OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, dezembro 17, 2007

O que é que se passa?

Vamos por partes. O treinador é bom e não desaprendeu de um ano para o outro, os jogadores não são maus, embora na sua maioria jovens, Portugal continua no mesmo sítio, embora Sócrates seja o Primeiro-Ministro da Europa, a temperatura é a normal para esta época do ano, embora esteja cada vez mais frio, a imprensa continua a penalizar-nos e a exaltar feitos de outros, ainda que os "feitos" até ao momento nos tenham pertencido a nós (quem não se lembra da Supertaça??).

Ora, se tudo se mantém na mesma, porque é que as exibições medíocres se sucedem? Porque é que o futebol do Sporting é desligado, sem alma e uma pobreza franciscana? Atenção, não estou a falar do campeonato já perdido, dos "faits divers" de Carlos Freitas ou da falta de sensibilidade futebolística do nosso Presidente. Fiquei menos exigente (estou mesmo mal...). Eu já só peço um bocadinho de bom futebol, um bocadinho de arreganho, um bocadinho de determinação, um bocadinho de profissionalismo. Só um bocadinho.....Será pedir muito?

Mostrem que são capazes e que são dignos de envergar uma camisola de campeões. Não podemos deixar que se banalize um clube com a nossa história, não podemos desistir. Se é para desistir,há que dar o lugar a outros. Porque o Sporting é, e deverá ser sempre,um clube vencedor, um clube ÚNICO.

3 Comments:

At 6:03 da tarde, Blogger PSN said...

Para além da falta de determinação e empenho dos jogadores aqui por demais assinalada, julgo que não é totalmente despiciente salientar o seguintes problemas:

Paulo Bento - foi, na época passada, um óptimo treinador.

Em primeiro lugar porque era um motivador, em segundo lugar, porque construiu uma equipa sólida defensivamente.

Contudo, este ano, a motivação não parece a mesma. Os jogadores parecem mais concentrados nos euromilhões e menos no Sporting e Paulo Bento parece incapaz de contrariar essa realidade.

Por seu turno, a nível de sistema de jogo, Paulo Bento não terá feito o seu trabalho de casa. Com efeito, Paulo Bento construia, na época passada, o seu sistema de jogo a partir de uma defesa sólida. O Sporting tinha problemas em marcar golos (os resultados eram geralmente 1-0), mas a verdade é que não os sofria.

Com efeito, acabámos o campeonato como a defesa menos batida.

Este ano, Paulo Bento quis provar o futebol de ataque. Contudo a transicção de um sistema que privilegiava a defesa para um futebol de ataque não foi bem sucedida. Resultado: o Sporting marca muitos golos, mas também sofre muitos golos.

Plantel - mas Paulo Bento, e aí concordo contigo, não é o princípal culpado. Com efeito, faz o que pode com os ovos que tem, ainda que algumas das suas decisões sejam mais que discutíveis.

A verdade é que o Sporting não reforçou o plantel de forma a poder combater olhos nos olhos com o nosso principal adversário, ou seja, o Porto.

Com efeito, para além de manter os melhores jogadores, o Porto foi ainda reforçar-se com algumas soluções válidas.

Por seu turno, o Sporting conseguiu ver fugir:

- o seu melhor elemento (Nani);

- os dois laterais titulares (Tello e Caneira);

- uma jovem promessa (Carlos Martins) que, apesar dos desequilibrios emocionais, era um bom jogador, e

- um Avançado (Alecssandro) que, a bem ou a mal, já se tinha ambientado ao futebol Português.

A nível de reforços, Pedro Silva e Derlei estão na clínica, Had esteve na clínica e não parece ser uma solução impermeável, Izmailov e Vukcevic, apesar de bons jogadores, ainda não dão à equipa a regularidade necessária e Purovic demorou a ambientar-se.

Assim, no cômputo geral, ficámos claramente a perder. A defesa e o ataque ficaram mais pobres. O meio campo mantém-se, mas não pode fazer tudo sozinho...

Sorte - Podemos igualmente dizer que o Sporting foi penalizado pela sorte, a qual desempenhou um papel preponderante no descalabro que foi esta primeira volta de campeonato.

A dupla de avançados que nos fazia sonhar na pré-época ficou desfeita logo no início do campeonato com a lesão de Derlei.

Pedro Silva e Had, destinados a substituir Caneira e Tello, lesionam-se.

O golo do empate absurdo da Roma em Alvalade. O golo absurdo do Porto no dragão. O golo inesperado de Ronaldo em Alvalade.

Com efeito, não fosse tudo isto e poderiamos agora estar bem melhor. Mas esta é a alea com que todas as grande equipas têm de contar e estar preparadas.

 
At 6:16 da tarde, Blogger MGF said...

Carlos,

Concordo que este ano temos pior equipa,que temos tido algum azar,nomeadamente na Champions,e que fomos gamados(no Dragão).

Concordo que tenhamos uma defesa pior,mas,infelizmente,não marcamos tantos golos como referes...aliás a perda de Derlei foi não só decisiva em termos defensivos,mas também ofensivos.

Sou mais adepto de uma limpeza de balneário,que de mudança de treinador.Paredes,Ronny,Had,Farnerud,Pereirinha e Purovic podiam perfeitamente ser substituídos ou por jogadores nossos ou por outros que constituam efectivas mais-valias.

 
At 6:48 da tarde, Blogger PSN said...

To Zé!

Acho que este ano estamos a marcar mais do que o ano passado...Mas, de qualquer forma, o que eu queria salientar é que estamos com uma defesa muito mais permeável. E esta é uma realidade indiscutível.

Também acho que a solução passa em primeiro lugar pelo plantel. Quer Inácio, quer Boloni, não eram treinadores de grande qualidade, mas tiveram ao seu dispor planteis equilibrados, com jogadores de grande qualidade.

Contudo, meu amigo, a verdade é que não se quer investir. E, sem investimento, não há planteis equilibrados e com jogadores de qualidade.

vamos ver o que a direcção faz no mercado de Inverno, mas temo que não se apresentem soluções à altura.

Reforçarmo-nos com a prata da casa é uma solução, mas não podemos esperar grandes resultados...tanto pode correr bem, como pode correr mal...

Se eu fosse o responsável pelas aquisições, eis a minha aposta:

Linz
Andres Madrid
Rochemback
Desmarets

Despachar:

Paredes
Farnerud
Pereirinha

 

Enviar um comentário

<< Home