OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, dezembro 29, 2006

2006

Chegados ao último dia útil de 2006, será tempo de fazer uma retrospectiva sobre o ano futebolístico.

Quanto a competições internas de clubes:

Em primeiro lugar, cabe realçar a excelente campanha interna do FCPorto. Polémicas e tácticas à parte, a equipa portista foi superior em relação às demais: foi justa campeã da Liga 05/06 (além de ter ganho a Taça de Portugal)e tem, indubitavelmente, dominado o campeonato 06/07.

Em segundo lugar, será de assinalar a fantástica segunda volta do Sporting na última época, facto que se deve, essencialmente, entre outros factores, à capacidade de liderança e evidente competência demonstradas por Paulo Bento.

Em terceiro lugar, o óptimo percurso do Sporting de Braga, conseguindo pela terceira época consecutiva o apuramento para a UEFA.

Em quarto lugar, a consolidação de Jesualdo Ferreira como um valor seguro no mercado de treinadores, o que suscitou o interesse de clubes como o Boavista e o FCPorto.

Em quinto lugar, e pela negativa, a descida de divisão de Guimarães e Belenenses (embora este, por motivos extra-futebol, tenha acabado por se manter na 1ª Liga).

Em sexto lugar, a eleição de novos corpos dirigentes da Liga (reservo eventuais outros comentários para mais tarde).

Por último, destaque para alguns jogadores de categoria superior que (felizmente, digo eu) ainda jogam em Portugal: Quaresma, Pepe, Lucho Gonzalez, Anderson, João Moutinho, Nani, Simão, Miccoli, Luisão, Polga, Caneira, Helton, Linz, Liedson(apesar de tudo).

Quanto às competições europeias de clubes:

Parece-me importante sublinhar a carreira meritória do Benfica na Liga dos Campeões passada, além da indiscutível vitória do Barcelona, equipa detentora de um futebol que encantou a Europa. Jogadores como Ronaldinho, Deco, Etoo, Messi, Xavi e Puyol deram mais uma prova de que constituem a equipa mais espectacular (na minha opinião, também mais forte) da actualidade.

Em termos de selecções, o Mundial da Alemanha centrou as atenções:

O quarto lugar alcançado por Portugal consagrou a nossa selecção como umas das potências actuais do futebol mundial, ainda que alguns jogadores estivessem (e estão)em final de carreira.

A vitória de uma Itália cínica e muito eficiente e a cabeçada de Zidane foram outros dois factos indissociáveis deste evento.

Finalmente, no que respeita a jogadores, menções honrosas a Cannavaro, Buffon, Pirlo, Zidane, Ribéry, Cristiano Ronaldo, Ricardo e Maniche.

Para finalizar, e como no futebol o mais importante são mesmo os jogadores:

Jogador do ano a nível interno: Ricardo Quaresma

Jogador do ano em termos internacionais: Ainda que "ausente" do Mundial, voto Ronaldinho.

Jogador do ano do Sporting: João Moutinho

Para 2007: um campeonato disputado de forma renhida e sem favorecimentos é o que se deseja!