OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Sorteio UEFA: FC Basel


E, desta feita, calhou-nos o bombom!

Depois de anos de uma sorte madrasta, o sorteio para os 16 avos da taça UEFA brindou-nos com, para mim, o elo mais fraco do pote 4.

Com efeito, calhou-nos em sorte o FC Basel, vice-campeão da liga Suíça 2006/2007 e actual primeiro classificado na liga 2007/2008.

Apesar da sua antiguidade (fundado em 1893), o Basel é um clube modesto a nível de competições europeias. Atingiu apenas por uma vez a fase de grupos da champions e na taça uefa o maior feito foi os quartos de final frente ao Middlesbrough na época 2004/2005.

Contudo, a nível interno, é um dos princípais clubes da Suíça, contado no seu museu com 11 campeonatos, 8 taças da Suíça e 1 taça da liga.

Desta forma, é mais do que obrigação marcar presença nos oitavos de final da competição, onde iremos encontrar o vencedor da eliminatória Bolton vs Atlético Madrid.

Contudo, todo o cuidado é pouco. O Basel ocupa actualmente a 34.º posição no ranking da UEFA, apenas 6 lugares abaixo do nosso Sporting...

Aqui ficam alguns dados relativamente ao nosso adversário:

FC Basel
Ano de Fundação: 1893
Estádio: St. Jakob Park (42.500 lugares)
Actual Ranking UEFA: 34.º
Equipamento: camisola bipartida na vertical em azul e encarnado
Treinador: Christian Gross
Equipa Tipo: Constanzo, Zanni, Majstorovic, Marque, Hodel, Huggel, Malik Ba, Degen, Erlic, Carlitos e Eduardo.
Jogadores Portugueses: Carlitos

3 Comments:

At 5:22 da tarde, Blogger MGF said...

Ilustre!

É como dizes,ainda que o Basel não seja um adversário temível,a sua posição no ranking da UEFA não é muito inferior à nossa.

Acho que a passagem vai depender em grande parte de nós.Se jogarmos o que somos capazes,se puxarmos todos para o mesmo lado,a vitória será uma realidade. Como já aqui referi,penso que a UEFA é o grande aliciante da corrente época para o Sporting.Sem desprezar a Taça de Portugal e a Taça de Liga,a UEFA dá mais adrenalina. Ainda que seja a "segunda divisão do campeonato europeu",lembro-me que clubes tradicionais como o Liverpool e o Sevilha venceram esta competição há pouco tempo, facto que os catapultou para mais altos vôos,como se comprova na actualidade.Vitórias levam a vitórias. E as europeias são fundamentais para um clube que pretende crescer. Era bom começar a ser tradição boas campanhas internacionais. E porque não uma vitória já esta época?
Deixem-nos sonhar.

 
At 6:52 da tarde, Blogger João Ferreira de Matos said...

Caro PSN,

Só um reparo: não sei qual a fonte que utilizou, mas parece-me difícil que o FC Basel tenha defrontado o Middlesborough nos 1/4 final da Taça UEFA 2004/2005, dado que, antes disso (salvo erro nos 1/8 final), o Sporting defrontou e eliminou esse mesmo Middlesborough.

De qualquer das maneiras, fica a ideia: é para ganhar!

Saudações leoninas e os desejos de um Santo Natal

 
At 9:55 da tarde, Blogger PSN said...

Caro Visconde,

Tem toda a razão!

O FC Basel foi aos quartos de final na época 2005/2006. Perdeu com o Middlesbrough, que foi à final, a qual perdeu com o Sevilha.

Apesar das necessárias cautelas (o Basel não é tão fraco quanto me parecia à primeira vista) sairemos, de certo, vitoriosos!

Um Santo Natal e um ano de 2008 pleno de sucessos (como já tive oportunidade de lhe desejar no seu blog)

 

Enviar um comentário

<< Home