OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Notas soltas

Confesso que nos últimos tempos não tenho acompanhado o futebol, nomeadamente o Sporting. Resolvi fazer umas férias de tudo. Há vidas mais baratas, mas aquela era a que mais me convinha.....

Não obstante, fui sendo informado do que se passava no meu Sporting, bem como de todos os acontecimentos que rodeavam e rodeiam o FCP (passagem na Champions, liderança destacada na Liga, livro da Carolina e afins).

Como não gosto de opinar sobre o que não conheço, não pude intervir nesta última fase "negra" que o Sporting viveu.

Posto isto, após este último fim de semana, algumas notas:

1. A confirmação de que os níveis de confiança em Alvalade não são as os maiores e de algumas opções de Paulo Bento algo discutíveis;

2. A confirmação de que Miguel Veloso não engana e de que Tello é o jogador em melhor forma, desde há pelo menos dois meses;

3. A confirmação de que Liedson não perdeu qualidades, mas que continua sem os níveis de eficácia a que nos habituou;

4. A confirmação de que Nani, se devidamente acompanhado e com o empenho e profissionalismo necessários, será um dos melhores do mundo no futuro;

5. A confirmação de que nenhum dos reforços adquiridos (é uma forma de expressão) fora da Academia foi capaz de se impôr;

6. A confirmação de que, neste momento, o FCP é francamente melhor que o Sporting, o que se reflecte na tabela classificativa.


Perante isto, o que se perspectiva?

Penso que, em primeiro lugar, devemos concentrar-nos na matéria-prima que temos à nossa disposição. Jogadores como Abel, Paredes, Carlos Martins (um caso bicudo...)e Djaló podem e devem ser melhor aproveitados. Como não estou no balneário, não posso saber ao que se deve o seu menor rendimento, mas estou perfeitamente convencido que qualquer deles tem qualidades suficientes para constituírem verdadeiras mais-valias para o Sporting, como, aliás, já o demonstraram.

De seguida, caberá verificar se no mercado existem jogadores que sejam um valor acrescentado para a equipa, sem que o orçamento não seja posto em causa.

Ainda que jogue numa posição em que estamos bem servidos, Rochembach seria sempre bem-vindo. Por outro lado, e caso seja possível, faz falta um avançado para fazer companhia a Liedson e um extremo para os jogos contra equipas mais fechadas. Segundo me parece, a saída de Douala deixou-nos órfãos de um tipo de jogador que é essencial ter em qualquer plantel e que, neste momento, não existe no Sporting.

Até à próxima jornada não faltará tempo para colmatar ou minimizar as insuficiências que temos patenteado. Contudo, devemos ter sempre presente que não jogamos com armas iguais às dos nossos adversários (vide orçamento do FCP)e que quando estes têm mérito não devemos culpabilizar a nossa equipa por não estarmos à frente.

Como optimista que sou, acredito que seremos mais fortes e que poderemos fazer uma segunda volta como a da época passada. Tudo pode acontecer....

1 Comments:

At 6:52 da tarde, Blogger PSN said...

Belo post do meu querido amigo!

A análise é perfeita. retiro as mesmas conclusões que tu.

Rochemback, um bom extremo e um avançado era a triologia perfeita para atacarmos o título.

Rochemback traria consigo um poço de força, experiência, muita garra e uma meia distância das melhores que eu já vi em Alvalade.

Um extremo permitiria dar outras soluções ao ataque, sobretudo abrindo as defesas e criando mais cruzamentos para a área.

Apesar de o Liedson parecer estar a voltar à forma certa (mesmo assim, os falhanços incríveis denotam que não está nem a 50%), um avançado goleador ajudaria a ultrapassar a fraca produtividade ofensiva.

Contudo, tenho a mesma leitura que tu. O fcp está muito forte e será preciso uma segunda volta de luxo para conquistarmos o título.

 

Enviar um comentário

<< Home