OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, janeiro 30, 2007

Primeira Volta:jogador a jogador

Entrados na segunda volta do campeonato,gostaria de fazer uma análise jogador a jogador da equipa do Sporting (com excepção do Pereirinha,por escasso conhecimento).

Ricardo - Uma das épocas em Alvalade em que mais tem passado despercebido.Ora,com a nossa imprensa nada tendenciosa,é sinal que está a fazer uma boa época. Indiscutível.Renovar já!

Tiago: É o jogador mais antigo do plantel,mas nem por isso o mais precioso.Prometeu muito nos primeiros anos de carreira,mas hoje em dia,como nos últimos 6,7 anos,é apenas mais um,quando não é menos um (Taça de Portugal de há dois anos contra o Benfica,lembram-se?).

Rui Patrício: Tem tudo para ser um óptimo guarda-redes. Exibição memorável no dia de estreia na Madeira.

Abel: Para mim, um dos grandes mistérios da gestão de Paulo Bento.De um momento para o outro,passou de titular a suplente e não convocado.Quando voltou a entrar,nunca mais foi o mesmo.Em boa forma,parece-me melhor que Caneira na posição de defesa-direito.

Miguel Garcia: Estagnou na sua evolução.Desde cedo,percebeu-se que nunca seria excelente,mas com o passar do tempo,as carências acentuaram-se e as virtudes despareceram.Candidato a sair no final da época.

Caneira: Indispensável.Em qualquer posição,encarna o verdadeiro espírito de um jogador de equipa.Líder nato,excelente defesa. Com ele ficamos sempre mais fortes.

Polga: Outra época para recordar. Colocação,capacidade de corte,passes bem medidos,grande condição física. Tem sido um profissional exemplar depois do incidente das férias de Natal de 2005.

Tonel: Forma com Polga uma dupla de aço no sector mais forte da equipa.Fisicamente forte,insuperável no jogo aéreo,precioso nas bolas paradas.Competitivo e sério.Um leão!

Ronny: Boa capacidade de remate e grande margem de progressão.Presentemente, defende mal e revela alguma lentidão.Bem adaptado e rotinado pode dar um bom jogador.

Tello: Melhor época desde que chegou a Alvalade. Bom pé esquerdo,condição física em alta,até na defesa tem revelado qualidades.A(falta de)concentração é uma das suas lacunas.

Veloso:Não é surpresa para mim a excelente época que está a protagonizar.Na defesa ou no meio-campo é um jogador sempre em alto rendimento.Se Paulo Bento não o coloca mais vezes,lá terá as suas razões. Aposta claramente ganha.

Custódio: Outro jogador que parou no tempo. São indiscutíveis as suas qualidades defensivas e no jogo aéreo.Mas a um trinco completo exige-se bastante mais: mais concentração, mais ambição, mais atrevimento,mais risco.Além disso,não me parece que tenha perfil para capitão. Ou arrepia caminho,ou vai ficar pelo caminho,mais tarde ou mais cedo....

Farnerud: Jogador tacticamente culto,bom poder de passe,visão de jogo assinalável.Joga pouco e quando joga,a sua discrição é excessiva.Parece ainda inadaptado ao futebol português e a Portugal.

Paredes: Jogador acima da média, mas que tem revelado fragilidades físicas preocupantes.Parece que ainda não "entrou" no clube.

João Alves: Inexistente. Até agora, não demonstrou qualquer qualidade para jogar a este nível.

João Moutinho: A alma da equipa.Faz tudo com serenidade (seguindo instruções do treinador),categoria e muita classe.Só lhe falta maior poder de remate para constar entre os melhores na sua posição.

Carlos Martins:Outro dos mistérios.Falta-lhe disciplina e preparação psicológica para ser um jogador a tempo inteiro.Para ele a bola não tem segredos."Só" falta pôr em prática tudo o que é capaz.

Nani: Um fora de série.Quando quer e está concentrado,é um jogador imparável.

Bueno: Esforçado e movimentado.Ao seu futebol falta alguma técnica,muita calma e escola de ponta de lança.

Alecsandro:Jogador interessante para jogar num outro sistema de jogo.Típico ponta de lança de área.Neste sistema o seu futebol sai muito prejudicado.

Djaló: Início de época prometedor.Rapidez,técnica e competitividade são atributos inequívocos.Falta-lhe alguma regularidade e maior índice de acerto de passe,o que é normal na sua posição e com a sua idade.

Liedson:Não foi feliz no início,mas continuou a lutar até à exaustão.Ninguém me convence do contrário: a sua categoria ímpar permite-lhe ombrear com os melhores.

5 Comments:

At 9:52 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Ainda que com as ressalvas que se seguem, concordo genericamente com o teor deste post.

Ricardo - renovar já, apenas e só porque não temos (ainda) alternativa séria.

Rui Patrício - vamos ver. É muito cedo.

Miguel Garcia - saír porquê, se é barato, não dá problemas, dá porrada (um dos poucos) quando é preciso (e quando não é também) e está há anos a jogar fora da sua posição?

Caneira - talvez, mas nunca com braçadeira.

Nani - raramente concentrado.

 
At 10:18 da manhã, Blogger MGF said...

Caro NMB,

Quanto ao Ricardo,não será perfeito,mas,atendendo às circunstâncias económicas,será o melhor guarda-redes a que o Sporting poderá almejar (titular da selecção,tendo sido em 2006 o 7ºjogador na sua posição e,na minhs opinião o 2º melhor depois de Buffon no Mundial).

Rui Patrício: Concordo que é cedo,mas o potencial está lá.

Miguel Garcia:Mesmo como defesa central,penso que não é jogador para o Sporting.Tanto Veloso como Caneira são incompravelmente melhores,já para não falar em Polga e Tonel...

Nani:concordo em absoluto.Lembra o Quaresma dos tempos de Alvalade.

 
At 4:12 da tarde, Blogger Unknown said...

MGF,

só 2 notas:

1- falta o Pereirinha.

2- O Ricardo o 2º melhor do Mundial? Só se for para a Alemanha.

 
At 5:09 da tarde, Blogger MGF said...

Grande PLF,

Se reparares,logo no início do post digo que não comento o Pereirinha,tendo em conta que ainda vi pouco dele e porque na primeira volta apenas jogou contra o Belenenses.

Sendo bastante discutível o que vou dizer,para mim o Mundial acabou com a França.Não faz sentido jogos para o 3º e 4º lugares....são demasiado penosos!Daí não considere esse jogo em relação às prestações do Ricardo. Reconheço,porém,que não esteve feliz.Mas,nesse jogo,quem esteve?

De resto,por curiosidade,as próprias votações para o melhor jogador do Mundial foram feitas antes da final.Só assim se explica que o Zidane tenha ganho o prémio depois daquela atitude que correu mundo.

 
At 5:44 da tarde, Blogger Unknown said...

MGF,

concordo que é urgente renovar com o Ricardo, mas por 1/4 do que ganha por mês, pois não vale mais do que isso.

As minhas desculpas sobre a nota sobre o Pereirinha. Fui directamente à análise e escapou-me a referência. Estarei mais atento numa próxima oportunidade.

E, mesmo que fosse a feijões, ganhar à Alemanha lá teria sido uma enorme vitória. Metia o Podolski no canto, onde merece estar (quem? aquele que foi considerado melhor que o Ronaldo. Ridículo). O Ricardo tirou-nos esse sonho (como outros...).

abr

 

Enviar um comentário

<< Home