OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quinta-feira, maio 03, 2007

Não há milagres

Nos últimos dias, após o derby da segunda circular,pretendeu-se passar a imagem de que o Sporting,nomeadamente Paulo Bento,não foi ambicioso,que não arriscou,que se contentou com o empate. Por outro lado,procurou-se passar a mensagem de que era sobre o Sporting que recaíam as maiores responsabilidades,que era ao Sporting que competia vencer,até porque,dizem,o Benfica jogou sem Luisão e Simão. Nada mais errado,na minha modesta opinião.Se não vejamos:

1. Quanto à ambição: parece-me pacífico que na 1ª parte,em especial nos primeiros 25 minutos,foi o Sporting que fez as despesas do jogo,podendo,nessa altura,já ter uma vantagem superior a um golo.Após o golo do Benfica,numa jogada esporádica e na sequência de um ressalto de bola,o Benfica equilibrou um pouco o jogo,embora sem criar ocasiões de golo. Ora,tendo em conta o que as equipas jogaram,a vitória parcial do Sporting ao intervalo seria o resultado mais condizente com o que se passou.
Na segunda parte, os primeiros dez minutos voltaram a ser nossos (recordo-me de memória de uma excelente jogada de Tello e de uma falta não assinalada sobre Polga quando este tentava cabecear para a baliza). O resto do encontro foi bastante repartido,embora reconheça que existiu alguma predominância do Benfica.
Do exposto não resulta qualquer falta de ambição por parte do Sporting. Pelo contrário,tratndo-se de um jogo equilibrado,nos períodos em que o Sporting se superiorizou foi mais ameaçador do que nos períodos em que o Benfica foi mais forte.

2. Quanto ao risco: Quando Paulo Bento percebeu um claro abaixamento físico da equipa a partir dos 15 minutos da segunda parte e o apagamento evidente de João Moutinho e de Djaló,usou as armas de que dispunha no banco, fazendo uma dupla substituição ofensiva:fez entrar Pereirinha para o lado direito,recuou Moutinho e Veloso,e conferiu maior presença na área com a entrada de Alecsandro. Não resultou porque Pereirinha ainda não tem pedalada para estas andanças porque Nani não existiu e não "alimentou" os avançados Liedson e Alecsandro e porque Romagnoli já estava em perda física.
Nada se pode apontar ao treinador. Ele bem tentou....mas quando compreendeu que a equipa já não tinha capacidade para chegar ao golo,fez entrar e muito bem,Tonel para estabilizar a equipa.

3. Quanto às responsabilidades: é o Benfica que tem um orçamento muito mais elevado,era o Benfica que jogava em casa,é o Benfica que tem uma equipa mais experientes com jogadores já consagrados como Petit,Leo,Karagounis,Rui Costa,Nuno Gomes,era o Benfica que estava atrás do Sporting, é o Benfica que não tem mais competições para vencer. Se assim é,porque haveria de uma equipa com escassos recursos financeiros e inexperiente ser favorita?Porque Luisão e Simão não jogaram?Nestas coisas dos derbies a lógica é uma batata.Então não é que o Sporting ganhou no Dragão sem Liedson?Tratam-se de jogos em que a carga emotiva muitas vezes se sobrepõe aos aspectos mais técnicos e tácticos do jogo e que muitas vezes marca a diferença.

4. Conclusão: o resultado acabou por ser justo, pois o Sporting, embora querendo muito,não foi capaz de se superiorizar ao adversário, como o fez, por exemplo, no Dragão.Quando jogadores fundamentais como Nani e João Moutinho não correspondem, não se podem pedir milagres.