OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, outubro 06, 2008

E assim se foi a liderança...

Durou pouco mais de 2 semanas a permanência do Sporting no primeiro lugar da classificação. Com a derrota de ontem com o fcp, podemos, no final desta jornada, cair para o oitavo lugar.

É certo que estamos no dealbar do campeonato, mas as derrotas com os nossos mais directos adeversários, não auguram nada de bom.

Sinceramente, julgo o Sporting de ontem à noite terá sido o mais agressivo e com maior vontade de vencer que vi esta época. Contudo, é notória a inconstância exibicional ao longo dos 90 minutos. Apesar da maior posse de bola, foram raras as oportunidades de golo.

Grimi e Tonel estiveram na génese da derrota com dois lances disparatados. Derlei não esteve melhor com um falhanço de baliza aberta. Paulo Bento, mais uma vez, substitui Postiga, uma das melhores unidades em campo.

O Sporting tem agora duas deslocações fora de casa nada simpáticas a paços de ferreira e rio ave. Tudo começará a ficar definido depois destas jornadas. Podemos mantermo-nos colados à liderança ou podemos começar a vê-la à distância de, na pior das hipóteses, 8 pontos.

Seja como for, a desmotivação já impera...

12 Comments:

At 12:24 da tarde, Blogger Metralha said...

Tonel? Quem fez a falta sobre o Lisandro foi o Polga.

 
At 12:27 da tarde, Blogger PSN said...

Mas antes disso, o Tonel não alivia a bola como deve de ser...

Mas concordo que o Polga também faz uma falta desnecessária...

Ainda assim, o erro mais flagrante foi mesmo do Grimi...

 
At 12:34 da tarde, Blogger Metralha said...

PSN,
aliviar mal acontece a todos, fazer uma falta a um avançado em zona frontal quando esse avançado está de costas para a baliza e já com as linhas de passe fechadas é de uma infantilidade atroz.

Já para não falar que sendo ele central devia saber quem está a guardar? a sua baliza.

 
At 12:46 da tarde, Blogger PSN said...

Pois, de facto não sei qual deles foi o pior...

Mas pior ainda foi não termos tido a capacidade de dar a volta por cima, quando este porto é claramente o mais fraco dos últimos tempos...

Isto não está nada famoso...

 
At 1:30 da tarde, Blogger RSNT said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:59 da tarde, Blogger MFM said...

A descrença começa a emergir cada vez mais, e não é para menos com um treinador que comete sucessivamente os mesmos erros.

È de bradar aos céus a colocação de Roca a interior direito, será que ninguem explica ao Sr. Paulo Bento que Roca é um jogador mais posicional e ali temos de ter homens de transição (Moutinho, Izmailov, Vukcevic ou mesmo Pereirinha) é triste o caminho para onde Paulo Bento nos conduz.

caro santosrpm,

efectivamente esses três jogadors em losango é um tiro no pé, eles funcionariam sim se jogassemos em 4 3 3 formando um triangulo com Veloso atrás e os outros dois mais a frente, e tendo no 3 da frente homens que fizessem a despesa das alas. Mas~o nosso pobre treinador só conheçe o losango.

SL

 
At 5:48 da tarde, Blogger PSN said...

MFM e Santosrpm

Mas qual seria a alternativa ao meio-campo com os jogadores que tínhamos disponíveis, se Vuk e Izma estavam no estaleiro?

Podíamos tentar o Pereirinha, mas como se viu a equipa não melhorou muito depois dele entrar...

Sinceramente, acho que os azares das lesões não têm ajudado à festa...

A verdade é que sem lesões, tínhamos 4 vitórias e 1 derrota (contra o barça, diga-se...)...

 
At 5:53 da tarde, Blogger Visconde said...

Caro PSN

Talvez o Celsinho e o Paim dessem um jeitão...
Em que lugar está o Estrela? Quem tem dado cartas na Reboleira? É, não é...
Espero que a situação se inverta rapidamente, os próximos 2 jogos serão fundamentais. Caso haja deslizes, é a descrença total...

Abraço

 
At 11:45 da tarde, Blogger Armando Silva said...

É bem verdade caro amigo, como é possível perder uma liderança assim sem sequer dar luta!!! Como é possível perder uma liderança que estava bem cimentada... Como foi possível cometer tantos erros em tão poucos jogos!!!

Assim é difícil sonhar com mais altos voos, e na champions, coitado de nós se formos jogar assim à Ucrânia!!!

Grande abraço caro amigo

 
At 1:06 da tarde, Blogger MFM said...

caro PSN,

É verdade que as lesões limitam, é um facto que não tinhamos os dois jogadores de transição que habitualmente fariam a posição de médio esquerdo.

No entanto não émenos verdade que se o Paulo Bento fosse um treinador de recursos e visão jogaria em 4 3 3 com um triangulo com Veloso e Roca atrás e Moutinho no vértice adiantado (Ou com Veloso ou Roca atras mais moutinho e Romagnoli á frente), por exemplo e com dois jogadores abertos nas alas Yanick numa e Derlei/ Pererinha na outra a fazerem as despesas de ocupar as faixas laterais. Mas Paulo Bento nem sequer ensaia o 4 3 3, só vê losangos....


SL

 
At 3:56 da tarde, Blogger PSN said...

MFM,

A ideia que eu tenho é que o 4-3-3 é um esquema muito rígido que exige jogadores especificamente talhados para cobrir as alas.

Ora, nós não temos jogadores específicos para as alas quer no meio campo, quer no ataque. Tentar adaptar Veloso e Moutinho é cair no mesmo erro que se aponta quando os vertíces laterais do losango são compostos por aqueles dois jogadores...

Na frente, apesar de concordar que yannick podia fazer a posição, acho que Derlei não conseguiria...

Por seu turno, acho que deixar Postiga sem apoio no meio, seria contra-producente...

 
At 7:37 da tarde, Blogger MFM said...

PSN,

a meu ver com os jogadores disponiveis era mais facil montar uma equipa em 4 3 3 do que em 4 4 2 losango.

Repare

a partir do meio campo teriamos algo como isto


Veloso ROca

Moutinho

Yanick Postiga Derlei/Per


ou seja as alas aos jogadores rápidos e que podem transportar a bola.


tudo é preferivel que Roca que é um jogador de centro(como se viu bem no 2º tempo) a médio interior num losango.

Mas eu tb não sou treinador... agora que me custa ver erros sucessivos e não ter como sistema alternativo o 4 3 3 quando os nossos jovens jogam desde que passam do futebol ao de 11 nesse sistema, é triste!

SL

 

Enviar um comentário

<< Home