OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, novembro 19, 2008

Yordanov, o proscrito

O Sporting vai lutar com todas as suas forças contra o nosso pretérito herói e capitão Yordanov (ver aqui).

Um homem que deu tudo pelo Sporting, que superou uma doença crónica, que representa todas as palavras do nosso lema, é tratado como se fosse o inimigo número 1 do clube, contra o qual temos de lutar até à última gota de sangue.

Alega o Sporting que "O clube não desiste até esgotar as possibilidades de luta para evitar realizar o jogo, pois considera que já passou demasiado tempo e que a festa de homenagem só traria prejuízo ao clube."

Antes de mais, é errado colocar esta questão no plano financeiro. Estamos perante uma questão de direito. Pacta Sunt Servanda: o Sporting celebrou um acordo com Yordanov e, como tal, deverá honrá-lo. Três instâncias jurisdicionais deram já razão ao Yordanov. Julgo que não haverá grandes dúvidas sobre de que lado está a lei...

Mas para além do plano jurídico, estamos perante uma questão de dívida moral. Yordanov foi sempre um jogador abnegado, deu tudo pelo Sporting e serviu de exemplo e inspiração a muitos jovens. Yordanov já demonstrou que não quer dinheiro, mas agradecer aos adeptos Sportinguistas o carinho demonstrado em todas as horas. Haverá mais honra que esta?

No entanto, ainda que analisando a questão do ponto de vista financeiro, é curioso notar que os honorários dos advogados (quiçá benfiquistas) e a multa que o Sporting está a pagar (mil euros por cada dia de incumprimento do acórdão da relação, desde 27 de Outubro) não constituem prejuízo algum para o clube...Já para não falar nas boxes que o Sporting perde com atitudes destas, atitudes que nos fazem cada vez mais encarar o futebol como um negócio e não como paixão e que nos afastam cada vez mais do clube.

Acresce que, quando o Sporting dá um prémio de 70 mil euros a Pedro Barbosa não sei bem a título de quê, não parece haver muita legitimidade para não empatar 70 mil a fundo perdido na realização de um jogo de homenagem a um símbolo do clube.

Houvesse esta obstinação e empenho no que toca aos objectivos desportivos e venceríamos todas as competições...

Temo, contudo, que os responsáveis por este ultraje já cá não estejam quando o Supremo Tribunal de Justiça ditar a decisão final, para que pudessem sofrer a humilhação da derrota e vergar-se perante a justiça.

3 Comments:

At 11:50 da manhã, Blogger MGF said...

Grande Dr!

Numa palavra: miserável!

Assim não vamos a lado nenhum e não me posso orgulhar do nosso Sporting!
Abraço!

 
At 3:30 da tarde, Blogger MP said...

Infelizmente, tens razão em tudo.
Miseráveis os sítios onde andamos a querer "poupar umas massas".

Se o medo é que o jogo dê demasiado prejuízo ao clube, porque não arranjar uma solução de compromisso - fazer um mini-jogo de velhas glórias antes de uma partida oficial, pagando os adeptos um suplemento para assistir às duas partidas? ou fazer uma coisa mais a sério, e substituir um dos jogos amigáveis de pré-época (que são sempre de intensidade lenta de qq maneira) por um jogo entre o plantel principal e uma equipa búlgara apadrinhada pelo Iorda.

Infelizmente, a hipótese que se me afigura mais verosímel é que já existe uma questão pessoal ali no meio, e que agora alguém do Sporting não quer ceder nem por nada, por uma questão de orgulho.

Só que isso é violar a regra número um da representatividade - os motivos pessoais não se podem sobrepor ao motivos colectivos. Fizesse-se uma sondagem no universo leonino a quanta gente está contra ou a favor deste jogo (mesmo a prejuízo) e o resultado seria provavelmente esmagador.

Tenham juízo pá!

 
At 4:40 da tarde, Blogger Tite said...

Por muita razão que assistisse ao Sporting, por uma questão de humanidade e recompensa pelos bons serviços prestados ao clube, este assunto já deveria estar resolvido há séculos.
Gasta-se tanto dinheiro mal gasto, porque não ser solidário com um ser humano maravilhoso como foi e é constatado pelos inúmeros sócios que com ele estreitaram relações?

SL

 

Enviar um comentário

<< Home