestamente gostaria que Paulo Bento conseguísse reabilitar Stojkovic, mas se tal for impossível há que manter a aposta em Rui Patrício. Apesar de achar que a sua titularidade surgiu cedo demais e depois de uma temporada em que tivemos de aguentar com alguns dos seus erros fruto de menor experiência, penso que este ano poderá ser o seu ano de afirmação. O facto de integrar os 23 que estiveram no Euro 2008, concerteza que serviu para ganhar alguma confiança e também habituar-se à pressão das altas competições. Penso que apesar de tudo a baliza até nem está assim tão mal entregue.

Quanto ao centro da defesa, penso que não seja necessário mais um central, lembro que na época 2006/2007 após a lesão de Tonel, Caneira e Polga formaram uma dupla que só sofreu 1 golo nos últimos 11 jogos da temporada. Além de que o Daniel Carriço apesar de um jovem jogador é visto como um jogador exemplar em todo o seu processo de formação e sobre o qual recaem grandes expectativas. Este será o seu ano de adaptação ao futebol de alto nível.

Relativamente à posição do No 10, penso que esta falha do Sporting não é só de agora, há muitos anos que o Sporting está órfão de um jogador de qualidade para esta tarefa do meio-campo. Apesar de Romagnoli cumprir razoavelmente esta função quer-me parecer que temos no plantel alguém que pode desempenhar bem essas funções, é o caso de Vukcevic. Jogador dotado tecnicamente, boa meia-distância, talvez a melhor de todo o plantel juntamente com Izmailov, raçudo e bom finalizador. Durante a época transacta nunca percebi bem porque é que não jogava nesta posição, tendo em conta que as suas características se adequam muito mais a esta posição do que a médio interior esquerdo como muitas vezes foi utilizado.

PSN, sobre Izmailov, não o considerei como aquisição simplesmente porque já constava no plantel na época passada, mas não deixa de ser outra aquisição bem conseguída por parte da direcção. Tens razão quando dizes que este teve finalmente umas férias merecidas passados ano e meio e vai revelar-se ainda mais decisivo do foi o ano passado. Acho que este ano Izmailov vai rebentar no bom sentido.

 
At 1:52 da tarde, Blogger MP said...

Caríssimos,

De facto, a bola já roda, e ainda bem, porque as saudades de ver o Sporting a jogar já são muitas (independentemente da distracção do Euro).

Quanto à composição do plantel, concordo com a maior parte das opiniões, mas também sublinho que o verdadeiramente crucial é, para mim, o GR. Para além da pena de ver partir/queimar-se Stoi (porque não emprestá-lo e manter os direitos desportivos? com uma época inteira a fazer boas exibições noutro clube certamente que o poderíamos fazer um bom negócio ou recuperá-lo se entretanto as coisas n correrm bem ao PB), também receio que o Patrício não dê a seguranaça necessária.

 
At 3:59 da tarde, Blogger PSN said...

Caro MSM,

Estou contigo quanto ao Patrício e partilho da tua esperança quanto ao facto de Vuk e Izma poderem dar bons n.º 10. Quanto ao defesa central, acho que o que temos é escasso...Acredito que o carriço possa ser bom, mas tem zero km de competição profissional. Acresce que se o Veloso vai embora, ficamos com menos uma opção para o lugar (Zé Castro seria barato e resolveria o problema).

Caro MP,

Dou o benefício da dúvida a Patrício. Depois de uma época inteira a titular, colocá-lo no banco seria desperdiçar toda a evolução que tanto nos custou!

Quanto ao Stoj, plenamente de acordo. Dúvido é que ele queira...já se percebeu que o homem tem maus figados...

 

Enviar um comentário

<< Home