OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, novembro 27, 2008

Pedimos o Sonho, Tivemos o Pesadelo...

Ontem, apesar da pouca convicção, sonhei com uma vitória histórica.

Já vi o Sporting bater-se de igual para igual e mesmo ganhar aos melhores do mundo. Contudo, ontem vi um Sporting acobardado, inferior e conformado. Vi um Sporting no qual não me revejo, sem garra, sem chama, sem fulgor.

Concluí finalmente que a nossa equipa é fraca, muito fraca, reflexo de um investimento fraco, muito fraco.

Colocámos Veloso e Moutinho nos pincaros, como se fossem jogadores de outro mundo. São sem dúvida bons jogadores, mas longe de serem jogadores fantásticos, daqueles que resolvem. Vão servindo para o campeonato Português. Os jornais e os adeptos deram-lhes a arrogância que lhes ceifou a vontade e garra.

No meio campo, não temos um único jogador explosivo, excepção feita a Izmailov que ontem não jogou. Romagnoli é risível.

A defesa, sem os habituais Polga, Tonel, Caneira e Abel, é um buraco gigantesco.

O ataque, mal municiado, vive das esmolas de um Liedson que destoa cada vez mais nesta equipa medíocre...

Paulo Bento? Não sei se podia fazer mais com esta equipa. A verdade é que com Paulo Bento já encostámos o peito a muitos gigantes (Inter, Manchester, Roma).

Por fim, registe-se o incompreensível comportamento dos adeptos...Olés quando estamos a empochar 5??? Com atitudes destas, temos o que merecemos...

quarta-feira, novembro 26, 2008

E porque não sonhar?

Com o histórico acesso aos oitavos de final da champions já garantido, podemo-nos dar ao luxo de sonhar sem qualquer limite.

Uma vitória hoje sobre o Barça significa a conquista do primeiro lugar do grupo. Mas significa muito mais. Significa a conquista de mais um marco histórico, prestígio, a atenção dos holofotes da Europa e uma bela chapada nos detractores desta equipa.

Os jogadores estão conscientes deste facto e não será por falta de empenho e vontade que o objectivo não será conseguido.

Logo à noite, cumpra-se o sonho!

Força Sporting!

sexta-feira, novembro 21, 2008

matemática complicada

Ou quando 3 + 2 = mais do mesmo.

Este fim-de-semana, a pequena ilha de Chipre (de onde saiu a maior surpresa da edição deste ano da Champions, junto com a passagem do Sporting na 4ª jornada) estreará uma novidade que promete em breve chegar aos relvados portugueses - 5 árbitros de campo. 2 Árbitros por trás das balizas (à Hoquei, suponho) é a nova ideia da UEFA para tentar apaziguar as críticas generalizadas (sim, não é só em Portugal) à arbitragem.

Embora seja uma solução para se tentar eliminar os penaltis por marcar e os golos fantasma, o céptico adepto português (como eu) vai certamente identificar um perigo tão grande como as potenciais vantagens - mais 2 árbitros significa mais 2 possibilidades para os mesmos senhores escolherem entre os mesmos indivíduos mais 2 pessoas para poderem influenciar um resultado. É que o que eles vêm pode ser tão ou mais perigoso do que o que não vêm. Será que a partir dessa altura se vai começar a punir tudo o que é agarrão e puxão dentro da área? E que outras funções terão estes senhores (se estiverem à espera que a bola chegue à área para poderem intervir, bem que podem trazer a espreguiçadeira de casa) - contar os segundos que o guarda-redes leva a repôr a bola em jogo? Certificarem-se que os guarda-redes não cospem nas luvas?

Com o pretexto de não desumanizar o jogo ao recorrer a auxílios tecnológicos, continua-se a encher o relvado de mais senhores de apito, bandeiras e... (o que terão estes? lanternas para sinais luminosos?). Vai ter que se aumentar o quadro de juízes, mais salários para pagar, mais pãezinhos para cozinhar.

Conclusão: tudo na mesma - vai continuar a ser preciso fazer barulho, pressionar as instâncias e ter os olhos bem abertos e tentar pôr os senhores em sentido...

quinta-feira, novembro 20, 2008

O Exemplo de Queiroz

Desde que Carlos Queiroz assumiu o cargo de seleccionador, a selecção caiu a pique. Ontem, a humilhação frente ao Brasil (2-6) foi o corolário do terramoto Queiroz.

Desmembrou-se uma equipa, em nome dos alegados "melhores", e perdeu-se a identidade, coesão e liderança.

Os detractores de Scolari devem agora recordar com saudade os tempos em que as qualificações eram peanuts e em que eramos nós a dar as goleadas...

Que Queiroz sirva de exemplo para os detractores de Paulo Bento.

Por vezes, o problema não está no treinador...Há que olhar mais além do que a tentação do alvo fácil...

quarta-feira, novembro 19, 2008

Yordanov, o proscrito

O Sporting vai lutar com todas as suas forças contra o nosso pretérito herói e capitão Yordanov (ver aqui).

Um homem que deu tudo pelo Sporting, que superou uma doença crónica, que representa todas as palavras do nosso lema, é tratado como se fosse o inimigo número 1 do clube, contra o qual temos de lutar até à última gota de sangue.

Alega o Sporting que "O clube não desiste até esgotar as possibilidades de luta para evitar realizar o jogo, pois considera que já passou demasiado tempo e que a festa de homenagem só traria prejuízo ao clube."

Antes de mais, é errado colocar esta questão no plano financeiro. Estamos perante uma questão de direito. Pacta Sunt Servanda: o Sporting celebrou um acordo com Yordanov e, como tal, deverá honrá-lo. Três instâncias jurisdicionais deram já razão ao Yordanov. Julgo que não haverá grandes dúvidas sobre de que lado está a lei...

Mas para além do plano jurídico, estamos perante uma questão de dívida moral. Yordanov foi sempre um jogador abnegado, deu tudo pelo Sporting e serviu de exemplo e inspiração a muitos jovens. Yordanov já demonstrou que não quer dinheiro, mas agradecer aos adeptos Sportinguistas o carinho demonstrado em todas as horas. Haverá mais honra que esta?

No entanto, ainda que analisando a questão do ponto de vista financeiro, é curioso notar que os honorários dos advogados (quiçá benfiquistas) e a multa que o Sporting está a pagar (mil euros por cada dia de incumprimento do acórdão da relação, desde 27 de Outubro) não constituem prejuízo algum para o clube...Já para não falar nas boxes que o Sporting perde com atitudes destas, atitudes que nos fazem cada vez mais encarar o futebol como um negócio e não como paixão e que nos afastam cada vez mais do clube.

Acresce que, quando o Sporting dá um prémio de 70 mil euros a Pedro Barbosa não sei bem a título de quê, não parece haver muita legitimidade para não empatar 70 mil a fundo perdido na realização de um jogo de homenagem a um símbolo do clube.

Houvesse esta obstinação e empenho no que toca aos objectivos desportivos e venceríamos todas as competições...

Temo, contudo, que os responsáveis por este ultraje já cá não estejam quando o Supremo Tribunal de Justiça ditar a decisão final, para que pudessem sofrer a humilhação da derrota e vergar-se perante a justiça.

segunda-feira, novembro 17, 2008

O Triângulo da Derrota

A derrota de sábado frente ao Leixões teve, a meu ver, 3 vértices decisivos:

1. Azar - quando em 10 minutos temos duas saídas por lesão, ainda na primeira parte, algo de bom não estaria reservado para esta noite...Primeiro Rochemback, numa altura em que a equipa jogava um bom futebol, com rapidez e sucessivos lances de perigo. Depois, Pedro Silva, que, 10 minutos após entrar, sai a coxear.

2. Azelhíce - Falhar quatro oportunidades de golo só com o guarda-redes pela frente não ajuda a ganhar jogos. Postiga, Romagnoli, Abel e Djaló falharam e com eles o Sporting.

3. Adversário - é sem dúvida inferior ao Sporting. Contudo, não nos esqueçamos que é o líder isolado do campeonato. Não nos esqueçamos que bateu o fcp no dragão e não perdeu com o slb.

Estamos agora a seis pontos do primeiro e já não dependemos de nós próprios para conquistar o título. Contudo, ainda há muito campeonato e acredito que vamos dar a volta por cima.

Nada está perdido! Há que continuar a acreditar!

sexta-feira, novembro 14, 2008

Objectivo: Primeiro Lugar

Após a frustrante e injusta derrota para a taça, o momento é de voltar as atenções para a liga.

Amanhã, recebemos o líder Leixões e uma vitória representa o acesso, ainda que a título provisório, ao primeiro lugar da Liga.

Face à boa exibição contra o fcp, ao preço dos bilhetes e à importância deste jogo, espera-se que o estádio esteja bem composto e que o Sporting consiga a tão ansiada vitória, de preferência com uma exibição aprazível.

Estão reunidas todas as condições para um grande jogo e um grande triunfo!

Força Sporting! O primeiro lugar será nosso!

segunda-feira, novembro 10, 2008

Frustrante

A melhor exibição da época redundou numa derrota injusta e inglória, que só vem comprovar a tese de que as exibições bonitas não se traduzem necessariamente em vitórias.

Seja como for, a equipa está de parabéns. O Sporting apresentou-se personalizado, com vontade de vencer desde o primeiro minuto, sempre em cima do fcp.

A defesa está muito sólida e (quase) intransponível. O meio campo começa finalmente a carburar. E o ataque, com Liedon e Postiga ou Derlei, está mais agressivo que nunca.

Perder nos penalities é sempre frustrante, mas há que erguer a cabeça e pensar agora nos demais objectivos (champions, campeonato e taça da liga).

Por fim, uma palavra para o árbitro (?). O anti-sportinguismo deste senhor já vem de longe. Jogava-se um Farense vs Sporting para o campeonato e o gatuno recusou-se apitar o jogo, alegando greve contra as declarações dos dirigentes do Sporting contra as arbitragens. Pura e simplesmente, devia ser impedido de arbitrar jogos do Sporting. Uma vergonha o que se passou ontem.

sexta-feira, novembro 07, 2008

Manter a Senda de Vitórias

No próximo domingo, joga-se mais uma eliminatória da taça de Portugal. Apesar de estarmos ainda no dealbar desta competição, o jogo afigura-se de uma importância fulcral. O adversário chama-se futebol clube do porto.

Manter a senda de vitórias dos últimos jogos, eliminar um adversário directo à conquista da taça e realizar a vendetta do jogo do campeonato, são motivos mais que suficientes para considerar este jogo fundamental e para levar os Sportinguistas ao estádio.

Aguarda-se um estádio bem composto (para cima de 35 mil) e uma vitória incontestável para apaziguar os espíritos mais inconformados que por aí polulam e que não se contentam com as vitórias do nosso clube...

No Domingo, é para ganhar!

Força Sporting!

quarta-feira, novembro 05, 2008

Futebol e Sporting

Não queria voltar às lides bloguistas com uma vitória,mas o destino assim o ditou.
O panorama futebolístico em Portugal, e em particular no Sporting, não é o mais agradável. Quando falo em panorama,não falo em vitórias,não falo em troféus (quaisquer que eles sejam),não falo em feitos históricos como o de ontem à noite.
Para mim,o panorama futebolístico está ligado ao bom ambiente: à estreita ligação entre clubes e adeptos, à estreita ligação entre clubes e clubes, à estreita ligação entre adeptos e adeptos,à estreita ligação entre clubes e organismos que organizam as organizações, à estreita ligação entre clubes,jogadores,adeptos e organismos. Há alturas em que o "ambiente" é bom, há outras em que é péssimo. Mas, desde que existo, não me lembro de um "ambiente" óptimo no futebol em geral, no futebol português, no Sporting.
Centrando a análise no Sporting, cá para nós, o Sporting NUNCA foi um clube com "ambiente" óptimo. Ora por péssimas gestões, ora por falta de títulos, ora por falta de qualidade dos jogadores, ora por incapacidades na política de comunicação, habituei-me a ver e a viver o Sporting como um clube inconstante, conturbado,imprevisível, diferente dos outros.
Só nós adeptos sportinguistas sentimos na pele o "fado" (mas também a alegria) de sermos de sermos deste clube. "Fado",porque nem sempre tivemos histórias felizes, porque nem sempre fomos felizes, porque nem sempre somos felizes. Alegria porque inexplicável e inolvidável.
Sejamos sinceros. Os últimos trinta anos em termos futebolísticos foram deprimentes. Prova disso são os escassos troféus ganhos e as pobres campanhas conseguidas na Europa. Prova disso foram as grandes equipas que tivémos, os grande treinadores, os grandes presidentes, mas as escassas vitórias.
Escassas porque a grandeza do Sporting exige mais, sempre mais. Deprimentes porque os adeptos do Sporting merecem mais, sempre mais.
O futebol não é uma ciência exacta. Se fosse, os famosos galácticos terias ganho tudo. Se fosse, os mais pobres e os mais fracos nunca ganhariam.
O futebol é trabalho de equipa, é esforço, é organização, é pragmatismo. É também beleza, emoção. É, sobretudo, golos, vitórias, títulos, alegrias.
O Sporting de Paulo Bento começou por ser uma equipa remediada, vinda de um período traumático com Peseiro. Paulo Bento soube reabilitar aqueles jogadores e formar uma verdadeira equipa com jogadores até aí desconhecidos. Nunca jogou um futebol espectacular, mas logrou sim uma recuperação espectacular que quase levou à vitória no campeonato 2006/2007.
O ano passado foi mau. Ponto final parágrafo. Apesar da Supertaça, apesar do 2º lugar, apesar da Taça de Portugal.
Este é o ano do tira teimas. Não se iludam. Com Paulo Bento o Sporting nunca jogará o futebol dos tempos de Robson, Queirós e outros. Porque os tempos são outros, os jogadores são outros, o treinador é outro, a direcção é outra.
Com Paulo Bento seremos sempre uma equipa pragmática, cínica mesmo. Será que podemos jogar melhor? Claro que sim. E Paulo Bento tem consciência disso. Será possível fazê-lo com Paulo Bento? Porque não?
As vitórias trazem confiança, a confiança potencia as qualidades de jogadores e treinadores, que, por sua vez, trazem as pessoas aos estádios. Se nenhum dos interlocutores se demitir das suas funções, estaremos mais perto da perfeição. Que não existe. Mas mesmo assim, estaremos mais perto.
Mas porque não com Paulo Bento e com esta equipa?

segunda-feira, novembro 03, 2008

Vitória Importante

A vitória de sábado, frente ao Rio ave, marcou o regresso às vitórias para o campeonato e teve o mérito de nos ter feito ultrapassar o fcp e manter-nos colados ao pelotão da frente.

Acresce que a equipa está melhor, respirando um futebol mais atraente e sobretudo mais dominador.

Ainda nos demos ao luxo de ser expoliados de um golo limpo!

Estamos no caminho certo!

Amanhã, frente ao Shakthar, vamos fazer história!