OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

sexta-feira, setembro 28, 2007

Indignação de Filipe Soares Franco


Ao ouvir Filipe Soares Franco ("FSF"), dúvido da eficácia da sua reacção contra o facto de o árbitro Duarte Gomes ter pedido desculpa no sítio da LPFP pelo erro cometido na quarta-feira na Reboleira que favoreceu o slb.

Alegava FSF que houve um tratamento desigual, na medida em que o árbitro Paulo Pereira (EstrelavsSporting) não se retratctou na mesma sede por não ter assinalado uma grande penalidade a favor do Sporting, tendo, ao invés, castigado Abel com a amostragem de um cartão amarelo.

Em primeiro lugar, julgo que as situações não são comparáveis. Com efeito, enquanto que o erro de Duarte Gomes afastou o Estrela da Amandora da Taça da Liga, o erro de Paulo Pereira não afectou o resultado do Sporting. Não estou com isto a minorar o erro, mas antes a analisar as consequências imediatas dos erros.

Depois, porque o Sportng tem de invocar desigualdade de tratamento em relação aos clubes do seu campeonato e não em relação ao Estrela. Com efeito, seria vergonhoso se, errando um árbitro contra o slb, viesse ao sítio da LPFP retractar-se, não o tendo, contudo, feito, quando o Sporting foi prejudicado. Não foi isso que aconteceu.

Por último, a distância dos acontecimentos torna as declarações de FSF um pouco inóquoas. Teria sido bem mais eficaz se a indignação manifestada agora tivesse ocorrido nos dias seguintes ao jogo. Optou-se por se atacar o facto de a regra do atraso ao guarda-redes ter sido comunicada minutos antes do jogo e não o erro de Paulo Pereira...

4 Comments:

At 11:50 da manhã, Blogger MGF said...

Ilustre,

Não me parece que seja de todo descabido comparar os dois casos,curiosamente ocorridos na Amadora.É que nos dois o Sporting foi efectivamente prejudicado e a reacção do árbitro foi diferente.É legítimo o FSF perguntar porquê.
Concordo,contudo,contigo que não temos sabido lidar bem com estas situações que penalizam o nosso clube. Na questão do jogo do Dragão foi evidente a precipitação de Paulo Bento, o que,posteriormente e tardiamente(como dizes),veio a ser corrigido por FSF, após o jogo da Amadora.O problema é tal atitude retirou força à indignação quanto à actuação de Paulo Pereira.Alguma ordem e alguma coerência exigiam-se....
Ainda assim,tenho de felicitar FSF pois é o ÚNICO,para além de Paulo Bento,a dar a cara pelo nosso Sporting.Será que em certos momentos,até para evitar o desgaste,não seria melhor ser outra pessoa (Carlos Freitas,Miguel Ribeiro Telles,Pedro Barbosa)a defender os nossos interesses na segurança social?

 
At 1:26 da tarde, Blogger PSN said...

Grande,

Por uma vez, não estou de acordo contigo.

Quanto à pertinência das declarações de FSF, as consequências dos erros de Paulo Pereira e Duarte Gomes são, a meu ver, manfestamente distintas.

O erro de Duarte Gomes ditou o afastamento irreversível de uma competição, com consequências ao nível desportivo (o Estrela já não poderá ganhar a taça da liga) e ao nível financeiro (perda de receitas).

O erro de Paulo Pereira teve apenas, como consequência imediata, a eventual possibilidade de o resultado terminar 0-3, em vez de 0-2.

Daí a necessidade de Duarte Gomes retractar-se publicamente por um erro claramente lesivo dos interesses desportivos e financeiros do Estrela.

Daí, igualmente, eu referir que as situações são distintas.

No que diz respeito ao facto de FSF ser o único a dar a cara, a par de Paulo Bento, julgo que é uma situação normal. Quer no fcp, quer no slb, tens o treinador que responde desportivamente e tens o presidente que responde politicamente (na defesa dos interesses da instituição).

 
At 1:52 da tarde, Blogger MGF said...

Grande,

Quando digo que mais alguém devia dar a cara é porque considero que,ainda que justamente (porque temos sido prejudicados),o FSF tem falado de mais.Assim sendo,corre-se o risco da sua imagem ficar desgastada e,simultaneamente,das suas posições,porque tão frequentes,não merecerem a devida atenção e importância por parte de quem de direito.Como tal,aconselharia FSF a falar menos,como de resto,se notares,o Bimbo da Costa e o Presidente de Carnide têm vido a proceder.

 
At 3:28 da tarde, Blogger PSN said...

Aí concordo. De facto, o pápa e o orelhas não aparecem tanto, porque não são tão prejudicados.

Sempre vamos tendo o Rogério Alves, que de vez em quando vai aparecendo.

 

Enviar um comentário

<< Home