OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Hipótese Mourinho


Confesso que, neste momento, com a desmotivação que nos atingiu a todos, a solução que se vai falando nos cafés agrada-me sobremaneira.

Estou a falar de José Mourinho: the Special One. Para mim, o melhor treinador do mundo.

Mas antes de mais, uma palavra para Paulo Bento. Sempre reputei este homem como um excelente profissional, de rectidão assinável, com uma vontade enorme. Mas também sempre lhe reconheci limitações. Nunca o achei "o novo Mourinho". Fez muito pelo Sporting, conseguindo recuperar uma equipa num momento complicado, e conquistando títulos. Mas a nossa ambição vai muito mais além do que meros títulos secundários.

A verdade é que a hora de Paulo Bento em Alvalade, como treinador principal (frise-se este aspecto), parece estar a chegar ao fim. Com efeito, as derrotas acumulam-se, o bom futebol tarda em chegar, os jogadores perdem valor de mercado, estão com a moral em baixo e os adeptos afastam-se cada vez mais da equipa. Por isso, é hora de mudar.

E para a mudança, que nome melhor que Mourinho?

Ao contrário do que muitos pensam, não considero que Mourinho seja uma hipótese megalómana e irreal.

Ponto a nosso favor: Mourinho não entrará num clube de topo mundial até ao final da época.

Ou seja, se o contratassemos agora com contrato válido até ao final da época (renovável por um ano) seria uma proposta aliciante para Mourinho e obviamente para o Sporting.

Em primeiro lugar, com esta proposta, Mourinho não se iria sentir preso ao Sporting, quando no final da época, aquando da habitual dança de cadeiras, os Milans e Barcelonas desta vida começarem a procurar treinador.

Em segundo lugar, permitira a Mourinho pegar num projecto aliciante com possibilidade de deixar a sua marca, nomeadamente, vencendo a taça uefa, a taça de Portugal e a taça da liga (sejamos realistas e esqueçamos o campeonato).

Em terceiro lugar, permitiria a Mourinho trabalhar no único clube grande Português que ainda não treinou.

No que toca ao Sporting, ter Mourinho era garantia de competência e de sucesso, ainda que somente até ao final da época.

Acresce que com Mourinho, veríamos os nossos activos valorizar, situação que neste momento é precisamente a inversa (já ninguém fala no Veloso, nem em Moutinho, Liedson perde fulgor a cada jogo que passa e Polga arrisca-se a figurar na defesa mais batida da última década do Sporting e a ser definitivamente esquecido por Dunga).

Com alguma sorte e com títulos à mistura, podia ser que Mourinho renovasse por mais uma época, garantindo-nos renovados sucessos.

É verdade que Mourinho não iria contar com um orçamento milionário, mas lembrem-se quem eram Maniche, Paulo Pereira, Derlei e Companhia antes de Mourinho ir para o Porto.

Acredito que com os jogadores que temos e com a nossa cantera de luxo, com Mourinho teríamos a competência, sabedoria e experiência que nos levariam aos títulos.

Em face do exposto, a solução Mourinho é, de facto, possível, exequível e garantística, haja para isso vontade, arrojo e as denominadas "balls".

1 Comments:

At 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MOURINHO A TREINADOR DO SPORTING
http://www.ipetitions.com/petition/jose_mourinho

sportinguistas que querem a mudança assinem já a petição

 

Enviar um comentário

<< Home