OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, janeiro 05, 2007

A encruzilhada

Vivem-se dias agitados no futebol português. Mesmo sem campeonato há mais de quinze dias(que suplício, o que nos valeu foi o futebol inglês, como sempre), e com a eliminatória da Taça de Portugal à porta, este nosso futebol à beira-mar plantado mantém os amantes deste desporto vivos,em constante alerta.Na verdade,tal verifica-se não só no futebol, mas em toda a sociedade portuguesa.De repente,desatou-se a disparar em todas as direcções,pessoas e instituições começaram a ser postas em causa, comportamentos começaram a ser examinados. A justiça parece (digo parece, porque tenho algumas dúvidas quanto a eventuais resultados práticas destas diligências)ter acordado!

Notícias da semana: João Pinto, afinal, terá recebido o dinheiro do prémio da transferência para o Sporting e terá mentido num primeiro depoimento; Nuno Assis foi suspenso por 1 ano e Luis Filipe Vieira ataca Laurentino Dias pelo seu "excessivo" empenho na condenação do jogador,empenho esse que, segundo o Presidente do Benfica não se tem verificado a propósito do processo "Apito Dourado".

Enquanto isto,nos clubes prepara-se a segunda parte da época. Sporting e Benfica não apresentam grandes novidades,embora no Sporting se deva salientar, com agrado,a promoção ao plantel principal de outro jovem formado nas suas escolas.Por seu lado, o FCPorto, sem grandes alaridos,contratou um (aparentemente) credenciado defesa-esquerdo e emagreceu o plantel através dos habituais empréstimos.

O que acontecerá até final deste mês de Janeiro?

Temo que o meu Sporting não consiga concretizar qualquer um dos negócios ainda na ordem do dia: empréstimo de Rochemback,venda de João Alves,rescisão com Romagnoli.Temo ainda que nos mantenhamos com um ataque demasiado débil em que Bueno é um elemento a menos.Temo, finalmente, que não se chegue a um acordo de renovação com Nani ou Veloso.

Temo,mas acredito que os nossos dirigentes estão atentos e que não quererão repetir alguns erros do passado,nomeadamente no que a renovações e a aquisições de qualidade duvidosa diz respeito. Acredito,sobretudo,na qualidade de grande parte dos jogadores que estão no plantel e na capacidade de Paulo Bento em retirar o máximo rendimento dos mesmos.Acredito na recuperação psicológica de Carlos Martins, ainda que pense que as concessões e perdões devem acabar.
O futebol nacional atravessa um período conturbado,o Sporting atravessa uma fase de vacas magríssimas. Cabe-nos a nós,como adeptos e associados, analisar o que se passa e tirar conclusões.
Quanto ao primeiro,aguardam-se resultados dos processos em curso e,em especial,decisões em conformidade.Quanto ao segundo,apesar de dependente e muito prejudicado por instituições e pessoas que constituem o primeiro, penso que com isenção das entidades competentes,com ajustes adequados no plantel,com muito trabalho, com uma maior capacidade para atrair os sócios e com a indispensável sorte,pode acabar a época em festa.É que nem sempre as influências e o dinheiro vencem.

Felizmente,por vezes, o futebol imita a vida e prega-nos algumas boas partidas.O imprevisível é muito mais apelativo e muito mais emocionante.Esperemos que assim seja ou, para os mais optimistas, que assim continue.

4 Comments:

At 11:52 da manhã, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

Temo ficar com os vários jogadores inúteis contratados por Carlos Freitas no defeso.

Não temo pela não renovação com Nani, que ainda tem uns anos de contrato.

Congratulo-me pela renovação com Veloso, com uma cláusula de rescisão fantasiosa (nunca valeria mais do que 1oM?: acima disso levem-no) e um encargo salarial absolutamente desproporcionado. Por incompetência de quem não renovou a tempo que não se espera ver repetida.

Aguardemos a ver como a SAD conduz estes assuntos.

 
At 10:09 da manhã, Blogger MGF said...

NMB,

Também me congratulo pela renovação do Veloso. Concordo que neste momento o valor da sua cláusula de rescisão é elevado,mas trata-se de uma prática comum em todos os clubes que renovam com jovens esperanças (ainda é,de facto)no sentido de prevenir eventuais saidas a custo irrisório (como aconteceu com Figo)dando uma maior liberdade ao clube em termos negociais para transferir o jogador pelo preço certo.

De resto,temo pela não renovação com o Nani não por terminar o seu contrato(como de facto não sucede), mas para evitar que saia por um preço inadequado e mais cedo do que seria conveniente para o Sporting e também para ele...

 
At 12:17 da tarde, Blogger Nuno Moraes Bastos said...

MGF,

A validade da cláusula de rescisão depende, desde logo, do rácio que representa face ao que ganha.

Objectivamente, ou o Veloso atingiu o tecto salarial (mais luvas), ou a cláusula 30M? é inválida.

Objectivamente também, um defesa, sobretudo se lento (ou pouco rápido, se preferir), nunca valerá mais de 10/12M?. Isso basta para dissuadir.

 
At 4:22 da tarde, Blogger MGF said...

NMB,

O valor da cláusula de rescisão nem sempre está directamente relacionado com o salário do jogador.
Dou-lhe um exemplo do que ocorre no Barcelona: o defesa Marquez tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, Ronaldinho tem uma cláusula de rescisão de 125 milhões de euros, Deco tem uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros e Messi tem uma cláusula de 150 milhões de euros.
Perante estes números,se houvesse uma proporcionalidade directa entre a cláusula e o salário,então tal significaria que Messi ganharia mais que Ronaldinho e Marquez ganharia mais que Deco(segundo o que pude apurar,ganha cerca de 5 milhões de euros por ano.).Sinceramente,não acredito!Por outro lado,veja-se o caso de Figo aquando da sua transferência do Barcelona para o Real Madrid:como sabe,Figo saiu precisamente porque entendeu que não era bem pago, em relação a outros colegas com menor rendimento. Ora,assim sendo,como se justifica que a sua cláusula de rescisão fossem 12 milhões de contos (60 milhões de euros)?
Para finalizar,veja-se ainda o exemplo do Nélson do Benfica cuja cláusula de rescisão são 25 milhões de euros, enquanto Ronaldo(Reala Madrid) e Adriano (Inter de Milão) possuem cláusulas no valor de 30 milhões de euros. Alguém acredita que o ordenado de Nélson chega sequer a metade do salário destes dois jogadores? Penso que não...
Quanto à validade da cláusula,penso que nesta sede não será de ponderar. Embora reconheça que as cláusulas de rescisão com valores excessivos violam a liberdade de trabalho dos futebolistas,devo dizer que se trata de uma prática muito comum em todos os clubes e não percebo porque o Sporting deva ser excepção.

Quanto ao valor de mercado do Veloso,obviamente que este não corresponde ao valor da sua cláusula de rescisão. Mas será que o supra citado Marquez vale 100 milhões de euros?

 

Enviar um comentário

<< Home