OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, maio 07, 2007

Sporting vs Setúbal - Três Apontamentos

Do jogo de ontem à noite retiro essencialmente três apontamentos:

1 - grande momento de forma de toda a equipa

Na defesa a equipa revela uma grande coesão e mestria. A dupla Caneira-Polga dá grandes garantias, Abel está a crescer de rendimento e Tello está em grande forma (apesar de ontem não ter estado tão bem a defender).

No meio campo, o portentoso Veloso cresce de dia para dia e vai tornando-se aos poucos no melhor médio a jogar em Portugal (soberba visão de jogo, fantástico no passe e excelente na cobertura). Moutinho está uns furos abaixo do que nos habituou (são dois anos sempre a jogar!), mas não deixa de ser um pêndulo brilhante. Romagnoli está a tornar-se no tão aguardado n.º 10 - técnica acima da média e muito criativo (falta-lhe, a meu ver, poder de explosão, mas julgo poder ganhá-la nos treinos).

No ataque, Nani é o génio que conhecemos, desenhando jogadas fabulosas e mortífero no um para um. Liedson é pura e simplesmente fantástico - Resolve! Djaló tem muita qualidade, mas equiparo-o a um diamante em bruto. Precisa de ser trabalhado. É muito forte tecnicamente, inteligente, mas falta-lhe maior esclarecimento no último toque.

Esta equipa respira confiança. Começasse agora a segunda volta e o campeonato não nos fugia.

2 - necessidade de renovar/manter jogadores

Sem dinheiro para contratar grandes nomes e sem margem para mais flops, as renovações afiguram-se como um elemento chave na preparação da próxima época.

Nani, Moutinho, Tello e Romagnoli são os alvos primordiais. Pelo que têm jogado nos últimos tempos justifica-se a renovação, ou aquisição no caso de Romagnoli.

Quanto a Alecssandro, estou dividido. Não é um jogador soberbo, nem de grande influência, mas é sem dúvida um bom suplente. Deixar ir Alecssandro, significa ter de ir à "pesca", ou seja, gastar mais dinheiro, não se sabendo bem em quem...

Com Alecssandro já sabes o que temos: força, alguma técnica e sentido de finalização.

Poderíamos tentar encontrar alternativas dentro do próprio campeonato, como Dadi e Linz, mas temo que os euros dos nossos rivais pesem mais do que os nossos...

Há ainda a hipótese do regresso do Varela - gostei do jogo que fez ontem - determinação, velocidade e remate fácil (falta talvez alguma ousadia no um para um).

Por último, não nos esqueçamos da fábrica de Alcochete. Consta que novos avançados estão prestes a sair da "linha de produção", nomeadamente, Fábio Paim (já a rodar no Olivais e Moscavide) e Alison (juniores).

De qualquer forma, mantendo a equipa e integrando alguns dos jovens da academia, iremos, sem dúvida, vencer na próxima época.

3 -Onde andou Miguel Veloso?

Não obstante o fulgor e brilhantismo da fase actual da equipa, não posso deixar de apontar aquilo que eu considero, alegadamente, ter sido um erro de gestão.

Com efeito, custa-me pensar que este campeonato pode ter sido perdido por culpa própria.

A questão é: onde andou Miguel Veloso durante cerca de dez jornadas, quando se percebeu a sua influência logo no início da época e a notória baixa de forma e desenquadramento do Custódio?

Se o seu afastamento se prendeu, como tudo indica, com questões administrativas (nomeadamente, a renovação do contrato), a direcção pode ter dado um tiro no pé. Ou então não, porque o que interessa mesmo, para os senhores da contabilidade, é garantir os milhões da champions...e esses, em princípio, estão garantidos. O sócio/adepto é que fica sem ir ao Marquês...