OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Diversas Notas

Após um propositado período de reflexão, em que se pensou sobretudo se valeria a pena continuar a lutar, os Viscondes estão de volta ao activo.

Voltamos não por causa destes jogadores, desta equipa técnica ou desta direcção. Voltamos porque o Sporting é um ideal que vive antes, agora e depois destes que agora "governam" o Sporting.

1) Não me revejo nesta direcção, que só pensa em números. A meu ver os números seguem o sucesso e não o contrário.
2) Não me revejo nestes jogadores, que só pensam na sua situação pessoal e em dar o salto. A diferença exibicional entre os jogos nacionais e os jogos internacionais é paradigmática desta situação.
3) Não me revejo nesta equipa técnica, cujas soluções não compreendo e cujo receio de apostar em jovens valores é asfixiante.

Por isso, não deixaremos de criticar o que achamos errado.

Não ficaremos calados em prol de uma ilusória estabilidade.

Não controlaremos a nossa paixão, porque é da paixão que vive o futebol. Racionalismos e matemáticas deixamos para "outros" filósofos da blogosfera que não vivem o futebol como nós.

Do momento actual, eis algumas notas:

Vitória sobre o Louletano - o Sporting mais não fez do que a sua obrigação. Venceu um adversário que está a anos luz da sua qualidade.

Vitória sobre o Dínamo - Não foi uma exibição brilhante, mas suficiente para conquistar pontos para o ranking do Sporting e de Portugal na UEFA, para trazer 600 mil euros para os cofres do clube e para amenizar um ambiente que começava a ser negro. A mesma suficiência teria dado para ganhar ao Leiria, Nacional e Braga. Contudo, estes jogos não têm tantos olheiros...

Purovic - Confesso que cheguei a colocar em dúvida a sua qualidade. Já passei a fase do benefício da dúvida e agora reconheço que tenho alguma crença no montenegrino. Marca golos e isto é o que se pede a um avançado. Tudo o resto (controlo de bola, jogo aéreo, etc.) virá com o tempo. É jovem e tem margem para evoluir.

Adrien - há muito que defendo o lançamento deste jovem jogador. Não porque o tenha visto jogar muitas vezes, mas por aquilo que li, ouvi e porque as soluções que o Sporting tem para aquela posição são francamente más. Quando me pedem para optar entre Farnerud, Paredes e Adrien, a resposta só pode ser uma.

Rui Patrício - Ainda não é um grande guarda-redes. Mas tem qualidade e, aos poucos, pode tornar-se num novo Damas. Mas há que ter paciência e consciência de que o miúdo vai cometer muita asneirada até atingir a perfeição.

Juve Leo - reconheço o papel fundamental que tem no apoio ao Sporting. Estão sempre lá, quer faça chuva, quer faça sol. Dão cor ao espectáculo e entusiasmam as bancadas. Mas isso não lhes dá o direito de terem atitudes menos dignas para com os símbolos do Sporting. Recusar camisolas do Sporting, lançando-as para o relvado e para o fosso é profundamente reprovável. Envergonha a família Sportinguista. Aguarda-se um pedido de desculpas, sob pena de passarem a ser "personas non gratas" no seio Sportinguista.

4 Comments:

At 12:49 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre!

De volta e em força!

Tenho andado um bocado arredado das lides futebolísticas em geral e do Sporting em particular.Confesso que quando o Sporting está mal,perco a vontade de ver e viver o futebol.Evito contactos,evito ler jornais,evito ver televisão,evito ouvir rádio.É uma forma de me proteger,na ilusão de que quando "acordar",vou pensar que tudo não passou de um pesadelo.Mas,infelizmente,parece que não foi sonho.
Sinceramente,nem me lembro do último jogo que vi do princípio ao fim do nosso Sporting. De qualquer forma,com os resumos e com o que vou apanhando aqui e ali,vou tendo noção dos acontecimentos.
Como PSN,não me revejo na direcção,nem na estrutura de futebol do Sporting.Não fui,não sou,nem nunca vou ser fã de Soares Franco,Carlos Freitas ou Pedro Barbosa(na qualidade de director do futebol).
Já quanto a Paulo Bento,não direi o mesmo.Embora nem sempre concorde com as suas opções,é indiscutível a qualidade do trabalho que já desenvolveu no Sporting.Sinto que às vezes devia ser mais apoiado e que,se calhar,não tem um plantel com capacidade para todas as frentes em que o Sporting está inserido.
Tudo isto não invalida o facto de não entender alguns jogos do Sporting esta época que foram uma vergonha,o descalabro total.A desmotivação,a descoordenação,a imaturidade e a irregularidade tanto da equipa,como do treinador,fizeram mossa.E o campeonato já é uma miragem...
Mas nem tudo está perdido.Acredito que podemos fazer figura na UEFA.É só começarmos a puxar todos para o mesmo lado...a carreira de 2004/2005 é irrepetível,mas uma parecida,com vitória no fim,não é impossível!

 
At 1:05 da tarde, Blogger PSN said...

Caríssimo!

No que toca ao Paulo Bento, não quis pôr em causa a continuidade dele, nem questionar o bom trabalho que desenvolveu no Sporting.

Contudo, neste momento, não me consigo rever nas suas opções técnicas, nem no seu discurso.

A insistência em Farnerud é incompreensível e prejudicou o Sporting em muitos jogos.

O discurso dos "primeiro e segundo" objectivos revela receio, falta de ambição.

Apesar do plantel ser curto, considero que havia margem para fazer melhor com os "ovos" que temos.

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros viscondes,

arrisco a dizer que o Sporting é o único clube em Portugal com capacidade de auto-destruição, à mínima de série de resultados, aliado a exibições, menos positivas quer os sócios quer os adeptos começam a pôr tudo em causa, desde a direcção, à equipa técnica e também jogadores, algo que depois é aproveitado pela imprensa, que por si só já nos é bastante desfavorável, para criar crises onde muitas vezes elas não existem .

Falando da direcção, gostemos ou não, foi eleita há pouco mais de ano e meio por 70 ou 75% dos sócios, o que quer dizer que uma larga maioria quis que este fosse caminho para os 3 anos de mandato, ou seja, primeiro equilibrar as contas do Sporting abatendo o seu passivo gigantesco devido à construção de um novo estádio, de uma academia e de sucessivos anos a viver acima das possibilidades e a torrar dinheiro em autênticos flops, Kmet só para dar um exemplo. E só depois com o equilíbrio financeiro, partir para o investimento na equipa de futebol, que incluía a manutenção das pérolas da academia o máximo de tempo possível no Sporting. Neste momento ainda vamos na parte do equilíbrio financeiro, por isso resta-nos esperar pela fase do investimento no futebol.

Falando agora na equipa técnica, há que ter isto em consideração, o Paulo Bento ainda é um treinador em formação, só muito recentemente é que acabou o curso de 4o nível, daí ser normal cometer ainda alguns erros devido à sua falta de experiência. Porém levou-nos 2 anos consecutivos a uma participação directa na liga milionária, onde tão bem nos temos batido, já trouxe 2 títulos para Alvalade, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, algo que já não acontecia desde os tempos da super-equipa de 2002 e trouxe disciplina para um balneário indomável, tal como os anúncios de há uns anos para a venda de gameboxes.
No entanto, a teimosia e alguma burrice à mistura, por parte do treinador, conduziu-nos uma a série de resultados em muito se assemelha a uma outra que ocorreu o ano passado também por esta altura do calendário, ora bem, como eu não acredito em coincidências, acho que estas fases deviam ser bem analisadas e ver o que está a falhar, porque nós chegámos ao ponto em que já perdemos hipóteses de lutar pelo título mesmo antes de surgir o espectro da maldição natalícia.

Bem quanto aos jogadores, a verdade é esta, alguns deles não têm sequer a mínima categoria para vestir a camisola do Sporting, outros não sabem sequer o quão grandioso é, nem o que significa para os sócios e adeptos esta instituição, daí haver níveis de empenho e concentração distintos quando jogam na liga dos campeões para os jogos de consumo interno. Quanto às jovens pérolas, o problema já é outro e vem de trás. O sonho dos jogadores "made in Alvalade" não é jogar pelo Sporting por vários anos, mas sim fazer uma, duas épocas de bom nível para darem o salto para um clube estrangeiro. Neste ultimo aspecto, há ainda muito trabalho pela frente para moldar pessoal dos jogadores, mas também tem de haver exemplo da direcção em tentar manter os talentos e não aceitar a 1a oferta que aparece, que diga-se é o que frequentemente acontece.


Depois deste testamento quase a fazer lembrar os enormes discursos do ditador de onde vem o Havana Club, despeço-me com um grande abraço aos viscondes.





P.S:

Desde que mudámos para o novo estádio que o ambiente das bancadas em Alvalade é quase tão emocionante e intimidatório para os nosso adversários, como assistir ao Natal nos Hospitais.
Cabe a todos nós começar a participar um pouco mais e fazer com que Alvalade seja um campo complicado de se jogar para as equipas visitantes. É que se não formos nós não é mais ninguém, uma vez que certas claques tão mais interessadas em rejeitar camisolas do que apoiar a equipa.

 
At 7:21 da tarde, Blogger PSN said...

Grande Miguel!
Antes de mais, muito bem vindo!

Comentário de grande qualidade e com o qual concordo na quase totalidade.

Concordo que o Sporting tem tendências de auto flagelação, mas acho que isso é transversal a todos os clubes. Lembro-me que no FCP o Adriensen foi agredido por adeptos quando estava em primeiro lugar do campeonato.

Também no SLB as coisas aquecem quando os resultados começam a ser menos positivos. As AGs dos lamps são um circo!

O Sporting não é diferente. Aliás, nem sei até que ponto somos mais pacientes...

Quanto à direcção é verdade o que izes, mas não é menos verdade que a direcção parte de um princípio errado, ou seja, pensa primeiro nos números e depois no sucesso e não ao contrário. A verdade é que o sucesso traz os números. Veja-se o FCP que só à conta da primeira fase da Champions encaixou mais de 10 milhões de euros...ou seja, 1/4 do orçamento para este ano está pago.

Quanto aos jogadores, não posso estar mais de acordo. Não sentem a camisola. O que para quem vê o futebol com paixão é muito duro.

Quanto ao estádio, concordo totalmente contigo, mas de certeza que concordas comigo quando disser que perdemos muita força com a cisão da juve leo e constuição do directivo.

Se é verdade que agora ambos os lados do estádio tem claques, não é menos verdade que deixou de haver um cantico em uníssono capaz de embalar o estádio todo. É triste mas é verdade...

 

Enviar um comentário

<< Home