OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Vitória Inglória, mas Plena de Prazer


Vencer o fcp é sempre motivo de grande regozijo e euforia, ainda que a vitória de ontem apenas tivesse como consequência relevante a manutenção da distância de 3 pontos para o slb.

Apesar da boa dose de sorte que tivémos (e que nos faltou em muitos jogos), o Sporting demonstrou atitude, raça, querer e determinação. Os 3 pontos ficam-nos bem e, em relação às palavras de Jesualdo Ferreira, dizer apenas que provaram do seu próprio veneno, que durante anos nos levou de vencidos.

Quanto a jogadores, destaco a exibição de Pereirinha (fora da posição de raíz, revelou-se muito válido), de Tonel (em todo o lado), Izmailov (inteligência), Vukcevic (bravura) e Moutinho (pêndulo).

Pesa-me registar, contudo, que o Sporting seja uma equipa bem diferente quando defronta equipas do seu calibre ou de calibre superior. Nos jogos contra o Man United, Roma, Porto, Slb, etc., o Sporting demonstrou a atitude e motivação que não demonstrou noutros jogos contra equipas inferiores, jogos esses que nos custaram a precoce desistência da luta pelo título.

De qualquer forma, e deixando o passado lá atrás, espero sinceramente que este jogo marque o início da regularidade que nos faltou até aqui e nos leve à conquista da taça de Portugal e da Liga e a fazer boa figura na taça Uefa.

9 Comments:

At 12:28 da tarde, Blogger MGF said...

Gd Dr!

Concordo contigo! Este jogo fez lembrar aqueles jogos dos anos noventa contra o Porto,em que passávamos o jogo todo a massacrar e perdíamos sempre.Era o tempo das vitórias morais....
Daí que,embora compreenda Jesualdo quando este diz que o Porto foi melhor,não entenda que ele se "esqueça" que o Porto não marcou um único golo e,cúmulo dos cúmulos para quem jogou tão bem,sofreu dois golos.O futebol não são só jogadas bonitas,circulação de bola,pressão em todo o campo.Futebol é também raça,força de vontade,objectividade,eficácia e sorte (porque não?).O Porto jogou bem?Jogou.O Porto ganhou?Não.Se forem perguntar a qualquer adepto,este preferirá sempre o resultado à exibição.
Tudo isto para dizer que ontem estivemos brilhantes:em aplicação,em entrega,em inteligência.Soubemos aceitar a superioridade do adversário em alguns momentos do jogo e soubemos defender a vantagem.Fomos calculistas,fomos fantasticamente realistas para uma equipa tão jovem. Patrício e Pereirinha estrearam-se nestas andanças e foram aprovados com distinção.
A partir de ontem,não passámos a ser melhores só porque ganhámos.A vitória serviu sim para dar alguma confiança a todos (jogadores,treinador,direcção).
Uma última pergunta:porque é que Paulo Bento insistiu tanto em Purovic,com jogadores de outra classe como Izmailov e Vukcevic?

 
At 3:26 da tarde, Blogger Visconde said...

O Sporting regressou às vitórias no campeonato e realizou no meu entender a melhor exibição colectiva da temporada. Foi uma verdadeira equipa a que se viu ontem em Alvalade, enorme atitude, entreajuda entre todos os jogadores, capacidade de sacrificio, alguma sorte à mistura, mas também mostras do talento que a equipa possuiu.
Para além do resultado do encontro, da aproximação ao lider, da recuperação classificativa e da pressão ao adversário mais próximo, esta vitória pode e deve ser o "click" que faltava para a equipa elevar os seus indices de confiança e realizar um resto de temporada ao melhor nivel, depois no final se farão contas.

 
At 10:38 da tarde, Blogger Armando Silva said...

Concordo em absoluto com tudo o que diz amigo... Nem mais, e quanto às palavras do Jesualdo acrescento que foram uma mostra de grande dor de cotovelo... Pois é, pensava que vinha a Alvalade fazer estragos como fez na luz..., por amor de Deus, Alvalade é Alvalade... Só uma nota, já repararam que com o Paulo Bento os resultados do Sporting nos clássicos melhoraram drasticamente.... dêem-lhe esse mérito...

Cumprimentos amigo

 
At 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para quando uma entrevista de fundo de Miguel Ribeiro Teles, a abordar o apito dourado, a arbitragem portuguesa, as relações com o benfica, as relações com o porto, o momento do Sporting, a saída de Carlos Freitas, a entrevista de Bettencourt, o episódio Carlos Queirós, a entrevista de Carlos Martins, o caso JVP, as duvidas de Rui Meireles e o futuro da SAD?

Sería tão interessante...

 
At 2:51 da tarde, Blogger PSN said...

Caro anónimo,

Julgo que Ribeiro Teles se está a guardar para as eleições...Ao falar agora podia queimar cartuchos...

Infelizmente, tudo no futebol é política, premeditação e cinismo...

 
At 2:51 da tarde, Blogger PSN said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema é que Ribeiro Teles não pode agir como se não tivesse nada que ver com este filme!
Os maus resultados do Sporting são também sua culpa e sua responsabilidade!

Se aceitou a o(s) cargo(s) que ocupa, tem de:

Defender, apoiar e proteger o grupo de trabalho!;
Servir de "almofada" do Presidente e de Paulo Bento para que estes não se desgastem inutilmente;
Não deixar que casos como o de Queiroz, JVP, Martins e Meireles, provoquem tanto ruído e tanto sururu;
Estar ainda mais próximo do plantel - ir para estágio com a equipa, ir no autocarro com os jogadores e, eventualmente, ir para o banco nos jogos mais complicados;
Estar perto dos sócios e dos nucleos;

Se se está a "guardar" para batalhas futuras, não está a ser solidário com o actual Presidente e a sua "ausência" não o beneficiará!

 
At 5:03 da tarde, Blogger PSN said...

Anónimo,

Dou-lhe toda a razão!

Nas vitórias aparecem todos. Nas derrotas, ninguém os vê...

Confesso que uma das razões que me levou a votar FSF foi o facto de ter, na lista, os nomes de Bettencourt e Rebeiro Teles.

Contudo, desde a eleição, só a espaços apareceram e ainda assim a destempo.

Impunha-se, de facto, uma maior presença e proteção à equipa.

Como disse atrás, há muito cinismo no futebol...

 
At 12:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se fosse só cinismo...Acha normal que (ainda) seja o Freitas a tomar conta do dossier dos reforços de inverno? Então porque se foi embora? Passou de Administrador da SAD a Consultor da SAD...Porquê?

Olhe que o mito tem pés de barro...

 

Enviar um comentário

<< Home