OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, outubro 30, 2008

Moutinho: o Palhaço Lampião

E quando julgávamos estar refeitos das declarações de Moutinho na pré-época, em que pressionava tudo e todos para sair, eis que Moutinho nos brinda com mais um mimo.

Desta feita, em declarações à GQ, revela que não sabe se um dia jogará no slb, não fechando assim as portas a jogar pelo clube da latrina.

Este palhaço (é o termo mais civilizado que consigo encontrar) até pode pensar, mas nunca dizer uma coisa destas. Sobretudo quando enverga a braçadeira de capitão.

E para gozar com os adeptos, ainda refere que "Se calhar, pensam mais com o coração e, então, podem ser um bocadinho fanáticos". O bastardo (outro termo que me lembrei agora) ainda nos chama fanáticos! Isto é o fim da picada!

Depois admiram-se que os adeptos se afastem do Sporting....

Tirem já a braçadeira a este ingrato!

quarta-feira, outubro 29, 2008

Akwá...Lembram-se?

Akwa, o ex-futuro novo Eusébio, foi eleito deputado pelo MPLA da Assembleia Nacional de Angola (ver aqui).

Na proxima legislatura, aguarda-se a eleição de Mantorras a Presidente...

segunda-feira, outubro 27, 2008

Percalço

Contrariamente ao esperado, o Sporting perdeu pontos pela terceira jornada consecutiva, desta feita com um empate em casa do Paços de Ferreira.

O jogo do Sporting não foi agradável, mas foi, a meu ver, suficiente para trazer os 3 pontos da mata real.

Contudo, uma noite inspirada do guardião adversário e alguma falta de caudal ofensivo ditaram um empate amargo que nos manteve atrás do fcp (agora a 1 ponto) e nos fez ver o slb descolar (agora a 2 pontos).

Ainda assim, nem tudo foi mau, visto que recuperámos 1 ponto ao fcp e que começa a denotar-se maior solidez na equipa.

Posto isto, no campeonato continua tudo em aberto e só temos de continuar a acreditar.

O futebol pode não ser o mais atraente, mas tem dado mostras de alguma eficácia.

No próximo sábado, frente ao Rio Ave, é para ganhar!

sexta-feira, outubro 24, 2008

Regressa a Liga

Este fim de semana, regressa a liga e o Sporting tem, no Domingo, uma deslocação à sempre difícil mata real.

Apesar da dificuldade, o Sporting tem tudo a favor para conquistar a vitória: a moralização da vitória de Donetsk, a moralização de Liedson e o regresso de Caneira, que marca o fim de um ciclo de jogos sem a totalidade da equipa titular.

Importa que o Sporting se mantenha colado ao líder e que, depois dos desaires com os rivais, inicie um novo ciclo de vitórias.

Força Sporting!

quinta-feira, outubro 23, 2008

Entretenimento 0 vs Sporting 1

O jogo foi entediante e quase constrangedor, tal era a forma como o Sporting se remetia à sua defesa e não lograva construir qualquer jogada de ataque com cabeça tronco e membros. O meio campo era lento e limitava-se a destruir o jogo adversário.

Contudo, apesar da fraca fluência de jogo ofensivo, sentíamos que, assim que a equipa acelarava, o Sporting podia criar perigo.

A defesa irrepreensível não cometeu qualquer erro e o ataque esteve sempre à espreita.

Assim, qual catenaccio, fomos adormecendo e frustrando o adversário até à estocada final. Senti o que provavelmente os adeptos do AC Milan e Inter sentiram quando jogaram contra nós há uns anos atrás nas pré-eliminatórias da champions...é terrível...

A verdade é que, apesar da contestação, Paulo Bento vai conquistando títulos, batendo recordes e quebrando barreiras e mitos.

O Sporting não joga bem, mas ganha na maioria das vezes. Perdeu esta época contra fcp, slb e barcelona. Jogos de tripla e em que nos faltaram jogadores fundamentais, entre eles o todo poderoso Liedson.

Sinceramente, prefiro ver o Sporting a ganhar, fazer história e enriquecer o museu, do que um Sporting a jogar bonito, em que o resultado é invariavelmente negativo (lembram-se dos anos 80 e 90?).

No final das contas, as vitórias também não trazem adeptos?

quarta-feira, outubro 22, 2008

Shakthar vs Sporting: Ponto de Viragem

Pode não ser um jogo decisivo, mas será, sem dúvida, importante na definição da poll position para a corrida final no acesso aos oitavos da champions.

O ânimo dos Sportinguistas não está definitivamente em alta. As derrotas contra os rivais e as exibições paupérrimas desmotivaram e desmobilizaram os adeptos (3.500 em Leiria e, pasme-se, apenas 6 para Donetsk).

Contudo, como já aqui tenho referido, tudo está em aberto e os regressos de Izmailov e Liedson são o garante de uma equipa mais equilibrada e aguerrida.

Este jogo poderá assim também servir como ponto de viragem para um futebol mais apelativo e vitorioso.


Venham da Ucrânia esses 3 pontos!

Força Sporting!

segunda-feira, outubro 20, 2008

Em frente na Taça

No jogo mais conseguido dos últimos a que temos assistido, o Sporting logrou carimbar, com mais facilidade do que aquela que o resultado parece fazer adivinhar, o acesso à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Liedson começa a demonstrar que é mesmo insubstituível e as coisas com ele parecem funcionar melhor.

Rochemback, fora de fora, ficou no banco. Veloso, sozinho no miolo, fez uma grande exibição. Será que se aprendeu alguma coisa com isto?

O público, esse, parece continuar divorciado...3.500 pessoas é francamente mau...

Esperemos que o regresso de Liedson, das vitórias e das boas exibições, marque, igualmente, o regresso dos sportinguistas.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Louvor a Ricardo Quaresma


Apesar de vaiado e maltratado, quando o fcp visitava Alvalade, Ricardo Quaresma vem, em entrevista ao portal iol (aqui), declarar que ama o Sporting.

Relevo e louvo esta declaração, porque ao contrário de outros (Suinão Sabrosa), há quem não se esqueça a quem deve aquilo que é...

Aqui fica a declaração:

"Sempre teve uma paixãozinha pelo Sporting, continua a tê-la?
Continuo a ter um carinho enorme pelo Sporting e, neste momento, posso dizer que existem dois clubes que amo em Portugal, o Sporting e o F.C. Porto. Um porque foi onde cresci e apareci no mundo do futebol e o outro porque voltou a dar-me alegria e fez de mim o que sou hoje."

terça-feira, outubro 07, 2008

Factos...Apenas factos...

Que o Sporting não joga um futebol atraente, é um facto.

Que o Sporting perdeu dois jogos seguidos com os mais directos adversários, é outro facto.

Que as opções de Paulo Bento nem sempre são as mais simpáticas para os adeptos, outro facto ainda.

Porém, há que atender, igualmente, aos seguintes factos:

- as lesões que têm afectado a equipa não têm permitido a Paulo Bento dispôr de elementos chave da equipa (Caneira, Izmailov e Vukcevic);
- a indisicplina que afecta o plantel, e que é protegida pela comunicação social e, muitas vezes, pelos adeptos, não permite a estabilidade no balneário;
- estamos no segundo lugar do grupo na liga dos campeões;
- estamos a 2 pontos do líder no campeonato nacional;
- vencemos a supertaça ao fcp;
- Nos últimos anos, com Paulo Bento, conquistámos 2 taças de Portugal, 2 supertaças e 3 entradas directas na liga dos campeões (sempre com orçamentos muito inferiores a fcp e slb).

segunda-feira, outubro 06, 2008

E assim se foi a liderança...

Durou pouco mais de 2 semanas a permanência do Sporting no primeiro lugar da classificação. Com a derrota de ontem com o fcp, podemos, no final desta jornada, cair para o oitavo lugar.

É certo que estamos no dealbar do campeonato, mas as derrotas com os nossos mais directos adeversários, não auguram nada de bom.

Sinceramente, julgo o Sporting de ontem à noite terá sido o mais agressivo e com maior vontade de vencer que vi esta época. Contudo, é notória a inconstância exibicional ao longo dos 90 minutos. Apesar da maior posse de bola, foram raras as oportunidades de golo.

Grimi e Tonel estiveram na génese da derrota com dois lances disparatados. Derlei não esteve melhor com um falhanço de baliza aberta. Paulo Bento, mais uma vez, substitui Postiga, uma das melhores unidades em campo.

O Sporting tem agora duas deslocações fora de casa nada simpáticas a paços de ferreira e rio ave. Tudo começará a ficar definido depois destas jornadas. Podemos mantermo-nos colados à liderança ou podemos começar a vê-la à distância de, na pior das hipóteses, 8 pontos.

Seja como for, a desmotivação já impera...

sexta-feira, outubro 03, 2008

Canal Benfica...E o Sporting a marcar passo...

Confesso que sinto uma certa frustração ao ver que os lampiões já têm o seu canal de televisão.

Um canal do clube, mais do que um veículo de comunicação, constituí um polo de promoção e marketing fundamentais para a angariação comercial.

Por seu turno, é sabido que as receitas publicitárias televisivas são muito superiores às receitas publicitárias noutros meios de comunicação social.

Quer isto dizer que o slb, com este novo canal, não só consegue aproximar-se mais dos seus adeptos, com a divulgação de notícias e, sobretudo, da cultura (?) benfiquista, mas aumenta, de igual modo, as suas receitas através da captação de publicidade e da exposição dos seus produtos.

No que diz respeito ao Sporting, o projecto de um canal televisivo já tem largos anos (julgo mesmo que teremos sido pioneiros na ideia), nunca tendo, contudo, passado do plano de intenções...

Numa altura em que se fala em repensar a comunicação do clube, em face do desastre na venda de boxes e das fracas assistências nos jogos, julgo que a ideia do canal Sporting deverá ser definitivamente implementada.

O Sporting está longe dos seus adeptos, não cultiva a cultura do clube e não promove a sua identidade.

Recordo que estivemos 17 anos sem ganhar o campeonato e 14 sem ganhar o que quer que seja e nunca, nesse período, senti o desânimo e afastamento que sinto hoje em dia da parte dos Sportinguistas. As pessoas não aparecem, não compram, não querem saber.

Os núcleos eram e são o maior motor do Sporting. Contudo, à excepção de um jogo do campeonato dedicado todos os anos aos núcleos, nada mais se faz para promover e desenvolver a participação daqueles na vida do clube.

O canal Sporting, bem gerido e programado, ajudaria, de certo, a aproximar os distantes núcleos e demais adeptos e a fomentar a cultura leonina.

Fica o empurrão...

quinta-feira, outubro 02, 2008

Sporting 2 - Basileia 0

Valeu a vitória, os 3 pontos e o encaixe financeiro.

O futebol apresentado foi, contudo, fraco e sobretudo muito entediante.

Apesar de estar deliz com o resultado final, não posso deixar de manifestar algum desconforto pelo futebol praticado que, sinceramente, não me dá grandes garantias.

Do jogo, ficam as seguintes notas:

i) Pouco público - apesar de o adversário não ser apelativo, 22 mil pessoas é manifestamente pouco para um jogo da champions em que está tudo em aberto;

ii) Rochemback - fora de forma. a falta de agressividade e dinâmica da equipa na primeira parte deveu-se, em muito, à quase total ausência do brasileiro;

iii) Vukcevic - nota-se a falta de ritmo, mas bastou para dar um abanão na equipa. Ora aparecia à esquerda, ora à direita. É uma mais-valia;

iii) Assobios - criticados por jogadores e treinador, os assobios são legítimos para quem foi obrigado a assistir àqueles primeiros 45 minutos;

iv) estacionamento - uma vergonha. A polícia não facilita um regime de expeção à regra em dias de jogo e a consequência é um trânsito infernal nas imediações do estádio e os adeptos às voltas para encontrar uma alternativa. A alternativa chama-se parque do estádio onde se paga 10 Euros!!! Sim porque os transportes públicos não são solução. Talvez seja também esta uma das razões de haver cada vez menos público. O slb tem o parque do colombo onde se paga 3 euros pelo período do jogo...


A verdade é que era p'ra ganhar e ganhámos! Venha o próximo!

quarta-feira, outubro 01, 2008

É p'ra Ganhar!

Contra o Basileia, espera-se uma vitória categórica e convincente.

Não podiamos querer melhor adversário para voltar às vitórias e para ganhar confiança para o jogo de domingo contra o fcp.

Garra, luta e querer são os ingredientes para este jogo. A superioridade técnica já lá está.

Lá estaremos às 19h45 a gritar pela primeira vitória na champions.

Força Sporting!