OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, maio 09, 2007

Expectativas

No programa "Trio de Ataque" de ontem, Rui Oliveira e Costa voltou a dizer algo com que eu discordo veementemente: que para o Sporting é preferível conseguir neste e no próximo ano dois segundos lugares do que um primeiro e terceiro lugares. Segundo aquele,como os segundos lugares correspondem a duas participações na Liga dos Campeões,assegurar-se-iam pelo menos dez milhões de euros, estabilizando a situação financeira do Sporting. Acrescenta ROC que, assim, "nos próximos dez anos poderemos ser três vezes campeões".

Salvo o devido respeito,ROC coloca-se na pele de um mero gestor de uma empresa,esquecendo-se das especificidades do fenómeno futebolístico. Arrisco-me a dizer que uma larga maioria dos sócios/adeptos do Sporting não subscreveria tal posição. Ainda que realista,a referida tese não vai de encontro aos anseios dos sportinguistas.Em sua defesa, ROC alega que nos últimos 20 anos apenas fomos campeões duas vezes,pelo que, depreende-se,dentro de tal panorama dois honrosos segundos lugares não seria mau pecúlio, ou melhor, seria bastante bom.

Caro ROC, sendo eu da fornada de 1979, e vivendo assiduamente o Sporting desde cedo, apenas me lembro com rigor do Sporting ter sido duas vezes campeão (99/00 e 01/02). Contudo,tal inglória realidade não faz de mim um perdedor ou um conformado. Se durante os 18 anos em que não fomos campeões nunca duvidei do carácter vencedor e da grandeza do meu clube,ambicionando sempre o máximo,porque é que agora,num período de maior estabilidade directiva e em que a hegemonia dos nossos principais rivais foi parcialmente quebrada,hei-de refrear as minhas expectativas?

De um clube com a história do Sporting, deve pedir-se sempre o máximo,embora tendo a consciência de que não dispomos dos mesmos recursos que os nossos mais directos adversários. Quando o dinheiro se sobrepõe sempre às emoções e a cabeça se sobrepõe sempre ao coração,o futebol deixa de ter sentido e a grandeza dos clubes pode ficar irremediavelmente comprometida. E eu não quero que o Sporting deixe de ser grande.

1 Comments:

At 12:36 da tarde, Blogger PSN said...

Grande MGF!

Concordo inteiramente contigo!

A verdade é que o capital é que tem de servir o futebol e não o futebol a servir o capital.

O futebol é adeptos, é emoção é vitórias e conquistas. Tiramos estas componentes e o futebol irá morrer.

 

Enviar um comentário

<< Home