OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

segunda-feira, setembro 24, 2007

Gestão de recursos

A gestão de um plantel não é fácil,ainda mais quando uma parte significativa do mesmo é formada por jovens formandos e por estrangeiros no seu primeiro ano em Portugal. Confio em Paulo Bento para essa tarefa. Não me esqueço que foi ele que apostou claramente em Nani, não me esqueço que foi ele que acreditou em Ronny,jogador que tem vindo a fazer exibições bem interessantes,ganhando espaço na equipa principal.

Ontem Paulo Bento não foi feliz. O Sporting como conjunto não funcionou o que fez com que sobresaíssem (muitas vezes,negativamente) os jogadores em fase de afirmação e de adaptação. Penso que ainda é cedo para tirar conclusões relativamente a Stojkovic, Purovic e Izmailov. O mesmo não direi de Farnerud,Djaló ou Pereirinha. O primeiro não tem claramente lugar no plantel, enquanto os outros dois deviam estar a rodar noutros clubes. Custa-me dizer isto de Djaló, pois no ano transacto foi um jogador precioso, mas penso que a sua irregularidade exibicional tem sido gritante, não se notando melhorias visíveis no seu rendimento e mesmo nas suas capacidades (afinal,está numa fase crucial do seu crescimento futebolístico!).

Em face do exposto, e considerando a lesão grave de Derlei e de Pedro Silva, será de aproveitar melhor os nossos recursos: Celsinho, Adrien Silva, Fabio Paim e muitos outros podem ser-nos muito úteis ainda esta época. Há que ter paciência e também alguma coragem.

E já agora, Paulo Bento, não tirar do jogo os jogadores mais produtivos...(não é Vukcevic??)

2 Comments:

At 4:57 da tarde, Blogger LEÃO DA ESTRELA said...

O futebol do Sporting precisa de uma cultura de exigência e responsabilidade. Uma cultura de exigência implica que todos dêem o máximo. Uma cultura de responsabilidade implica que os erros tenham um rosto. O discurso redondo de Paulo Bento logo após o empate frente ao Vítória de Setúbal - no sentido em que não trouxe nada de novo em relação ao que toda a gente vira durante o jogo - não tem lugar neste patamar de exigência e responsabilidade que todos os sportinguistas devem preconizar para o futebol do clube. Parece que está na hora de tomar decisões técnicas. Se Stojkovic falhou, se ele continua a ter medo de agarrar a bola, por mais inofensiva que ela seja, então não revela categoria para ser guarda-redes do Sporting e talvez esteja a precisar de uma "cura de banco". Que Paulo Bento tenha coragem e lance Rui Patrício já em Guimarães. Foi assim que começou Vítor Damas. Ainda no âmbito de uma cultura de exigência e responsabilidade. O que se passa com o relvado é lastimável. A UEFA já deveria ter vetado o Estádio José Alvalade para os jogos da Liga dos Campeões. Mas o mais grave é que ninguém tenha sido responsabilizado pela vergonha lesa-futebol que o Sporting está a promover.

 
At 5:30 da tarde, Blogger PSN said...

MGF,

Concordo contigo em tudo, mas dou o benefício da dúvida ao Djaló. Na época passada, marcou 5 golos muito importantes. Não acredito que tenha desaprendido, mas está claramente desmotivado e em baixa de forma. Há que recuperar o jogadore e quem melhor do que Paulo Bento para o fazer.

Caro Leão da Estrela,

Acho que é um exagero pedir a cabeça do Paulo Bento. Julgo que devemos estar com Paulo Bento, porque é, de longe, o melhor que cá tivemos nos último 10 anos.

O discurso de Paulo Bento após o jogo foi pragmático. Não arranjou desculpas (nem sequer o relvado), nem procurou crucificar jogadores.

A meu ver o problema é outro. É a falta de soluções que o Sporting no banco. Muito fraco para um candidato ao título. E por outro lado, a imagem de falta de profissinoalismo que a Direcção transmite aos jogadores; aquele relvado desmotiva qualquer um.

Quanto ao Rui Patrício, não creio que esteja já à altura de ser titular do Sporting, mas reconheço que será uma boa política pô-lo a jogar em Guimarães. Ganhará rodagem de jogo e quiça poderá reverlar-se uma solução à altura do Stojkovic.

No que toca ao relvado, não posso estar mais de acordo. É uma vergonha o que se está a passar. Já é o quarto relvado. E sempre a mesma empresa. Até quando? correu bem na Luz e nas Antas? Não quero saber. A verdade é que em Alvalade são incompetentes.

 

Enviar um comentário

<< Home