OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

quarta-feira, dezembro 06, 2006

Culpados

Não se trata de caça às bruxas. A equipa caiu a pique e há que procurar motivos e responsáveis. A equipa é a mesma, o treinador é o mesmo, mas o futebol produzido fica a anos luz daquele do primeiro terço do campeonato.

Paulo Bento
Será fácil apontar o dedo ao Paulo Bento e culpabilizar as suas opções tácticas. No entanto, com a matéria prima que tem, a verdade, é que Paulo Bento tem feito milagres.

Poderia ter feito outras opções nos últimos jogos, mas a pergunta que devemos fazer é se Jesualdo, Santos ou, mesmo, Wenger, teriam feito melhor.

Precocidade
A nossa equipa é formada, na zona chave do seu sistema de jogo, por jovens imberbes, onde se começa a fazer sentir o peso da alta competição.

Nani, Yannik, Carlos Martins, Custódio e Moutinho estão desorientados, cansados e ofuscados pelas luzes de tantos holofotes.

Direcção
1. As opções dadas no início da época a Paulo Bento revelam-se agora inadequadas e infrutíferas:

(i) Bueno é muito fraquinho. Quem continua a acreditar no potencial deste uruguaio só pode estar a ver jogos diferentes do que eu. Estatística: esteve 9 meses sem marcar (mais valia ter ficado no uruguai e ter feito um filho)

(ii) Paredes não é melhor que Moutinho ou Veloso e é pouco melhor que Custódio. É um bom jogador de banco, mas a sua contratação pretendia mais do que isso.

(iii) A Farnerud dou o benefício da dúvida. Teve azar com uma lesão logo no início da época e o pouco que jogou não nos permite tirar ilações sobre o seu real valor.

(iv) Alecssandro apesar de ser o mais produtivo das contratações (3 golos), não é o matador de que carecíamos.

2. A desmesurada exposição mediática dos miúdos é fruto de uma inabilidade da direcção em proteger o balneário.

Com efeito, FSF não ficou satisfeito enquanto não se desdobrou em entrevistas dizendo que não iria conseguir manter Nani na próxima época.

Por outro lado, a direcção fez logo saber que pretendia renovar o contrato de Nani por forma a aumentar a sua cláusula de rescisão. No entanto, 20 milhões de euros (actual cláusula) parece-me mais do que suficiente para aquilo que Nani tem produzido e para o que estarão dispostos a pagar por ele.

Conclusão: Nani anda agora calçado num mercedes topo de gama e julga que é o próximo Figo ou Ronaldo. A forma como a direcção lida com a precocidade e talento dos nossos jogadores é totalmente desadequada.

3. Por último, gostava de saber se existem pressões sobre Paulo Bento no sentido de (i) afastar Miguel Veloso do onze, para efeitos de renovação do contrato, (ii) colocar Nani no onze, ainda que as suas últimas exibições rocem o paupérrimo, para efeitos de o mostrar aos potenciais compradores.

A existirem, estas pressões traduziram-se agora num verdadeiro tiro no pé. Primeiro, porque foi a partir do afastamento de Veloso que a equipa começou a cair a pique. Depois, porque Nani precisa de uma temporada no banco, senão, mesmo, um regresso aos juniores.