OS VISCONDES

Reflectir o Sporting e a Nação à moda antiga

terça-feira, setembro 04, 2007

Caso Stojkovic - Vítor Pereira ou Vítor Houdini?



A Comissão de Arbitragem da Liga ("CA") decidiu ontem (dia 4 de Setembro), na senda de toda uma política de compadrios e favorecimentos mais que suspeitos, dar razão ao árbitro Pedro Proença no juízo do lance que ficou conhecido como "caso Stojkovic".

Não está em causa a ingenuidade do nosso guardião, que a teve, mas sim a interpretação da lei que, para mim e para todos aqueles que se deram ao trabalho de a ler, não pode conduzir senão a uma conclusão: o facto de Stojkovic ter agarrado a bola com as mãos, depois de pontapeada por Polga, não podia ter dado origem à marcação de um livre indirecto dentro da área do Sporting.

Com efeito, nos termos do disposto na Lei 12 das Leis do Jogo, haverá lugar à marcação de um livre indirecto dentro da grande área sempre que "o guarda-redes tocar ou controlar a bola com as mãos vinda de um passe atirado deliberadamente com o pé por um colega de equipa".

A definição do termo "deliberadamente" é só uma, ou seja, "intenção".

Ora, a não ser que eu tenha visto um jogo diferente daquele visto pelo CA, mas a intenção de Polga foi, única e exclusivamente, a de cortar a bola, não havendo qualquer intenção de a passar para o guarda-redes Stojkovic.

Aliás, a haver intenção de Polga no passe, nunca seria para o guarda-redes, mas sim para Tonel que, habilmente (ou não), abriu as pernas para a bola chegar a Stojkovic.

No entanto, o CA vem agora dizer, com esta decisão, que haverá lugar à marcação de um livre indirecto sempre que o guarda-redes agarrar a bola com as mãos após a mesma ter sido pontapeada por um jogador da mesma equipa na direcção da linha de baliza, quer o pontapé seja um corte, quer seja um passe.

Com esta decisão, o CA, qual Houdini, faz desaparecer de uma forma espectacular o termo "deliberadamente" da Lei 12 das Leis do Jogo, aprovadas pelo International Football Association Board, que é só o organismo que regula o futebol a nível mundial.

Assim, só podemos concluir que das duas uma: o sistema continua a funcionar na sua plenitude, protegendo e premiando a incompetência em benefício não se sabe bem de quem, ou o Senhor Vítor Pereira precisa urgentemente de comprar um dicionário de língua Portuguesa. Infelizmente, inclino-me mais para a primeira hipótese.

p.s1: já agora, como fica o atraso de Silas para Costinha no último Sporting vs Belenenses? Parece-me que esta decisão do CA é clara...

p.s2: lembram-se do caso "Ronny mão de Deus"? Por um ponto perdemos o campeonato...pedido de desculpas da Liga? não me parece que tenha havido...

3 Comments:

At 10:09 da manhã, Blogger MGF said...

Muito oportuno este post! Dei-me ao trabalho de ler na íntegra o "esclarecimento",que de esclarecedor não tem nada,e o mínimo que se pode dizer é que é uma palhaçada! A conclusão retirada é pura e simplesmente incompreensível.Qual a credibilidade desta Liga em que as regras do Jogo são completamente subvertidas no decorrer da competição? Exige-se tomada de posição do Sporting!

 
At 3:12 da tarde, Blogger PSN said...

Isto de facto é uma palhaçada.

E o mais incrível é que o Soares Franco limita-se a dizer que "como habitualmente, está em desacordo com a Liga e que é uma decisão subjectiva"...

Aqui não há subjectividade. A lei é clara. O passe para o guarda-redes tem de ser deliberado, ou seja, pleno de intenção. Polga não passou a bola, cortou-a e, ainda que se quissesse falar em passe, o mesmo não seria para Stojkovic, mas para Tonel.

Continuamos na mesma...

 
At 4:48 da manhã, Blogger Bancada Sul said...

O Blog OS VISCONDES foi linkado à BANCADA SUL.

Saudações Leoninas.

 

Enviar um comentário

<< Home